flaviorc
-
pedrolc respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 2 semanas atrás
Item 4.7 da apostila, página 34 da apostila de 2022
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 3 semanas atrás
Olá,
O propulsor operando dentro da esteira, descarrega para trás parte da camada limite que causa resistência adicional ao casco do navio, o que melhora a eficiência do casco.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Tração X Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 3 semanas atrás
Olá,
Cavitação e super-cavitação, embora relacionadas, funcionam de forma distintas, uma vez que na cavitação temos água no back e na super-cavitação não temos água no back.
Na cavitação, de acordo com a frase abaixo, temos perda de empuxo após uma dada RPM:
“Cavitation is a phenomenon met with in highly loaded propellers in which, beyond…[Leia mais] -
marcosvbs iniciou o tópico Eficiência single X twin screw no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 3 semanas atrás
Olá. Por quais motivos os single screw são geralmente mais eficientes que os twin screw? Obrigado.
-
marcosvbs iniciou o tópico Tração X Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 3 semanas atrás
Olá. Comparando cap 7 (item 7.6) e cap 10 (item 10.8). No cap 7 diz que a cavitação reduz tração e torque. E no item 10.8 diz que na supercavitação, aumentando RPM, continua aumentando a Tração pelo intradorso. Minha dúvida: quando diz que a cavitação reduz a tração é para uma RPM constante? Então mesmo cavitando, aumentando a RPM, a tração (suste…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 3 semanas atrás
Olá,
Qual a página e parágrafo do livro ou apostila onde consta essa expressão?
Abs
-
pedrolc iniciou o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 3 semanas atrás
Como se conclui que Pd = T.Va / efficiency behind the hull ?
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 – Página 133 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 3 semanas atrás
Olá,
Esse valor representa o limite teórico que um propulsor ideal consegue gerar de empuxo quando a velocidade de avanço é igual a zero, uma vez que existe um limite do quanto a coluna de descarga consegue ser comprimida.
Abs
-
icastello iniciou o tópico Section 2 – Página 133 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 3 semanas atrás
Boa tarde!
O que seria exatamente esse resultado √2 ? Fiquei um pouco confuso quanto a interpretação do resultado.
Obrigado.
-
-
-
-
ericknanjara entrou no grupo Literatura Atualizada Praticante de Prático 6 meses atrás
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Stopping no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses, 1 semana atrás
Olá,
Depende da publicação e do contexto.
Em PNA Propulsão não há essa informação.
Em PNA Controlabilidade depende do estudo.
No Tug Use in Port também depende do
tópico estudado.Abs
-
henriquesvmag iniciou o tópico Stopping no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses, 1 semana atrás
Na página 35 da apostila, diz-se que a harbour speed varia de 12 a 15 nós, no entanto, na aula, o professor diz que a harbour speed é de 6 a 8 nós. Qual seria a correta? No TUP acho que considera-se 5 a 6 nós se não me engano. Obrigado, bom dia.
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitação na face – AOA negativo no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses, 2 semanas atrás
Olá,
1. Pode ocorrer na cloud, sobretudo quando a sheet se desfaz.
2. Sim.
3. Sim.Abs
-
marcosvbs respondeu o tópico Cavitação na face – AOA negativo no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses, 2 semanas atrás
Desculpa, bubble não pq é sem AOA.
-
marcosvbs iniciou o tópico Cavitação na face – AOA negativo no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses, 2 semanas atrás
Bom dia. Ontem na Live tivemos uma explicação muito boa/detalhada sobre isso, mas esqueci de perguntar algumas coisas.
1) face cavitation ocorre somente na sheet cavitation ou pode ocorrer em outros tipos como na cloud e bubble?
2) pode ocorrer face cavitation com propulsor AV, ok. Mas quando o propulsor estiver AR, será ângulo negativo? Ou sej…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Teoria do momentum no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses, 4 semanas atrás
Olá,
1. Fatores de influxo consideram a variação de velocidade longitudinal e rotacional até chegar ao propulsor.
2. Sim.
3. Ângulo de ataque é do perfil. Ângulo de incidência é do escoamento. Mas em essência são análogos.
4. A superfície da pá voltada para a proa, por definição, denomina-se “back” do propulsor; e a superfície voltada para a p…[Leia mais]
-
marcosvbs iniciou o tópico Teoria do momentum no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses, 4 semanas atrás
1) Quando falamos “FATORES DE INFLUXO (axial ou rotacional) estamos nos referindo somente ao “a” do (1+a) ATÉ o disco? Ou existe fator de influxo depois do disco?
2) Da mesma maneira, “velocidade de influxo axial TOTAL” só se considera o trecho a vante do propulsor né?
3) Quando fala “para pequenos AOA, Coef.Lift é função linear de “alfa”. Esse…[Leia mais] - Carregar mais