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Cavitação

Este tópico contém 5 respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Avatar pedrolc 5 meses atrás.

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  • #8725
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    pedrolc
    Participante

    Prezados,
    Fiquei com uma pequena dúvida na aula 08 de Propulsão (curso básico) em relação à cavitação intermitente induzida pela desigualdade da esteira, por volta dos 09:00min.
    O ângulo de ataque varia conforme a seção da pá gira e encontra pontos com concentração de esteira diferentes.
    Quando a esteira é maior, o ângulo de ataque é maior e a velocidade de ataque é menor, correto!? E quando o ângulo é menor, a velocidade de ataque é maior. Contudo, a cavitação ocorre quando a velocidade de ataque é menor e deixa de ocorrer quando ela é maior. Mas quando a velocidade é maior não deveria haver uma diminuição da pressão e aí sim a ocorrência de cavitação? Ocorrendo cavitação no momento de menor velocidade de ataque, ela não estaria ocorrendo no momento de maior pressão?
    Me parece que o que causa a cavitação é o fato do ângulo de ataque ser maior, sem relação com a velocidade de ataque, mas não compreendi o pq dessa conclusão.
    Obrigado desde já.

  • #8726

    Olá,

    A velocidade linear com que o escoamento incide na pá do propulsor é chamada de velocidade de avanço, que varia com a esteira.

    Se a esteira é maior, a velocidade de avanço é menor. Se a esteira é menor, a velocidade de avanço é maior.

    Como o ângulo de ataque depende da velocidade de avanço, se a velocidade de avanço é menor, o ângulo de ataque aumenta. Se a velocidade de avanço é maior, o ângulo de ataque diminui.

    E se o ângulo de ataque é maior, maior é a queda de pressão do escoamento, o que induz cavitação.

    Assim, na parte superior do disco, onde a esteira é maior, a velocidade de avanço é menor, o ângulo de ataque é maior, e maior é a probabilidade de cavitar.

    Abs

    Abs

  • #8727
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    pedrolc
    Participante

    Obrigado pela resposta.

    O que eu gostaria de entender é o pq do aumento do ângulo de ataque gerar uma queda de pressão, já que há uma diminuição de velocidade.

    Há inclusão de energia e não se aplica o Princípio de Bernoulli no caso, mas qual o raciocínio para que se possa afirmar que o ângulo de ataque maior acarreta uma queda de pressão? (já que a velocidade tb diminui)

    A resposta acabou trazendo todos os mesmos conceitos que já estavam na pergunta.

    Desde já agradeço.

    • #8729

      Um maior ângulo de ataque gera maior compressão nas linhas do escoamento que contornam a pá.

      Por sua vez, uma maior compressão, gera um aumento de velocidade nessas linhas do escoamento contornando a pá, que por Bernoulli, gera uma queda de pressão.

      • #8731
        Avatar
        pedrolc
        Participante

        Perfeito, Moderador!
        Entendi então que a velocidade de avanço diminui ao “atacar” a pá, mas no back, comprime, aumenta a velocidade e gera queda de pressão.
        Obrigado.

  • #8728
    Avatar
    pedrolc
    Participante

    Corrigindo:

    “Há inclusão de energia e não se aplica o Princípio de Bernoulli no caso? Mas qual o raciocínio para que se possa afirmar que o ângulo de ataque maior acarreta uma queda de pressão? (já que a velocidade tb diminui)”

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