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Curso Básico – PNA Resistência – Aula 2

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Este tópico contém 3 respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Avatar renard 3 meses, 1 semana atrás.

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  • #8990
    Avatar
    renard
    Participante

    Bom dia, pessoal! Tudo bem?

    Persistiu uma dúvida após nossa última Live.
    Pensando no cálculo da Resistência Friccional do Navio, fazemos:
    1. Cálculo do Rn – Número de Reynolds, considerando Tamanho e Velocidade de Cruzeiro
    2. Pela curva IITC (mais usada), encontrar o CF correspondente
    3. Pela equação Bombril, temos a Resistência Friccional do Navio, pensando no Fluxo Turbulento prioritariamente

    O uso de modelos foi feito no passado para se determinar, por extrapolação matemática, as curvas ATTC, ITTC, etc.

    Dúvidas:
    • Para fins práticos, não há cálculo de extrapolação do Modelo-Navio atualmente. Correto?
    • Portanto o CF do Modelo e do Navio serão os mesmos — no entanto, a Resistência Friccional do Navio e do Modelo serão diferentes pela mudança dos parâmetros V e L.

    Obrigado, R.

  • #8993

    1. Cálculos são realizados. O que não se faz necessário é rebocar placas em tanque de prova.

    2. O Cf do modelo e do navio não são os mesmos pois eles possuem Rn diferente.

    Para o Cf do modelo ser igual ao do navio, o modelo teria que ser rebocado a uma velocidade maior do que a possível em tanque de prova.

    Abs

  • #8995
    Avatar
    renard
    Participante

    Obrigado pela resposta!

    1. OK.
    2. OK.
    Calcula-se, então, a Resistência Friccional do Navio pelo passo a passo 1 a 3 acima, correto?

  • #8996
    Avatar
    renard
    Participante

    Desculpe! Fiz confusão com uma suposição feita no pdf – Aula 2 PG 4.
    Encontrei a explicação aqui.
    Muito obrigado!

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