fbpx

O Capitão-Amador

Home Fóruns Raiz Habilitação de Amador Capitão-Amador O Capitão-Amador

Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Avatar igoralmeida 3 anos, 6 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #1122
    Avatar
    Curso H
    Participante

    O Capitão-Amador está apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.

    Requisitos:
    • Ser Mestre-Amador; e
    • Prestar exame aplicado pela Capitania dos Portos.

    Procedimentos para os exames de Capitão-Amador:
    a) Inscrições – as Capitanias, Delegacias e Agências divulgarão o período de inscrições. Em princípio as inscrições serão feitas em todas essas Organizações Militares nos meses de janeiro e julho para exames a serem realizados respectivamente nos meses de abril e outubro do mesmo ano.
    b) O exame para a categoria de Capitão-Amador deverá ser solicitado pelo candidato à CP/DL ou AG por meio de requerimento. Deverá ser anexado ao pedido de exame a cópia da CHA de Mestre-Amador.
    c) O exame constará de uma prova escrita, com a duração máxima de quatro (4) horas.
    d) A prova constará de questões práticas e teóricas, que serão elaboradas pelo CIAGA, segundo orientação da Diretoria de Portos e Costas.
    e) A nota final da prova será o somatório dos pontos obtidos nas diversas questões, num total máximo de (10) pontos.
    f) Será considerado aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).
    g) O candidato deverá portar os seguintes documentos/materiais para a execução da prova:
    1) protocolo da inscrição;
    2) carteira de identidade;
    3) Almanaque Náutico Brasileiro (ano corrente do exame);
    4) Tábuas das Marés (ano corrente do exame);
    5) Material de desenho: lápis preto ou lapiseira, régua paralela e/ou um par de esquadros, compasso e borracha para desenho; e
    6) caneta esferográfica azul ou preta.<
    h) Pedidos de vista de prova devem ser endereçados ao Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, até trinta dias após a data da divulgação dos resultados.
    i) O candidato poderá se submeter a novo exame, caso seja reprovado, mediante nova inscrição e pagamento da respectiva taxa.

  • #6252
    Avatar
    igoralmeida
    Participante

    Olá. Bem, como eu vinha registrando as minhas aprovações em Arrais e Mestre, venho também registrar a minha aprovação em Capitão. A prova que seria em Abril, sofreu um atraso devido a pandemia. Foi realizada em Julho e o resultado saiu em 18/Setembro. Me sinto muito feliz com o avanço que tive, pois no início dos estudos não sabia nem diferenciar bombordo de boreste nem proa de popa. Agora eu acho que avancei um pouquinho, rsrs. Mas ainda tenho um loooongo caminho a percorrer. Se Deus quiser o meu próximo post será a aprovação na prova de praticante de prático. Até lá!

Você deve fazer login para responder a este tópico.