fbpx

O Mestre-Amador

Home Fóruns Raiz Habilitação de Amador Mestre-Amador O Mestre-Amador

Este tópico contém 3 respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por Avatar Moderador Acadêmico 2 anos, 11 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #1123
    Avatar
    Curso H
    Participante

    O Mestre-Amador está apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática.

    Requisitos:
    • Ser Arrais-Amador; e
    • Prestar exame aplicado pela Capitania dos Portos.

    Procedimentos para os exames de Mestre-Amador:
    a) exame para a categoria de Mestre-Amador deverá ser solicitado pelo candidato à CP/DL ou AG por meio de requerimento. Deverá ser anexado ao pedido de exame a cópia da CHA de Arrais-Amador.
    b) O exame constará de uma única prova escrita com a duração máxima de duas (2) horas.
    c) A prova será constituída de 40 quesitos do tipo múltipla escolha, constantes do programa para o exame de Mestre-Amador.
    d) Será aprovado o candidato que alcançar cinquenta (50) pontos na prova. O valor de cada questão está discriminado no caderno de prova.
    e) Para a realização da prova o candidato deverá portar o protocolo de inscrição e carteira de identidade.
    f) O candidato poderá utilizar durante a prova o seguinte material:
    1) caneta esferográfica azul ou preta; e
    2) material de desenho: lápis ou lapiseira, régua, um par de esquadros ou régua paralela, transferidor, compasso e borracha.
    g) O candidato que faltar à prova ou for reprovado poderá ser submetido a novo exame, devendo efetuar nova inscrição.
    h) As provas deverão ser destruídas, imediatamente após a correção e a apresentação dos resultados aos candidatos, visando garantir a integridade e o sigilo do Banco de Questões.

  • #5618
    Avatar
    igoralmeida
    Participante

    Olá.
    Como havia compartilhado a minha aprovação lá no tópico de Arrais-Amador, vim também compartilhar a minha aprovação para Mestre-Amador. Fiz a prova hoje. Entre a minha aprovação de Arrais e hoje foram 70 dias exatos. Demorei esse tempo todo para fazer a prova de Mestre não foi devido a marcação da prova, pois aqui na minha cidade eu poderia marcar a prova de Mestre na semana seguinte a aprovação em Arrais, devido a baixa procura. Mas claro, a probabilidade de reprovar seria alta. A minha estratégia foi estudar logo todos os assuntos de Capitão que são comuns a Mestre. Assim me aprofundei mais e agora só resta a manutenção desses assuntos e estudar Navegação Astronômica próximo da prova (Abril/2020) para obter a habilitação em Capitão. Mas agora estudarei exclusivamente para a prova de praticante e no decorrer dessa preparação tentarei Capitão.
    Estou feliz pela minha aprovação de hoje, mas não fiquei satisfeito com meu resultado pois errei 7 questões e 2 delas foram as de utilização da carta náutica. Eu não senti dificuldade em nenhuma das questões da carta, pelo contrário, fiz confiante que iria acertar. Na correção da prova até demonstrei espanto com o resultado. Não quero encontrar desculpas, mas a carta que me disponibilizaram era antiga. Percebi isso devido a sua coloração e as várias marcas de lápis. Talvez essa desatualização da carta deva ter influenciado nos resultados. Mas enfim, a aprovação veio e na verdade não passa de mais uma pernada rumo ao meu destino. E de pernada em pernada eu chegarei até a ZP4. SIM, EU CHEGAREI! Em Janeiro começo o curso presencial, mais outra pernada a seguir. Obrigado Curso H pela parceria. Tamo junto.

  • #7259
    Avatar
    raphaelbelache
    Participante

    Bom dia. Há obrigatoriedade pela MB em o candidato ter feito algum curso preparatório para a prova de mestre amador?

    • #7260

      Ola,

      Para prova de Mestre Amador e Capitão Amador a MB não exige nenhum curso preparatório, apenas passar na prova teórica.

      Abs

Você deve fazer login para responder a este tópico.