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Praticagem de Belém investe em balizamento virtual

Praticagem de Belém investe em balizamento virtual

Em maio, começa a operar na ZP-03 (Belém) o sistema de auxílio à navegação AIS-AtoN (Automatic Identification System – Aid to Navigation) do tipo Virtual, totalmente financiado pela Praticagem. O sistema consiste em transmitir, por meio de uma estação em terra, sinais de AIS aos navios que navegarem no interior da Zona de Praticagem, conforme previsto no item 0219 da NORMAM-17 da Marinha do Brasil. A decisão de investir na implantação do AIS-AtoN Virtual foi tomada em função da grande dificuldade de manutenção do balizamento existente, que acarretava baixo índice de eficácia do sistema em algumas áreas da ZP, em boa parte devido ao vandalismo. Os sinais terão os nomes das boias, dos fa... »

Praticagem ressalta confiabilidade do sistema de calado dinâmico implantado no Rio e em Santos

Praticagem ressalta confiabilidade do sistema de calado dinâmico implantado no Rio e em Santos

Representantes da praticagem defenderam, na última sexta-feira (11), o uso do sistema de calado dinâmico que está sendo implementado no Porto do Rio de Janeiro para auxílio no gerenciamento de manobras na entrada e saída de navios. Já em uso contínuo em Santos, o ReDraft é considerado uma importante ferramenta operacional que traz segurança à navegação e aumenta competitividade dos portos. A solução, desenvolvida pela empresa Argonáutica, também está em fase inicial no Porto de Suape (PE). Para Praticagem do Rio de Janeiro, o sistema contribui para o monitoramento das condições de segurança da navegação, com parâmetros objetivos para proposição de restrição do acesso pela Barra Grande (Canal... »

Nova ferramenta pode levar eficiência aos portos do Rio

Nova ferramenta pode levar eficiência aos portos do Rio

Uma ferramenta digital pode aumentar a eficiência dos portos do Rio. O sistema redraft foi apresentado nesta sexta-feira (11) durante um seminário no centro do Rio. Ele auxilia os práticos a explorarem melhor as marés e calcular mais espaços para as cargas nos navios. Segundo Ricardo Augusto Falcão, da Associação Mundial de Praticagem, é possível ganhar centímetros de carga a mais no navio com medidores e, a cada 10 cm, é possível transportar mil toneladas. Fonte: R7 »

Capacidade de travessia é reduzida em 25% após acidente

Capacidade de travessia é reduzida em 25% após acidente

A travessia de balsas Santos-Guarujá irá operar, por tempo indeterminado, sem duas embarcações: esse é o resultado do acidente envolvendo o navio ‘Santos Express’ que colidiu durante uma manobra, na noite do último domingo, com três balsas no píer de Guarujá. A DERSA estima que a capacidade da travessia foi reduzida em 25% após a ocorrência. O acidente aconteceu por volta das 20h30 do último domingo, quando o navio, que entrava pelo canal do Porto, aparentemente perdeu o controle em uma curva e raspou em três embarcações que fazem a travessia. Duas delas, a FB-18 e a FB-19, estavam atracadas no píer do estaleiro, fora de operação em razão do baixo movimento. A terceira embarcação atingida fo... »

Praticagem de São Paulo diz que profundidade do canal influenciou em acidente com navio no Porto de Santos

Praticagem de São Paulo diz que profundidade do canal influenciou em acidente com navio no Porto de Santos

Praticagem de São Paulo, responsável pelos profissionais que orientam comandantes de navios nas manobras de entrada e saída do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, considera que a profundidade do canal de navegação contribuiu para colisão de um porta-contêineres com três balsas na noite domingo (6). O caso é investigado pela Marinha. O navio Santos Express colidiu lateralmente com três balsas que realizam a travessia de veículos entre Santos e Guarujá. As embarcações FB-18, FB-19 e FB-28 foram atingidas e tiveram diversos danos. O acidente foi registrado em vídeo por motoristas que utilizam o serviço e funcionários da empresa. Ninguém se feriu. “Se não houve falha de máquina, a ún... »

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