Notícias

A importância de combater as fake news

A importância de combater as fake news

Iniciado há dois dias em Foz do Iguaçu (PR), o 42º Encontro Nacional de Praticagem reuniu Práticos de todo o Brasil, além de Práticos da Argentina, do Uruguai, do México e de Portugal. Magistrados das altas cortes do país, parlamentares e o Ministro dos Transportes foram convidados para palestrar neste ano. Práticos são profissionais responsáveis por conduzir com segurança embarcações que chegam e saem dos portos brasileiros. O vice-almirante Roberto Gondim, diretor de portos e costas da Marinha do Brasil, representou a autoridade marítima brasileira e falou sobre a relação dos dois setores. “A atividade da praticagem é imprescindível, eles são tecnicamente muito bem preparados”, afirmou Gon... »

Seminário de hidrografia atrai práticos do Brasil inteiro e terá nova edição

Seminário de hidrografia atrai práticos do Brasil inteiro e terá nova edição

O I Seminário de Hidrografia Portuária para Práticos, no Rio de Janeiro, atraiu profissionais da grande maioria das Zonas de Praticagem, de Norte a Sul do país, além de diversas autoridades da Marinha do Brasil. Alguns vieram de longe, todos interessados em conhecer mais sobre hidrografia, já que a Praticagem, sendo especialista nas águas onde atua, tem sido cada vez mais ouvida sobre projetos portuários, por conta da maior demanda de acesso dos meganavios aos portos brasileiros. Diretor de Hidrografia e Navegação da Marinha, Almirante Garcez elogiou a integração dos entes no evento como única forma de dar respostas aos desafios a superar no país: O Brasil está aquém dos países mais desenvol... »

Balizamento virtual aumentou segurança das manobras no Pará, afirma praticagem

Balizamento virtual aumentou segurança das manobras no Pará, afirma praticagem

A zona de praticagem 3 (PA) implantou há seis meses o sistema de balizamento virtual, desde a Boca das Onças até a foz do Rio Pará. Os práticos consideram que o sistema foi uma necessidade de segurança na medida em que as boias reais sofriam vandalismo e porque a extensão dos canais dificultava a manutenção dos equipamentos. Outro problema comum enfrentado é a dificuldade de visualização dos auxílios em época de aguaceiros, evento frequente na região que prejudica enxergar a boia física no campo visual e no radar. O Canal do Espadarte, que chegou a ficar mais de um ano sem boias, hoje conta com seis, sendo cinco virtuais. Já no Canal do Quiriri, duas das oito boias são virtuais. Com a tecnol... »

Segurança nos portos: seminário de praticagem traz novidades para o setor

Segurança nos portos: seminário de praticagem traz novidades para o setor

Um seminário no centro do Rio discutiu a segurança das embarcações nos portos brasileiros e contou com a participação de autoridades civil e militar de todo o país. O Conselho Nacional de Praticagem apresentou as novidades do setor. »

Praticagem promove seminário de hidrografia portuária no Rio

Praticagem promove seminário de hidrografia portuária no Rio

O I Seminário de Hidrografia Portuária para Práticos vai discutir temas como análise de projetos de balizamento e levantamentos hidrográficos, balizamento virtual e simulações náuticas. O evento, que acontece no próximo dia 24, vai reunir especialistas da praticagem de todo o Brasil, da Marinha, da Academia e da iniciativa privada. O seminário é organizado pelo Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) e pela Praticagem do Rio de Janeiro. Com a maior demanda de acesso dos meganavios aos portos brasileiros, a praticagem tem sido mais consultada sobre projetos de modernização e ampliação de instalações portuárias, canais de acesso e aproximação, além das bacias de evolução. Os organizadores do... »

Página 1 de 21123»