fbpx
Praticagem da Barra do Pará evita acidente com navio carregado de óleo

Praticagem da Barra do Pará evita acidente com navio carregado de óleo

Na noite de 11 de junho, a Praticagem da Barra do Pará evitou um grave acidente com o navio MV Atalanta, em Icoaraci (PA), que poderia ter ocasionado mortes e um desastre ambiental.

Por volta das 19h30, sob efeito de forte correnteza e vento, os cabos que mantinham o navio atracado ao cais se partiram, desprendendo-o do terminal da Sotave, em Outeiro (PA). A embarcação estava carregada com cerca de 25 mil toneladas de trigo e 1.500 toneladas de óleo combustível, e começou a derivar perigosamente em direção às pedras localizadas na Praia de Icoaraci, cuja margem tem grande concentração de embarcações de pesca e de transporte de pessoas.

Ao receber o chamado de socorro do navio, o Centro de Operações da Praticagem iniciou um plano de contingência e enviou imediatamente ao local uma lancha com um prático. Ele embarcou no navio e realizou uma manobra de emergência, impedindo o acidente.

O MV Atalanta foi conduzido em segurança pelo prático Wallace Arruda até o fundeadouro de Icoaraci, onde aguarda inspeção da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Todos os tripulantes passam bem e o navio não sofreu danos em sua estrutura.

A Praticagem da Barra do Pará, mais uma vez, cumpre o dever legal dos práticos de apoio no salvamento marítimo sempre que solicitados, contribuindo na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana e na proteção do meio ambiente.

Fonte: Praticagem do Brasil

 

2 comentários

  1. Avatar

    cezar - 24 de julho de 2018, 13:06 Responder

    EXCELENTE PROFISSIONALISMO!!!!!

  2. Avatar

    elissongois - 23 de outubro de 2018, 13:36 Responder

    Eu morava perto do local, no Outeiro.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*