fbpx

Simulado Semestral Agosto 2025

Questão 64

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
      Participante

Boa tarde. Eu fiz o simulado na modalidade online e, portanto, não me foi dado argumentar por ocasião da sessão de discussão das questões.
      Mesmo após assistir ao debate que ocorreu, não concordei com o gabarito. Na minha opinião, todas são verdadeiras.
      O professor que elaborou a questão alegou que há inúmeros tipos de coasting, uma vez que a manobra poderia ser feita com qualquer empuxo (tração) à vante, contanto que seja menor que a resistência ao movimento. Esse seria o conceito genérico de decelerating. Na página 251, realmente, está escrito que “coasting refers to decelerating without using backing power, o que poderia nos levar à conclusão de que o professor estaria certo. No entanto, logo em seguida, o livro diz que “decelerating more generally means that engine power ahead is insufficient to mantain steady forward speed”. Ora, se o livro diz que que isso é, GENERICAMENTE, decelerating e que costing é um tipo de decelerating, coasting, necessariamente, tem alguma particularidade a mais.
      Então, na página 262, no penúltimo parágrafo da coluna esquerda, o livro diz que, no caso de coasting, “the ahead thrust To is assumed to go to zero instantaneously at “execute”. Me parece que esse trecho não deixa margem para dúvidas. Caso fosse possível considerar como coasting termos qualquer tração menor que a resistência, porque considerar a tração indo a zero no “execute”?
      Agradeço pela atenção e aguardo comentários.
      A propósito, parabenizo o curso e, particularmente, o professor elaborador pelo ótimo simulado.

Olá,

A frase da p.262 está dentro de uma análise especifica, onde se optou por trabalhar com propulsor locked ou windmilling, e nestes casos, simplificou-se a matemática assumindo que o empuxo vai a zero instantaneamente.

Mas pela definição de coasting, basta não usar backing power para desacelerar, e já temos coasting. Por isso, por exemplo, uma redução de velocidade através de uma redução de maquina full ahead para half ahead, também pode ser considerada coasting.

Mas como a assertiva Alpha menciona “pode ser dividida” em vez de “é dividida”, a questão será anulada, uma vez que “poder” classificar em duas é possível. Assim como também é possivel classificar em mais tipos.

Abs

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.