antoniobarbosa
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marcosvbs iniciou o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 meses, 1 semana atrás
Olá. Se é possível usar menores razões de área de pá, isso não estaria aumentando o carregamento? Por que isso afeta a eficiência positivamente? Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Super cavitação no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 meses, 1 semana atrás
Olá,
Para atingir um baixo cavitation number é necessario aumentar muito a RPM, a fim de baixar a pressão até full cavitation.
Porém, ao aumentar a RPM, que é a base do tirângulo de velocidades (fig. 10 e fig.11 do livro), a ângulo de ataque aumenta muito e sai do ideal. Então, para reajustar o ângulo de ataque ao valor ideal, o passo (pitch ra…[Leia mais]
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marcosvbs iniciou o tópico Super cavitação no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 meses, 1 semana atrás
Bom dia. Não entendi a lógica quando diz que, para atingir baixos valores de cavitation number, o pitch ratio tem que ser menor do que para propulsores convencionais. Obrigado
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amcristian entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 4 meses atrás
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rafaelsalla entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 6 meses atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses atrás
Olá,
O augment of resistance é apenas uma das variáveis.
Diminuir a resistência do casco ao descarregar parte da camada limite para trás é outra variável.
Dependendo do projeto, essa segunda variável supera o augment of resistance.
Abs
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pedrolc respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses atrás
Compreendido que ele descarrega parte da CL para trás, resta a dúvida de como ele pode ser mais eficiente se ele causa o Augment of Resistence?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 3 semanas atrás
Olá,
No item 4.4 da apostila, temos a equação da eficiencia behind the hull.
Considerando 2pinQ = Pd, e reorganizando as variáveis, chegamos a expressão: Pd = T.Va / efficiency behind the hull
Abs
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pedrolc respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 3 semanas atrás
Item 4.7 da apostila, página 34 da apostila de 2022
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 3 semanas atrás
Olá,
O propulsor operando dentro da esteira, descarrega para trás parte da camada limite que causa resistência adicional ao casco do navio, o que melhora a eficiência do casco.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Tração X Cavitação no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 3 semanas atrás
Olá,
Cavitação e super-cavitação, embora relacionadas, funcionam de forma distintas, uma vez que na cavitação temos água no back e na super-cavitação não temos água no back.
Na cavitação, de acordo com a frase abaixo, temos perda de empuxo após uma dada RPM:
“Cavitation is a phenomenon met with in highly loaded propellers in which, beyond…[Leia mais] -
marcosvbs iniciou o tópico Eficiência single X twin screw no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 3 semanas atrás
Olá. Por quais motivos os single screw são geralmente mais eficientes que os twin screw? Obrigado.
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marcosvbs iniciou o tópico Tração X Cavitação no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 3 semanas atrás
Olá. Comparando cap 7 (item 7.6) e cap 10 (item 10.8). No cap 7 diz que a cavitação reduz tração e torque. E no item 10.8 diz que na supercavitação, aumentando RPM, continua aumentando a Tração pelo intradorso. Minha dúvida: quando diz que a cavitação reduz a tração é para uma RPM constante? Então mesmo cavitando, aumentando a RPM, a tração (suste…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 3 semanas atrás
Olá,
Qual a página e parágrafo do livro ou apostila onde consta essa expressão?
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 3 semanas atrás
Como se conclui que Pd = T.Va / efficiency behind the hull ?
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