eltonbusarello
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 8 meses atrás
Sim
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pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 8 meses atrás
ângulo de incidência seria o ângulo de ataque?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 8 meses atrás
Olá,
Sim, o ângulo de ataque com os inflow factors é o ângulo BÔC, e se os inflow factors fossem ignorados o ângulo de ataque seria o ângulo AÔC.
O slip existe em qualquer propulsor operando na água, independentemente dos inflow factors.
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 8 meses atrás
Na figura 17 da apostila, o ângulo de ataque é o ângulo BÔC e se os inflow factors fossem ignorados o ângulo de ataque serio o ângulo AÔC? É isso?
O ângulo AÔC não estaria já considerando o inflow factor axial, já que a Va no ponto A já está considerando o slip?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cloud Cavitation no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 10 meses atrás
Olá,
Livro não define de forma clara.
Eu interpreto que é fixa.
Abs
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fabiobs iniciou o tópico Cloud Cavitation no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 10 meses atrás
A Cloud Cavitation é do tipo fixa ou vortex?
Pela leitura dá a entender que é fixa por aparecer atrás da sheet, mas pelo fato de ser descolada e ocorrer devido à pequenos vórtices dá a entender ser vortex.
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Secao 6 – rake no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 12 meses atrás
Olá,
Essa figura é igual a do livro.
O conceito relevante para a prova é que o rake é o caimento do propulsor para vante ou para ré.
Abs
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fabiobs iniciou o tópico Secao 6 – rake no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 12 meses atrás
Desenho da Pag 36 da ap. 2022 online.
O rake aparece medindo com relação a seção hipotética da espessura. Não era pra ser com a outra curva? que é a projeção da pá?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Outros dispositivos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 12 meses atrás
Olá,
Não tem resto para analisar.
Os fenômenos são:
– O propulsor operando dentro da esteira (água pra frente) melhora a eficiência.
– O propulsor operando na crista (água pra frente) tb melhora a eficiência.
Abs
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jonatan respondeu o tópico Outros dispositivos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
É verdade! 🤦🏽♂️
Tirando, então, esse meu erro no raciocínio, de resto posso fazer essa análise comparativa ou teria mais algum outro erro?
Obg!
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Outros dispositivos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
De acordo com a seção 4.4 do PNA Propulsão, a “wake” melhora a eficiência do propulsor do navio.
Abs
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jonatan iniciou o tópico Outros dispositivos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
Boa noite!
Minha dúvida é na frase que diz que as paddles wheels funcionam melhor se colocadas sobre uma crista.
A primeira consideração que faço é que estou entendendo que a crista é da onda gerada pelo navio, que teria um movimento para vante no mesmo sentido do deslocamento do navio.
A segunda consideração é que na crista da a partícula…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos, 2 meses atrás
Olá,
Essa parte não é a mais importante.
Mas o erro do seu raciocínio é correlacionar “altas velocidade” a seguir Fn. É o oposto. Se o Fn for igual para navio e modelo, o modelo será rebocado a velocidade bem menores que o navio, uma vez que a velocidade está no numerador e o comprimento no denominador.
A fim de seguir o Rn é que se usam alt…[Leia mais]
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jonatan iniciou o tópico Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos, 2 meses atrás
Bom dia!
No item 7.3, quando é explicado a incompatibilidade para se seguir o Fn e Rn é exposto que é melhor seguir Reynolds, o que me causou confusão.Eu entendi da seguinte forma:
Se seguir o Fn (testando na Froud speed of advance) o Rn seria muito baixo e geraria problemas de escala na fricção.
Se seguir o Rn a distribuição de pressão será dif…[Leia mais] -
pedrolc respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos, 2 meses atrás
Não consegui entender muito bem.
Minha dúvida é em relação a eficiência propulsiva em função apenas de Ct no Thrust Loading Coefficient (página 19 da apostila).
A apostila diz que “mantendo todas as outras propriedades constantes, o propulsor de maior área é, em geral mais eficiente.” Seria mais eficiente que o propulsor de menor área, corr…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos, 2 meses atrás
A resistência varia no mínimo com a velocidade ao quadrado, enquanto que varia linearmente com a área.
Assim, para um mesmo empuxo (Força), utilizar uma maior maior massa de água (área) é mais eficiente do que um maior aumento de velocidade (aceleração).
Abs
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pedrolc respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos, 2 meses atrás
Corrigindo: o propulsor de área maior é em geral mais eficiente.
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pedrolc iniciou o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos, 2 meses atrás
Mantendo as demais propriedades constantes, o propulsor de maior é em geral mais eficiente.
E quanto menor o aumento de velocidade tb. Pq o menor aumento de velocidade torna o propulsor mais eficiente?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos, 7 meses atrás
Olá,
A linha que cai (gráfico inferior) é da pressão.
A velocidade (gráfico intermediário) aumenta nas proximidades do disco.
Abs
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jrguimaraes respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos, 7 meses atrás
boa noite!
Nao entendi a relação da teoria com o grafico da figura 7. No moemnto em q diz secao 2 é o disco e ocorre a contraçao da race column, a linha de velocidade q sai da direita para esquerda cai (no grafico), mas o texto diz que a velocidade aumenta nesse ponto. - Carregar mais