fredmonteirosp
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Boswell x Luttmer no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
1) De forma simplificada é um sistema que se retroalimenta, intensificando o dano.
2) Quando a pá se entorta, o passo se altera.
3) O autor não explica o motivo do skew aumentar a divergência, e a frase seguinte afirma que isso não foi observado em propulsores náuticos, então não é possível explicar: “However, the instability itself has not y…[Leia mais]
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htzamith respondeu o tópico Boswell x Luttmer no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
Boa noite, neste assunto de boswell e luttmer,
1) não entendi o que seria este divergencia estatica na crash stop.
2) deflexão elastica que aumenta o effective pitch?
3) o skew aumenta a suscetibilidade a divergencia por facilitar uma deformação na pá? que por consequencia aumentaria o effective pitch? -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Bibliografia no fórum Literatura Atualizada Praticante de Prático 3 anos, 4 meses atrás
Olá,
O EROG mais atual ainda é o de 2012.
O tópico Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SAR) no Brasil pode ser estudado pelo EROG e pela LAR capítulo 5. Adicionalmente o site da Salvamar pode ser visitado (https://www.marinha.mil.br/salvamarbrasil/).
A IMO – Circular MSC/Circ. 645 embora presente na NORMAM-12 desde 2011, não foi cobrada…[Leia mais]
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ppxdn iniciou o tópico Bibliografia no fórum Literatura Atualizada Praticante de Prático 3 anos, 4 meses atrás
Mestres, boa noite.
Houveram atualizacoes recentes no EROG? Pelo que vi a apostila mudou e trouxe até mesmo algumas sutilezas em algumas definicoes. Uso atualmente a versao 2012.
Gostaria tambem de saber por onde estudar o topico: Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SAR) no Brasil, que esta presente no forum na parte de bibliografia re…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Boswell x Luttmer no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Não da pra comparar porque o Boswell não mediu em situação de crash stop maneuvers, diferente do Luttmer.
No estudo do Luttmer em crash stop maneuvers, o esforços aumentaram drasticamente com o aumento do skew.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Bernoulli somente se aplica quando não existe perda ou entrada de energia no sistema.
Como no disco é inserido energia (em essência o combustível do navio), a pressão aumenta sem ocorrer diminuição de velocidade, de maneira que bem a ré do disco a pressão é igual à inicial, embora a velocidade seja maior.
Abs
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ppxdn iniciou o tópico Boswell x Luttmer no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Falando sobre Boswell –
They found considerably lower stresses for backing condition assuming equal maximum principal stresses on the face and back of the prop
Luttmer – Maximum stresses at the tip (trailing edge for normal ahead condition)
Ambos encontraram menores esforços nas pás na condição de backing? A diferença é apenas que Luttm…[Leia mais]
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htzamith respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Bom dia, se na seção 3 bem ar do disco onde temos Va(1+b) que é diferente de Va. Como que a pressão neste mesmo ponto vai ser a mesma que bem a vante do disco? onde a veloc é Va.
Tendo velocs diferentes vão ter a mesma pressão? Achei que a veloc deveria retornar a Va para reassumir a pressão p1 inicial do fluido. -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Olá,
Slip é a representação do quanto de água o propulsor acelerou para trás e que não foi convertida em movimento para vante.
Exemplo numérico:
Va = 10 nós, ou seja, propulsor tem um movimento para vante de 10 nós
Velocidade final do escoamento = 14 nós, o que significa um b.Va (= 0,4.10) de 4 nósNeste caso o slip é 4 nós.
Se você quiser a…[Leia mais]
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ppxdn iniciou o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Olá.
Gostaria de saber por que a slip ratio na momentum theory é dada por b.Va, ao contrario do que diz em outras partes do PNA.
Temos, por exemplo, 1- Va/Pn adiante. O que seria esse b? E por que as fórmulas sao diferentes?
Tb na parte da momentum theory, gostaria de saber se o valor raiz quadrada de 2 indica o coeficiente de tração quan…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Steam turbine no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Ola,
– Cada vez que a energia é convertida, ocorrem perdas. Assim, e energia mecânica de rotação gerada no motor, ao converter para elétrica na transmissão, e depois novamente para mecânica a fim de girar eixo com o propulsor, perde mais do que a transmissão mecânica que permanece como mecânica ao longo da transmissão.
– Quanto menor a RPM, men…[Leia mais]
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lbomgos iniciou o tópico Steam turbine no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Na Steam Turbine, segundo pg 13 da apostila 2020, A redução de RPM eletricamente gera maiores perdas na transmissão que a mecânica. Gostaria de saber o porque para me ajudar a decorar isso.
Além disso, pq o propulsor tem q estar a baixa RPM para ser mais eficiente? -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Skew e Rake no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
1) A jogada de cabelo é o skew. Rake é a inclinação da pá como um todo para frente ou para trás ao invés de ficar perpendicular ao eixo.
2) Na terça te mostro com figura na live.
Abs
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lbomgos iniciou o tópico Skew e Rake no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
1) Rake seria a “jogada de cabelo pro lado” da pá? Rake é uma distância ou um ângulo?
2) não entendi direito o conceito de reference line pra calcular o skew. A reference line seria o prolongamento do do raio do hub sendo esse raio do centro do hub até o centro da primeira corda q encosta no hub? Então pra cada altura da pa (indo do hub pro ti…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Vertical Axis Props no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Ola,
1) O texto do PNA não entra no detalhe do giro horário ou anti-horário, embora na figura esteja anti-horário, não se pode concluir que seja somente nessa direção.
2) Os dois sistemas precisam de linkages.
3) Essa figura não é o ideal para analisar o critério de Sparenberg pois VS não segue o critério.
Em resumo, a pá no extremo de v…[Leia mais]
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ppxdn iniciou o tópico Vertical Axis Props no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Primeiramente gostaria de agradecer as demais duvidas respondidas, evito gerar notificacoes desnecessarias agradecendo individualmente cada resposta.
Hoje queria entender melhor os Vertical-Axis Propellers de Other Propulsion Devices:
O kirsten-boeing e o VS sempre giram sentido anti horario (me referindo ao propulsor)?
Somente as pás do VS…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Conclusões de Hadler – WAKE no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Olá,
São conceitos distintos.
A frase “the wake is most intense over the upper part of the disk, rather less so down the vertical centerline, and much smaller over the outer lower quadrants.” se refere à análise de pontos específicos, como por exemplo o valor de 0.73 no extremo superior.
A frase “The radial distributions of mean long…[Leia mais]
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ppxdn iniciou o tópico Conclusões de Hadler – WAKE no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Olá! Gostaria de saber como vocês mestres enxergam as conclusões do Hadler em relação ao diagrama de wake apresentado pelo próprio PNA para Single Screw (figura pag 147). Falando sobre wake:
Hadler – Esteira mais intensa no centro e menos intensa no raio externo (se afastando do centro)
Para PNA – Mais intensa parte superior, diminuindo confo…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Teorema de Bertz x Relative Rotative Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
A maior eficiência do single screw não é por ter inflow velocity diferente, e sim pelo propulsor estar dentro da esteira.
Se a esteira for homogênea melhor ainda será a eficiência.
Abs
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