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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Olá,
Slip é a representação do quanto de água o propulsor acelerou para trás e que não foi convertida em movimento para vante.
Exemplo numérico:
Va = 10 nós, ou seja, propulsor tem um movimento para vante de 10 nós
Velocidade final do escoamento = 14 nós, o que significa um b.Va (= 0,4.10) de 4 nósNeste caso o slip é 4 nós.
Se você quiser a…[Leia mais]
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ppxdn iniciou o tópico Momentum Theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Olá.
Gostaria de saber por que a slip ratio na momentum theory é dada por b.Va, ao contrario do que diz em outras partes do PNA.
Temos, por exemplo, 1- Va/Pn adiante. O que seria esse b? E por que as fórmulas sao diferentes?
Tb na parte da momentum theory, gostaria de saber se o valor raiz quadrada de 2 indica o coeficiente de tração quan…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Steam turbine no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Ola,
– Cada vez que a energia é convertida, ocorrem perdas. Assim, e energia mecânica de rotação gerada no motor, ao converter para elétrica na transmissão, e depois novamente para mecânica a fim de girar eixo com o propulsor, perde mais do que a transmissão mecânica que permanece como mecânica ao longo da transmissão.
– Quanto menor a RPM, men…[Leia mais]
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lbomgos iniciou o tópico Steam turbine no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Na Steam Turbine, segundo pg 13 da apostila 2020, A redução de RPM eletricamente gera maiores perdas na transmissão que a mecânica. Gostaria de saber o porque para me ajudar a decorar isso.
Além disso, pq o propulsor tem q estar a baixa RPM para ser mais eficiente? -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Skew e Rake no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
1) A jogada de cabelo é o skew. Rake é a inclinação da pá como um todo para frente ou para trás ao invés de ficar perpendicular ao eixo.
2) Na terça te mostro com figura na live.
Abs
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lbomgos iniciou o tópico Skew e Rake no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
1) Rake seria a “jogada de cabelo pro lado” da pá? Rake é uma distância ou um ângulo?
2) não entendi direito o conceito de reference line pra calcular o skew. A reference line seria o prolongamento do do raio do hub sendo esse raio do centro do hub até o centro da primeira corda q encosta no hub? Então pra cada altura da pa (indo do hub pro ti…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Vertical Axis Props no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Ola,
1) O texto do PNA não entra no detalhe do giro horário ou anti-horário, embora na figura esteja anti-horário, não se pode concluir que seja somente nessa direção.
2) Os dois sistemas precisam de linkages.
3) Essa figura não é o ideal para analisar o critério de Sparenberg pois VS não segue o critério.
Em resumo, a pá no extremo de v…[Leia mais]
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ppxdn iniciou o tópico Vertical Axis Props no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Primeiramente gostaria de agradecer as demais duvidas respondidas, evito gerar notificacoes desnecessarias agradecendo individualmente cada resposta.
Hoje queria entender melhor os Vertical-Axis Propellers de Other Propulsion Devices:
O kirsten-boeing e o VS sempre giram sentido anti horario (me referindo ao propulsor)?
Somente as pás do VS…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Conclusões de Hadler – WAKE no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Olá,
São conceitos distintos.
A frase “the wake is most intense over the upper part of the disk, rather less so down the vertical centerline, and much smaller over the outer lower quadrants.” se refere à análise de pontos específicos, como por exemplo o valor de 0.73 no extremo superior.
A frase “The radial distributions of mean long…[Leia mais]
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ppxdn iniciou o tópico Conclusões de Hadler – WAKE no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Olá! Gostaria de saber como vocês mestres enxergam as conclusões do Hadler em relação ao diagrama de wake apresentado pelo próprio PNA para Single Screw (figura pag 147). Falando sobre wake:
Hadler – Esteira mais intensa no centro e menos intensa no raio externo (se afastando do centro)
Para PNA – Mais intensa parte superior, diminuindo confo…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Teorema de Bertz x Relative Rotative Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
A maior eficiência do single screw não é por ter inflow velocity diferente, e sim pelo propulsor estar dentro da esteira.
Se a esteira for homogênea melhor ainda será a eficiência.
Abs
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ppxdn iniciou o tópico Teorema de Bertz x Relative Rotative Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Olá!
Estou com um problema tentando conectar a ideia de Bertz de que para um propulsor ser mais eficiente precisa atuar como uma folha rigida, mantendo inflow velocity iguais ao longo do propulsor.
Mais adiante, quando falamos de Relative Rotative Efficiency, mostra que ter inflow velocities diferentes (caso de single screw com heterogeneidade…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Ola,
Sim, significa que as velocidades induzidas são constantes.
Mas não é necessário que o formato da seção seja elíptico. A distribuição de sustentação ao longo da seção que deve seguir um formato elíptico como ilustrado na figura 15 do livro.
Abs
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htzamith respondeu o tópico Sect. 02 no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos atrás
Boa noite, na pgn 143 fala sobre a smallest energy loss from induced velocities. nesse contexto falando que a helicoidal vortex seria empurrada como uma folha rigida, não seria o mesmo que dizer que todas as induced velocities ao longo da folha são constantes?
Entendi então, que para obter as inflow velocities iguais para cada elemento de pá, o f…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 5 anos atrás
Ola,
O loading seria a representação da força por unidade de área da pá do propulsor.
De forma prática, seria um propulsor que está realizando muita força para conseguir vencer a resistência experimentada pelo navio, logo é um propulsor que não está sendo eficiente, pois está descarregando muita água para trás com pouco avanço.
Abs
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htzamith respondeu o tópico Sect. 02 no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 5 anos atrás
Boa tarde queria entender como que momentum theory chegou a conclusão de que a eficiencia possui um limite máximo que varia com o carregamento. mais força (loading) exercida representa maior taxa de trabalho util obtido? não entendi bem o sentido nessa afirmativa, nesta conclusão.
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 5 anos atrás
Ola,
Bound vortex é a representação matemática do propulsor. Ou seja, não tem diferenciação entre bordo de ataque e bordo de fuga.
O “un/2” e o “un” são os correspondentes do “a” (no disco) e “b” (bem a ré do disco) da momentum theory, onde também temos que “b” = dobro de “a”
Abs
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htzamith iniciou o tópico Sect. 02 no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 5 anos atrás
Na pg 26 apostila do tele 2019. veloc induzida na posição do bound vortex é un/2 metade da veloc induzida bem a ré do prop.
Não entendi como isso ocorre. pelo que entendi a veloc é un na leading edge, un/2 na borda de fuga.. e bem ar é un de novo? poderia justificar esta frase da apostila? obrigado. -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 7 no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos atrás
Oi Alvaro,
1. O camber induzido não é representado e nem definido no PNA, somente é citado nessa frase solta. Vc pode interpretar ela de duas formas:
a)Erro do livro.
b)Com ângulo de ataque muito grande (dentro da esteira), o fluxo separa e não acompanha o perfil até o bordo de fuga. Com o ângulo de ataque pequeno (fora da esteira), o fluxo…[Leia mais] -
Alvaro Faria iniciou o tópico Section 7 no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos atrás
Prezados, bom dia
Poderiam auxiliar na compreensão das passagens abaixo ?Leaving the wake peak a blade section camber increase is induced when the angle of attack decreases again.
Sheet cavitation at the leading edge disappears and bubbles are formed at the midchord position.1.Pq ao se deixar o pico esteira há um aumento no camber da s…[Leia mais]
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