igoralmeida
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitation Number para supercavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 2 semanas atrás
Olá,
Cavitation number depende:
– pressao estática = imersão da pá
– pressão de vapor = temperatura da água
– pressão dinâmica = velocidade do escoamentoAbs
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marcosvbs iniciou o tópico Cavitation Number para supercavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 2 semanas atrás
Boa noite. Naquela parte do 10.8 que diz que o CN deve ser menor ou igual a 0,045. CN depende do escoamento certo? Então não está se falando aqui do formato da pá? O que deve ser feito para alterar o CN? O livro cita o que deve ser feito? Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
O conceito de arrasto induzido vale para qualquer perfil hidrodinâmico. Assim, considerando exclusivamente o arrrasto induzido, quanto maior a AR (maior envergadura com menor corda), maior a eficiência.
Porém, quanto maior a razão de aspecto, maior a espessura requerida próximo ao bosso, o que reduz a eficiência.
Então, a razão de aspec…[Leia mais]
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marcosvbs respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Oi, na verdade eu estava estudando e me veio essa dúvida. Nenhuma passagem específica. Conceitual mesmo. Por exemplo, se diminuir o AR, aumenta-se o arrasto induzido (PNA Resistência quando fala de abatimentos < 5 graus). Se aumenta o arrasto poderia pensar que eficiência L/D tenderia a diminuir. Aqui uma AR menor reduz eficiência? Só que aqui…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Ola,
Depende do contexto e demais variáveis.
Qual frase do livro gerou a dúvida?
Abs
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marcosvbs iniciou o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Bom dia. Existe alguma relação entre AR e eficiência de uma pá de propulsor? Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
Com menor atrito, temos menos resistência, e assim, a eficiência aumenta.
O carregamento somente vai reduzir a eficiência se for excessivo.
Nesse caso, o arquiteto naval tem que buscar o melhor meio termo, onde se reduz a área de pá a fim de reduzir o atrito, sem carregar excessivamente o propulsor.
Abs
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marcosvbs respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Na minha apostila de PNA Propulsão, pg 58, item 10.10 (propulsores parcialmente submersos) – 3o item das vantagens:
“A redução do perigo de erosão possibilita usar menores razões de área de pá, o que reduz a fricção e afeta a eficiência positivamente.”
Dúvida: por que usando menores razões de área de pá vai melhorar a eficiência? (o carregament…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
Qual a frase/parágrafo completo original do livro ou da apostila que provém a dúvida?
Abs
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marcosvbs iniciou o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá. Se é possível usar menores razões de área de pá, isso não estaria aumentando o carregamento? Por que isso afeta a eficiência positivamente? Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Super cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
Para atingir um baixo cavitation number é necessario aumentar muito a RPM, a fim de baixar a pressão até full cavitation.
Porém, ao aumentar a RPM, que é a base do tirângulo de velocidades (fig. 10 e fig.11 do livro), a ângulo de ataque aumenta muito e sai do ideal. Então, para reajustar o ângulo de ataque ao valor ideal, o passo (pitch ra…[Leia mais]
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marcosvbs iniciou o tópico Super cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Bom dia. Não entendi a lógica quando diz que, para atingir baixos valores de cavitation number, o pitch ratio tem que ser menor do que para propulsores convencionais. Obrigado
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