leandromolina2
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses, 1 semana atrás
Olá,
Esse é ângulo de passo hidrodinâmico.
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses, 1 semana atrás
Na figura 17 da apostila (diagrama da velocidade de uma pá), conclui-se que o ângulo de incidência é igual ao passo angular menos Bi.
O que seria esse Bi? -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Pitch angle – Blade element theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 meses, 1 semana atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio, que é o mesmo que diz a frase do livro.
Se o pitch angle aumenta da ponta ao hub, ou seja, tem um valor cada vez maior na medida que se aproxima do hub, este fica maior no hub e menor na ponta.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 meses, 1 semana atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio.
Abs
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gcamarinha iniciou o tópico Pitch angle – Blade element theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 meses, 1 semana atrás
Bom dia!
Tem uma afirmação no livro de que o ângulo (pitch angle) é constante para um dado helix, mas aumenta da ponta ao hub. Como o passo geométrico da ponta e do hub é, teoricamente, o mesmo; a variação da circunferência do cilindro referente ao helix da ponta e do hub não faria esse ângulo aumentar no hub (menor circunferência e mesmo passo…[Leia mais]
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gcamarinha iniciou o tópico Momentum theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 meses, 1 semana atrás
Bom dia!
No fechamento da explicação da momentum theory, fala-se na eficiência de um screw propeller ideal sempre ser menor que a de um actuador disc propeller. Screw propeller seria uma hélice real e o actuator disc propeller a representação do hélice como um disco que foi usado para desenvolver a teoria?
Abraço.
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pedrolc respondeu o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 2 semanas atrás
Perfeito.
Obrigado. -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 2 semanas atrás
Olá,
Quando rebocando, a VA é pequena, gerando um AOA excessivo. Portanto, se o passo não for reduzido, o motor entra em sobrecarga.
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 2 semanas atrás
“reduzindo o passo quando rebocando, a máquina de um rebocador pode continuar trabalhando na máxima RPM”
Poderia explicar esse mecanismo? Na supercavitação a RPM aumenta e o passo diminui para que seja mantido o AOA ideal. No caso do CPP, não consegui visualizar no diagrama de velocidade como se dá essa relação. Pq a diminuição do passo possibili…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico The momentum theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 2 semanas atrás
Ola,
O correto é: “…the flow is frictionless”
Abs
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marcosvbs iniciou o tópico The momentum theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 2 semanas atrás
Olá. Q31 PSCPP 2006
IV) There is an unlimited inflow of water to the propeller and the flow is not frictionless.
Não entendi o motivo dessa afirmativa ser falsa… seria o “not frictionLess” ??
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Empuxo X Vel.escoamento no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 2 semanas atrás
Ola,
Se a velocidade do escoamento que incide no propulsor é maior, ou seja, se há maior velocidade de avanço, o ângulo de incidência da água na seção (ângulo de ataque) é menor.
Se o ângulo de incidência é menor, logo a força resultante é menor. E se a força resultante é menor, logo a componente de thrust (empuxo) é menor.
Abs
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marcosvbs iniciou o tópico Empuxo X Vel.escoamento no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 2 semanas atrás
Olá.
A força de empuxo do propulsor é menor quanto maior for o escoamento incidente sobre o mesmo. (V) PSCPP 2006 Q 16.
Não entendi essa afirmação, poderia me ajudar? Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Jet propulsion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 2 semanas atrás
Olá,
A assertiva é falsa pois não é obrigatorio aumentar a área de descarga. Existem outras formas de melhorar a eficiência.
Abs
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marcosvbs iniciou o tópico Jet propulsion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 2 semanas atrás
Olá. Para aumentar eficiência, é necessário aumentar a área de descarga? (Q24 PSCPP 2011 amarela). Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Van wheel no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 3 semanas atrás
Olá,
A primeira frase compara “Low RPM large diameter” com “propulsor convencional”, onde o “Low RPM large diameter” economiza 8% de potência.
A segunda frase compara “propulsor convencional com a vane wheel” com “propulsor convencional”, onde ocorre economia de 9 a 12% dependendo do projeto de vane wheel.
Abs
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igorsenamelo iniciou o tópico Van wheel no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 3 semanas atrás
Olá,
no PNA ha a seguinte frase: “A comparable low RPM-large diameter propeller of the same diameter as the vane wheel turning at about a 20 percent lower RPM than the original propeller, would lead to some 8 percent power saving”.
Assim entendi que o low RPM-large diameter propeller seria mais eficiente.so que depois ele fala: “Probably the…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitation Number para supercavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 3 semanas atrás
Olá,
Cavitation number depende:
– pressao estática = imersão da pá
– pressão de vapor = temperatura da água
– pressão dinâmica = velocidade do escoamentoAbs
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marcosvbs iniciou o tópico Cavitation Number para supercavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 3 semanas atrás
Boa noite. Naquela parte do 10.8 que diz que o CN deve ser menor ou igual a 0,045. CN depende do escoamento certo? Então não está se falando aqui do formato da pá? O que deve ser feito para alterar o CN? O livro cita o que deve ser feito? Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses, 1 semana atrás
Olá,
O conceito de arrasto induzido vale para qualquer perfil hidrodinâmico. Assim, considerando exclusivamente o arrrasto induzido, quanto maior a AR (maior envergadura com menor corda), maior a eficiência.
Porém, quanto maior a razão de aspecto, maior a espessura requerida próximo ao bosso, o que reduz a eficiência.
Então, a razão de aspec…[Leia mais]
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