Leonardo
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thsilva entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 5 dias atrás
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gabrielcsouza entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 8 dias atrás
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vmussatol entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 19 dias atrás
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karinabassan entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 19 dias atrás
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thsilva entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 19 dias atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitation induced vibrations and noise no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 22 dias atrás
Olá,
As chapas do navio são enormes, portanto, oscilam em baixa frequência devido à flutuações de pressão.
Porém, as bolhas são formadas e implodem rapidamente, gerando ruído de alta frequência.
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Cavitation induced vibrations and noise no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 22 dias atrás
Há alguma explicação física para a influência de flutuação de pressão ser de BAIXA frequência e os níveis de ruído serem de ALTA frequência?
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pedrolc respondeu o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Perfeito.
Obrigado -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Olá,
“Induzido” é algo que ocorre de forma não intencional.
Ocorre pela indução da direção do escoamento incidente devido ao campo de pressão no perfil, mudando a forma que o escoamento “enxerga” o perfil.
Porém, no paper original consta que isso diminui o camber. Já no PNA diz que aumenta o camber.
Então, como há essa divergência, e o li…[Leia mais]
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pedrolc iniciou o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Pq ao deixar o pico de esteira (e diminuir o ângulo de ataque), um aumento do arqueamento da seção da pá é induzido? Qual o objetivo desse aumento? Seria para aumentar o empuxo?
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frederico entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático um mês atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Olá,
Propulsor ideal é um propulsor teórico.
Propulsor real é um propulsor de fato possível de ser fabricado.
Abs
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pedrolc respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Anteriormente o livro aborda a relação entre tração e potência para Va = 0 para um propulsor ideal e para um propulsor real.
Qual a diferença entre o propulsor ideal e o propulsor real? (já que como o colega bem pontuou acima, o screw propeller ideal seria um propulsor real…)
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praticante2026 entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático um mês atrás
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alexandrepesca entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 3 meses atrás
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leonardomuroni entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 3 meses atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses atrás
Olá,
Esse é ângulo de passo hidrodinâmico.
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses atrás
Na figura 17 da apostila (diagrama da velocidade de uma pá), conclui-se que o ângulo de incidência é igual ao passo angular menos Bi.
O que seria esse Bi? -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Pitch angle – Blade element theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio, que é o mesmo que diz a frase do livro.
Se o pitch angle aumenta da ponta ao hub, ou seja, tem um valor cada vez maior na medida que se aproxima do hub, este fica maior no hub e menor na ponta.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio.
Abs
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