lucasrocha
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pedrolc iniciou o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Pq ao deixar o pico de esteira (e diminuir o ângulo de ataque), um aumento do arqueamento da seção da pá é induzido? Qual o objetivo desse aumento? Seria para aumentar o empuxo?
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frederico entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Olá,
Propulsor ideal é um propulsor teórico.
Propulsor real é um propulsor de fato possível de ser fabricado.
Abs
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pedrolc respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Anteriormente o livro aborda a relação entre tração e potência para Va = 0 para um propulsor ideal e para um propulsor real.
Qual a diferença entre o propulsor ideal e o propulsor real? (já que como o colega bem pontuou acima, o screw propeller ideal seria um propulsor real…)
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praticante2026 entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 3 meses atrás
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alexandrepesca entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 4 meses atrás
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leonardomuroni entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 4 meses atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses atrás
Olá,
Esse é ângulo de passo hidrodinâmico.
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses atrás
Na figura 17 da apostila (diagrama da velocidade de uma pá), conclui-se que o ângulo de incidência é igual ao passo angular menos Bi.
O que seria esse Bi? -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Pitch angle – Blade element theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio, que é o mesmo que diz a frase do livro.
Se o pitch angle aumenta da ponta ao hub, ou seja, tem um valor cada vez maior na medida que se aproxima do hub, este fica maior no hub e menor na ponta.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio.
Abs
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gcamarinha iniciou o tópico Pitch angle – Blade element theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Bom dia!
Tem uma afirmação no livro de que o ângulo (pitch angle) é constante para um dado helix, mas aumenta da ponta ao hub. Como o passo geométrico da ponta e do hub é, teoricamente, o mesmo; a variação da circunferência do cilindro referente ao helix da ponta e do hub não faria esse ângulo aumentar no hub (menor circunferência e mesmo passo…[Leia mais]
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gcamarinha iniciou o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Bom dia!
No fechamento da explicação da momentum theory, fala-se na eficiência de um screw propeller ideal sempre ser menor que a de um actuador disc propeller. Screw propeller seria uma hélice real e o actuator disc propeller a representação do hélice como um disco que foi usado para desenvolver a teoria?
Abraço.
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fredmonteirosp entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 9 meses atrás
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natan201 entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 9 meses atrás
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pedrolc respondeu o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 10 meses atrás
Perfeito.
Obrigado. -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 10 meses atrás
Olá,
Quando rebocando, a VA é pequena, gerando um AOA excessivo. Portanto, se o passo não for reduzido, o motor entra em sobrecarga.
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 10 meses atrás
“reduzindo o passo quando rebocando, a máquina de um rebocador pode continuar trabalhando na máxima RPM”
Poderia explicar esse mecanismo? Na supercavitação a RPM aumenta e o passo diminui para que seja mantido o AOA ideal. No caso do CPP, não consegui visualizar no diagrama de velocidade como se dá essa relação. Pq a diminuição do passo possibili…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico The momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 10 meses atrás
Ola,
O correto é: “…the flow is frictionless”
Abs
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marcosvbs iniciou o tópico The momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 10 meses atrás
Olá. Q31 PSCPP 2006
IV) There is an unlimited inflow of water to the propeller and the flow is not frictionless.
Não entendi o motivo dessa afirmativa ser falsa… seria o “not frictionLess” ??
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