Luiz Felipe Paixão
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Seção 4 Van Manen no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 17 horas atrás
Olá,
Um navio afilado com popa em forma de “V”, se possuir um hélice na linha de centro, como ocorre em alguns navios de guerra de três propulsores, o hélice na linha de centro terá esteira máxima no passeio superior, e esteira mínima no passeio inferior.
Abs
-
marcosvbs iniciou o tópico Seção 4 Van Manen no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 17 horas atrás
Olá. Afirma-se que navios de popa afilada podem ter flutuações (torque e tração) maiores. Não entendi, wake nesse caso não seria mais homogênea? Obrigado
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Seção 2 hub X pitch angle no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 17 horas atrás
Olá,
A redução do pitch angle é vista na “figura 13 – definição de hélix”.
Nesta figura, podemos observar que o ângulo entre a linha vertical preta e a linha azul escrita “tip” é menor que o ângulo entre a linha preta e a linha vermelha escrito root.
Ou seja, o ângulo aumentou da “tip” para o “root”.
Na aula do Curso Básico, Bloco 11 -…[Leia mais]
-
marcosvbs iniciou o tópico Seção 2 hub X pitch angle no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 20 horas atrás
Olá. Pitch angle aumenta da ponta para o hub. Nao consegui visualizar isso olhando a figura 15 da apostila definição de passo angular, o passo diminui, mas o raio
tb diminui.. parece que o pitch angle aqui seria constante. Por que o pitch angle aumenta? Obrigado -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico 4.7 Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Olá,
Assim como nD é defindo por PE/PD, nB é definido por PT/PD.
Para se chegar nessa relação, basta reorganizar os parêmetros de PD = T.VA/nB, e você fica com: nB = TVA/PD ou nB = PT/PD
Conceitualmente, significa que a definição de “eficiência atrás do casco” é dada pela relação do que foi obtido de trabalho útil, neste caso, o PT, que é o em…[Leia mais]
-
natan201 iniciou o tópico 4.7 Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Olá,
Até a parte de nD = PE/PD, está tudo certo.
Para mexer nas letras e chegar a nD = nH.nR.nO também está tudo meio que ok, porém o autor parte de uma premissa que eu não entendi.
Como eles chegaram em Delivered Power (PD) = T.VA/nB? Essa informação está em algum extrato da publicação?
Até pq desenvolvendo PD = T.VA/nB, temos que PD = T.V…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitation induced vibrations and noise no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Olá,
As chapas do navio são enormes, portanto, oscilam em baixa frequência devido à flutuações de pressão.
Porém, as bolhas são formadas e implodem rapidamente, gerando ruído de alta frequência.
Abs
-
pedrolc iniciou o tópico Cavitation induced vibrations and noise no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Há alguma explicação física para a influência de flutuação de pressão ser de BAIXA frequência e os níveis de ruído serem de ALTA frequência?
-
pedrolc respondeu o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Perfeito.
Obrigado -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Olá,
“Induzido” é algo que ocorre de forma não intencional.
Ocorre pela indução da direção do escoamento incidente devido ao campo de pressão no perfil, mudando a forma que o escoamento “enxerga” o perfil.
Porém, no paper original consta que isso diminui o camber. Já no PNA diz que aumenta o camber.
Então, como há essa divergência, e o li…[Leia mais]
-
pedrolc iniciou o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Pq ao deixar o pico de esteira (e diminuir o ângulo de ataque), um aumento do arqueamento da seção da pá é induzido? Qual o objetivo desse aumento? Seria para aumentar o empuxo?
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Olá,
Propulsor ideal é um propulsor teórico.
Propulsor real é um propulsor de fato possível de ser fabricado.
Abs
-
pedrolc respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Anteriormente o livro aborda a relação entre tração e potência para Va = 0 para um propulsor ideal e para um propulsor real.
Qual a diferença entre o propulsor ideal e o propulsor real? (já que como o colega bem pontuou acima, o screw propeller ideal seria um propulsor real…)
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses atrás
Olá,
Esse é ângulo de passo hidrodinâmico.
Abs
-
pedrolc iniciou o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses atrás
Na figura 17 da apostila (diagrama da velocidade de uma pá), conclui-se que o ângulo de incidência é igual ao passo angular menos Bi.
O que seria esse Bi? -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Pitch angle – Blade element theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio, que é o mesmo que diz a frase do livro.
Se o pitch angle aumenta da ponta ao hub, ou seja, tem um valor cada vez maior na medida que se aproxima do hub, este fica maior no hub e menor na ponta.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio.
Abs
-
gcamarinha iniciou o tópico Pitch angle – Blade element theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Bom dia!
Tem uma afirmação no livro de que o ângulo (pitch angle) é constante para um dado helix, mas aumenta da ponta ao hub. Como o passo geométrico da ponta e do hub é, teoricamente, o mesmo; a variação da circunferência do cilindro referente ao helix da ponta e do hub não faria esse ângulo aumentar no hub (menor circunferência e mesmo passo…[Leia mais]
-
gcamarinha iniciou o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Bom dia!
No fechamento da explicação da momentum theory, fala-se na eficiência de um screw propeller ideal sempre ser menor que a de um actuador disc propeller. Screw propeller seria uma hélice real e o actuator disc propeller a representação do hélice como um disco que foi usado para desenvolver a teoria?
Abraço.
-
pedrolc respondeu o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 10 meses atrás
Perfeito.
Obrigado. - Carregar mais