Marcos de Souza
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 8 meses atrás
Olá,
Não são iguais porque o torque mensurado em cada ponto é diferente.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 8 meses atrás
O torque em essência representa o consumo de combustível.
Como a eficiência do casco melhora pelo
motivo da resposta acima, o torque exigido diminui.Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 8 meses atrás
Olá,
O propulsor empurra parte da camada limite na descarga, melhorando a eficiência do casco.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 9 meses atrás
Sim.
Mas “ângulo de incidência” e “ângulo de incidência hidrodinâmico” são coisas distintas.
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 9 meses atrás
É igual, inclusive no caso da figura a seção é assimétrica.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 9 meses atrás
Sim
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 9 meses atrás
Olá,
Sim, o ângulo de ataque com os inflow factors é o ângulo BÔC, e se os inflow factors fossem ignorados o ângulo de ataque seria o ângulo AÔC.
O slip existe em qualquer propulsor operando na água, independentemente dos inflow factors.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Bibliografia Recomendada para o exame de Capitão-Amador no fórum Capitão-Amador 1 ano, 9 meses atrás
Olá,
A publicação se chama:
AMERICAN PRACTICAL NAVIGATORO autor:
NATHANIEL BOWDITCH, LL.D.Você vai encontrar diversas versões físicas e digitais gratuitas no Google.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Literatura Atualizada no fórum Literatura Atualizada Praticante de Prático 1 ano, 9 meses atrás
Olá,
A Portaria 156 foi revogada.
A Portaria 37 é a válida e em teoria era pra estar disponível na internet, porém as vezes “some”.
Vou pedir para postarem junto do material acadêmico do curso.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Atualização P37/Lesta/Rlesta/N9 no fórum Literatura Atualizada Praticante de Prático 1 ano, 9 meses atrás
Olá,
A Portaria 156 foi revogada.
A Portaria 37 é a válida e em teoria era pra estar disponível na internet, porém as vezes “some”.
Vou pedir para postarem junto do material acadêmico do curso.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cloud Cavitation no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 11 meses atrás
Olá,
Livro não define de forma clara.
Eu interpreto que é fixa.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Dúvidas relativas as vídeo aulas no fórum Capitão-Amador 1 ano, 11 meses atrás
Olá,
Reportei para que façam a correção dos vídeos no sistema.
Quanto à profundidade dos assuntos, nas aulas de Capitão Amador é um pouco mais superficial porque é o suficiente pra prova de Capitão Amador.
Nas aulas específicas de Meteorologia do Curso Regular, os assuntos são explorados com muitos mais detalhes.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Dúvidas relativas as vídeo aulas no fórum Mestre-Amador 2 anos atrás
1) Arrais-Amador pode navegar em Navegação Interior, o que inclui águas consideradas abrigadas ou parcialmente abrigadas.
2) Para o Prático isso é irrelevante. O Prático é no mínimo Mestre-Amador ou Aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a 4, o que significa que tem habilitação para navegar tanto em navega…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Dúvidas relativas as vídeo aulas no fórum Mestre-Amador 2 anos atrás
Olá,
Não entendi bem sua dúvida.
1) Qual página do livro ou apostila consta a informação de “águas parcialmente abrigadas”?
2) Não tem nome específico.
3) Qual Artigo da LESTA consta essa informação?
4) Qual página do livro ou apostila consta a informação de “águas parcialmente abrigadas”?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Secao 6 – rake no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
Olá,
Essa figura é igual a do livro.
O conceito relevante para a prova é que o rake é o caimento do propulsor para vante ou para ré.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Outros dispositivos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos, 1 mês atrás
Olá,
Não tem resto para analisar.
Os fenômenos são:
– O propulsor operando dentro da esteira (água pra frente) melhora a eficiência.
– O propulsor operando na crista (água pra frente) tb melhora a eficiência.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Outros dispositivos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos, 1 mês atrás
De acordo com a seção 4.4 do PNA Propulsão, a “wake” melhora a eficiência do propulsor do navio.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Acidente na ponte Rio Niterói no fórum Dúvidas sobre a matéria 2 anos, 1 mês atrás
Olá,
O navio deste acidente não estava com prático a bordo.
Porém, o assunto “colisão” pode ser estudado dentro da bibliografia do edital do PSCPP na NORMAM-09/DPC e na Lei 2.180 do Tribunal Marítimo.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Dúvida Cavitação no fórum Dúvidas sobre a matéria 2 anos, 2 meses atrás
Olá,
p0-pV é a pressão total disponível (total pressure available).
p0 é a pressão hidrostática
(pA + pgh) é a pressão estática totalAbs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Carta Sinótica no fórum Dúvidas sobre a matéria 2 anos, 3 meses atrás
Sim, o conceito é esse.
O autor da assertiva pensou na circulação como um todo, que faz curva ao redor dos centros de pressão, diferentemente das ondas.
Abs
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