marcosvbs
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marcosvbs iniciou o tópico The momentum theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses atrás
Olá. Q31 PSCPP 2006
IV) There is an unlimited inflow of water to the propeller and the flow is not frictionless.
Não entendi o motivo dessa afirmativa ser falsa… seria o “not frictionLess” ??
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marcosvbs iniciou o tópico Empuxo X Vel.escoamento no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses atrás
Olá.
A força de empuxo do propulsor é menor quanto maior for o escoamento incidente sobre o mesmo. (V) PSCPP 2006 Q 16.
Não entendi essa afirmação, poderia me ajudar? Obrigado
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marcosvbs iniciou o tópico Jet propulsion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 1 semana atrás
Olá. Para aumentar eficiência, é necessário aumentar a área de descarga? (Q24 PSCPP 2011 amarela). Obrigado
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marcosvbs iniciou o tópico Cavitation Number para supercavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 2 semanas atrás
Boa noite. Naquela parte do 10.8 que diz que o CN deve ser menor ou igual a 0,045. CN depende do escoamento certo? Então não está se falando aqui do formato da pá? O que deve ser feito para alterar o CN? O livro cita o que deve ser feito? Obrigado
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marcosvbs respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 4 semanas atrás
Oi, na verdade eu estava estudando e me veio essa dúvida. Nenhuma passagem específica. Conceitual mesmo. Por exemplo, se diminuir o AR, aumenta-se o arrasto induzido (PNA Resistência quando fala de abatimentos < 5 graus). Se aumenta o arrasto poderia pensar que eficiência L/D tenderia a diminuir. Aqui uma AR menor reduz eficiência? Só que aqui…[Leia mais]
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marcosvbs iniciou o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 4 semanas atrás
Bom dia. Existe alguma relação entre AR e eficiência de uma pá de propulsor? Obrigado
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marcosvbs respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Na minha apostila de PNA Propulsão, pg 58, item 10.10 (propulsores parcialmente submersos) – 3o item das vantagens:
“A redução do perigo de erosão possibilita usar menores razões de área de pá, o que reduz a fricção e afeta a eficiência positivamente.”
Dúvida: por que usando menores razões de área de pá vai melhorar a eficiência? (o carregament…[Leia mais]
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marcosvbs iniciou o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá. Se é possível usar menores razões de área de pá, isso não estaria aumentando o carregamento? Por que isso afeta a eficiência positivamente? Obrigado
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marcosvbs iniciou o tópico Super cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Bom dia. Não entendi a lógica quando diz que, para atingir baixos valores de cavitation number, o pitch ratio tem que ser menor do que para propulsores convencionais. Obrigado
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marcosvbs iniciou o tópico Eficiência single X twin screw no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano atrás
Olá. Por quais motivos os single screw são geralmente mais eficientes que os twin screw? Obrigado.
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marcosvbs iniciou o tópico Tração X Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano atrás
Olá. Comparando cap 7 (item 7.6) e cap 10 (item 10.8). No cap 7 diz que a cavitação reduz tração e torque. E no item 10.8 diz que na supercavitação, aumentando RPM, continua aumentando a Tração pelo intradorso. Minha dúvida: quando diz que a cavitação reduz a tração é para uma RPM constante? Então mesmo cavitando, aumentando a RPM, a tração (suste…[Leia mais]
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marcosvbs respondeu o tópico Cavitação na face – AOA negativo no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 2 meses atrás
Desculpa, bubble não pq é sem AOA.
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marcosvbs iniciou o tópico Cavitação na face – AOA negativo no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 2 meses atrás
Bom dia. Ontem na Live tivemos uma explicação muito boa/detalhada sobre isso, mas esqueci de perguntar algumas coisas.
1) face cavitation ocorre somente na sheet cavitation ou pode ocorrer em outros tipos como na cloud e bubble?
2) pode ocorrer face cavitation com propulsor AV, ok. Mas quando o propulsor estiver AR, será ângulo negativo? Ou sej…[Leia mais] -
marcosvbs iniciou o tópico Teoria do momentum no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 2 meses atrás
1) Quando falamos “FATORES DE INFLUXO (axial ou rotacional) estamos nos referindo somente ao “a” do (1+a) ATÉ o disco? Ou existe fator de influxo depois do disco?
2) Da mesma maneira, “velocidade de influxo axial TOTAL” só se considera o trecho a vante do propulsor né?
3) Quando fala “para pequenos AOA, Coef.Lift é função linear de “alfa”. Esse…[Leia mais] -
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marcosvbs se tornou um membro registrado 3 anos, 4 meses atrás