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Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

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  • #10821

    Olá,

    Sim, o ângulo de ataque com os inflow factors é o ângulo BÔC, e se os inflow factors fossem ignorados o ângulo de ataque seria o ângulo AÔC.

    O slip existe em qualquer propulsor operando na água, independentemente dos inflow factors.

    Abs

  • #10701

    Olá,

    A publicação se chama:
    AMERICAN PRACTICAL NAVIGATOR

    O autor:
    NATHANIEL BOWDITCH, LL.D.

    Você vai encontrar diversas versões físicas e digitais gratuitas no Google. 

    Abs

  • #10677

    Olá,

    A Portaria 156 foi revogada.

    A Portaria 37 é a válida e em teoria era pra estar disponível na internet, porém as vezes “some”.

    Vou pedir para postarem junto do material acadêmico do curso.

    Abs

  • #10421

    Olá,

    Livro não define de forma clara.

    Eu interpreto que é fixa.

    Abs

  • #10372

    Olá,

    Reportei para que façam a correção dos vídeos no sistema.

    Quanto à profundidade dos assuntos, nas aulas de Capitão Amador é um pouco mais superficial porque é o suficiente pra prova de Capitão Amador.

    Nas aulas específicas de Meteorologia do Curso Regular, os assuntos são explorados com muitos mais detalhes.

    Abs

  • #10223

    1) Arrais-Amador pode navegar em Navegação Interior, o que inclui águas consideradas abrigadas ou parcialmente abrigadas.

    2) Para o Prático isso é irrelevante. O Prático é no mínimo Mestre-Amador ou Aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a 4, o que significa que tem habilitação para navegar tanto em navegação interior ou costeira.

    3) Os limites de alcance dos radares não são dados por normas. São aspectos físicos associados à propagação de ondas eletromagnéticas na troposfera.

    4) Não está lançado/anotado nas cartas náuticas. Nas NPCP (Normas e Procedimentos das Capitanias dos Portos) de cada porto constam os limites da navegação interior.

    Abs

  • #10209

    Olá,

    Não entendi bem sua dúvida.

    1) Qual página do livro ou apostila consta a informação de “águas parcialmente abrigadas”?

    2) Não tem nome específico.

    3) Qual Artigo da LESTA consta essa informação?

    4) Qual página do livro ou apostila consta a informação de “águas parcialmente abrigadas”?

  • #10165

    Olá,

    Essa figura é igual a do livro.

    O conceito relevante para a prova é que o rake é o caimento do propulsor para vante ou para ré.

    Abs

  • #10153

    De acordo com a seção 4.4 do PNA Propulsão, a “wake” melhora a eficiência do propulsor do navio.

    Abs

  • #10095

    Olá,

    O navio deste acidente não estava com prático a bordo.

    Porém, o assunto “colisão” pode ser estudado dentro da bibliografia do edital do PSCPP na NORMAM-09/DPC e na Lei 2.180 do Tribunal Marítimo.

    Abs

  • #9968

    Olá,

    p0-pV é a pressão total disponível (total pressure available).

    p0 é a pressão hidrostática
    (pA + pgh) é a pressão estática total

    Abs

  • #10823

    Sim

  • #10678

    Olá,

    A Portaria 156 foi revogada.

    A Portaria 37 é a válida e em teoria era pra estar disponível na internet, porém as vezes “some”.

    Vou pedir para postarem junto do material acadêmico do curso.

    Abs

  • #10159

    Olá,

    Não tem resto para analisar.

    Os fenômenos são:

    – O propulsor operando dentro da esteira (água pra frente) melhora a eficiência.

    – O propulsor operando na crista (água pra frente) tb melhora a eficiência.

    Abs

  • #9900

    Sim, o conceito é esse.

    O autor da assertiva pensou na circulação como um todo, que faz curva ao redor dos centros de pressão, diferentemente das ondas.

    Abs

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