Moderador Acadêmico
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29 de março de 2023 às 13:29 #10821
Olá,
Sim, o ângulo de ataque com os inflow factors é o ângulo BÔC, e se os inflow factors fossem ignorados o ângulo de ataque seria o ângulo AÔC.
O slip existe em qualquer propulsor operando na água, independentemente dos inflow factors.
Abs
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7 de março de 2023 às 10:51 #10701
Olá,
A publicação se chama:
AMERICAN PRACTICAL NAVIGATORO autor:
NATHANIEL BOWDITCH, LL.D.Você vai encontrar diversas versões físicas e digitais gratuitas no Google.
Abs
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3 de março de 2023 às 10:29 #10677
Olá,
A Portaria 156 foi revogada.
A Portaria 37 é a válida e em teoria era pra estar disponível na internet, porém as vezes “some”.
Vou pedir para postarem junto do material acadêmico do curso.
Abs
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22 de janeiro de 2023 às 20:07 #10421
Olá,
Livro não define de forma clara.
Eu interpreto que é fixa.
Abs
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13 de janeiro de 2023 às 17:12 #10372
Olá,
Reportei para que façam a correção dos vídeos no sistema.
Quanto à profundidade dos assuntos, nas aulas de Capitão Amador é um pouco mais superficial porque é o suficiente pra prova de Capitão Amador.
Nas aulas específicas de Meteorologia do Curso Regular, os assuntos são explorados com muitos mais detalhes.
Abs
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7 de dezembro de 2022 às 12:48 #10223
1) Arrais-Amador pode navegar em Navegação Interior, o que inclui águas consideradas abrigadas ou parcialmente abrigadas.
2) Para o Prático isso é irrelevante. O Prático é no mínimo Mestre-Amador ou Aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a 4, o que significa que tem habilitação para navegar tanto em navegação interior ou costeira.
3) Os limites de alcance dos radares não são dados por normas. São aspectos físicos associados à propagação de ondas eletromagnéticas na troposfera.
4) Não está lançado/anotado nas cartas náuticas. Nas NPCP (Normas e Procedimentos das Capitanias dos Portos) de cada porto constam os limites da navegação interior.
Abs
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6 de dezembro de 2022 às 13:37 #10209
Olá,
Não entendi bem sua dúvida.
1) Qual página do livro ou apostila consta a informação de “águas parcialmente abrigadas”?
2) Não tem nome específico.
3) Qual Artigo da LESTA consta essa informação?
4) Qual página do livro ou apostila consta a informação de “águas parcialmente abrigadas”?
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27 de novembro de 2022 às 07:44 #10165
Olá,
Essa figura é igual a do livro.
O conceito relevante para a prova é que o rake é o caimento do propulsor para vante ou para ré.
Abs
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25 de novembro de 2022 às 04:03 #10153
De acordo com a seção 4.4 do PNA Propulsão, a “wake” melhora a eficiência do propulsor do navio.
Abs
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14 de novembro de 2022 às 21:09 #10095
Olá,
O navio deste acidente não estava com prático a bordo.
Porém, o assunto “colisão” pode ser estudado dentro da bibliografia do edital do PSCPP na NORMAM-09/DPC e na Lei 2.180 do Tribunal Marítimo.
Abs
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8 de outubro de 2022 às 18:04 #9968
Olá,
p0-pV é a pressão total disponível (total pressure available).
p0 é a pressão hidrostática
(pA + pgh) é a pressão estática totalAbs
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29 de março de 2023 às 13:50 #10823
Sim
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3 de março de 2023 às 10:31 #10678
Olá,
A Portaria 156 foi revogada.
A Portaria 37 é a válida e em teoria era pra estar disponível na internet, porém as vezes “some”.
Vou pedir para postarem junto do material acadêmico do curso.
Abs
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26 de novembro de 2022 às 04:08 #10159
Olá,
Não tem resto para analisar.
Os fenômenos são:
– O propulsor operando dentro da esteira (água pra frente) melhora a eficiência.
– O propulsor operando na crista (água pra frente) tb melhora a eficiência.
Abs
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22 de setembro de 2022 às 12:38 #9900
Sim, o conceito é esse.
O autor da assertiva pensou na circulação como um todo, que faz curva ao redor dos centros de pressão, diferentemente das ondas.
Abs
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