Moderador Acadêmico
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27 de novembro de 2022 às 07:44 #10165
Olá,
Essa figura é igual a do livro.
O conceito relevante para a prova é que o rake é o caimento do propulsor para vante ou para ré.
Abs
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25 de novembro de 2022 às 04:03 #10153
De acordo com a seção 4.4 do PNA Propulsão, a “wake” melhora a eficiência do propulsor do navio.
Abs
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14 de novembro de 2022 às 21:09 #10095
Olá,
O navio deste acidente não estava com prático a bordo.
Porém, o assunto “colisão” pode ser estudado dentro da bibliografia do edital do PSCPP na NORMAM-09/DPC e na Lei 2.180 do Tribunal Marítimo.
Abs
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8 de outubro de 2022 às 18:04 #9968
Olá,
p0-pV é a pressão total disponível (total pressure available).
p0 é a pressão hidrostática
(pA + pgh) é a pressão estática totalAbs
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21 de setembro de 2022 às 16:49 #9896
Olá,
Os números 0 a 20 são as harmônicas, ou seja, as frequências múltiplas da frequência fundamental da análise de Fourier da esteira de um dado navio que possua um propulsor de um dado número de pás.
Ao saber quais harmônicas estão presentes podemos matematicamente determinar as variações de empuxo e torque para esse propulsor.
Abs
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20 de setembro de 2022 às 22:57 #9894
Olá,
Essa parte não é a mais importante.
Mas o erro do seu raciocínio é correlacionar “altas velocidade” a seguir Fn. É o oposto. Se o Fn for igual para navio e modelo, o modelo será rebocado a velocidade bem menores que o navio, uma vez que a velocidade está no numerador e o comprimento no denominador.
A fim de seguir o Rn é que se usam altas velocidades, uma vez que comprimento e velocidade estão no numerador, logo para um mesmo Rn, se o comprimento reduz a velocidade tem que aumentar.
Abs
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20 de setembro de 2022 às 21:33 #9892
Olá,
Sim, o que a apostila quis dizer é que a velocidade induzida para baixo é constante para cada segmento transversal em toda a folha.
Abs
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14 de setembro de 2022 às 00:46 #9870
A resistência varia no mínimo com a velocidade ao quadrado, enquanto que varia linearmente com a área.
Assim, para um mesmo empuxo (Força), utilizar uma maior maior massa de água (área) é mais eficiente do que um maior aumento de velocidade (aceleração).
Abs
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30 de maio de 2022 às 22:28 #9418
Olá,
Neste contexto, steam é navegar, ou seja estar com o propulsor gerando algum empuxo.
Nos casos de “steaming against an anchor” e “steam on an anchor”, se está com o ferro sendo arrastado pelo fundo e com o propulsor em “muito devagar adiante” ou “devagar adiante”, por exemplo.
Abs
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29 de abril de 2022 às 10:01 #9239
Olá,
A linha que cai (gráfico inferior) é da pressão.
A velocidade (gráfico intermediário) aumenta nas proximidades do disco.
Abs
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4 de abril de 2022 às 16:40 #9139
São pequenas diferenças em alguns pontos, mas não sei precisa-los.
Nas provas passadas foi indiferente, não afeta nenhum gabarito.
Eu durante muito tempo estudei com essa versão antes de obter a versão 2005.
Abs
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4 de abril de 2022 às 15:08 #9136
Olá,
Essa versão é bem parecida com a de 2005, porém a numeração dos capítulos e páginas é diferente.
Versão digital de 2005 tem que procurar, eu só conheço a física.
Abs
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31 de março de 2022 às 16:34 #9112
Olá,
“Principles of Naval Architecture (SNAME – 3a edição:1988/1989)” é a forma que consta indicado no último edital do PSCPP, e nas provas de 2011 e 2012.
Se refere ao PNA Second Revision Vol II e III, editados por Edward V. Lewis, e publicados respectivamente em 1988 e 1989.
Eles podem ser adquiridos no site da editora:
https://www.sname.org/principles-naval-architecture
Abs
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26 de novembro de 2022 às 04:08 #10159
Olá,
Não tem resto para analisar.
Os fenômenos são:
– O propulsor operando dentro da esteira (água pra frente) melhora a eficiência.
– O propulsor operando na crista (água pra frente) tb melhora a eficiência.
Abs
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22 de setembro de 2022 às 12:38 #9900
Sim, o conceito é esse.
O autor da assertiva pensou na circulação como um todo, que faz curva ao redor dos centros de pressão, diferentemente das ondas.
Abs
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