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Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

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  • #9896

    Olá,

    Os números 0 a 20 são as harmônicas, ou seja, as frequências múltiplas da frequência fundamental da análise de Fourier da esteira de um dado navio que possua um propulsor de um dado número de pás.

    Ao saber quais harmônicas estão presentes podemos matematicamente determinar as variações de empuxo e torque para esse propulsor.

    Abs

  • #9894

    Olá,

    Essa parte não é a mais importante.

    Mas o erro do seu raciocínio é correlacionar “altas velocidade” a seguir Fn. É o oposto. Se o Fn for igual para navio e modelo, o modelo será rebocado a velocidade bem menores que o navio, uma vez que a velocidade está no numerador e o comprimento no denominador.

    A fim de seguir o Rn é que se usam altas velocidades, uma vez que comprimento e velocidade estão no numerador, logo para um mesmo Rn, se o comprimento reduz a velocidade tem que aumentar.

    Abs

  • #9892

    Olá,

    Sim, o que a apostila quis dizer é que a velocidade induzida para baixo é constante para cada segmento transversal em toda a folha.

    Abs

  • #9870

    A resistência varia no mínimo com a velocidade ao quadrado, enquanto que varia linearmente com a área.

    Assim, para um mesmo empuxo (Força), utilizar uma maior maior massa de água (área) é mais eficiente do que um maior aumento de velocidade (aceleração).

    Abs

  • #9418

    Olá,

    Neste contexto, steam é navegar, ou seja estar com o propulsor gerando algum empuxo.

    Nos casos de “steaming against an anchor” e “steam on an anchor”, se está com o ferro sendo arrastado pelo fundo e com o propulsor em “muito devagar adiante” ou “devagar adiante”, por exemplo.

    Abs

  • #9239

    Olá,

    A linha que cai (gráfico inferior) é da pressão.

    A velocidade (gráfico intermediário) aumenta nas proximidades do disco.

    Abs

  • #9139

    São pequenas diferenças em alguns pontos, mas não sei precisa-los.

    Nas provas passadas foi indiferente, não afeta nenhum gabarito.

    Eu durante muito tempo estudei com essa versão antes de obter a versão 2005.

    Abs

  • #9136

    Olá,

    Essa versão é bem parecida com a de 2005, porém a numeração dos capítulos e páginas é diferente.

    Versão digital de 2005 tem que procurar, eu só conheço a física.

    Abs

  • #9112

    Olá,

    “Principles of Naval Architecture (SNAME – 3a edição:1988/1989)” é a forma que consta indicado no último edital do PSCPP, e nas provas de 2011 e 2012.

    Se refere ao PNA Second Revision Vol II e III, editados por Edward V. Lewis, e publicados respectivamente em 1988 e 1989.

    Eles podem ser adquiridos no site da editora:

    https://www.sname.org/principles-naval-architecture

    Abs

  • #9022

    Olá,

    Novo não existe.

    Na amazon e sites similares tem usado.

    Pdf costuma ter no scribd.com

    Abs

  • #8993

    1. Cálculos são realizados. O que não se faz necessário é rebocar placas em tanque de prova.

    2. O Cf do modelo e do navio não são os mesmos pois eles possuem Rn diferente.

    Para o Cf do modelo ser igual ao do navio, o modelo teria que ser rebocado a uma velocidade maior do que a possível em tanque de prova.

    Abs

  • #8910

    Esses livros possuem uma matemática mais densa que o PNA (Princípios de Arquitetura Naval).

    Assim, para alunos mais avançados que já estudaram e entenderam o PNA, estudar os livros do professor Mesquita pode ser interessante.

    Abs

  • #8908

    Olá,

    Sim é possível que sejam incluídos na bibliografia sugerida do próximo edital. Mas se de fato terão questões abordadas na prova, depende do chefe da próxima banca.

    Abs

  • #8864

    Olá,

    Esse estudo é com navios de dois eixos, e não de um eixo.

    Neste caso, a proximidade da ponta da pa superior com o casco prejudica a eficiência.

    Abs

  • #8853

    Olá,

    1) Sim

    2) Não

    Abs

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