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Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

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  • #10165

    Olá,

    Essa figura é igual a do livro.

    O conceito relevante para a prova é que o rake é o caimento do propulsor para vante ou para ré.

    Abs

  • #10153

    De acordo com a seção 4.4 do PNA Propulsão, a “wake” melhora a eficiência do propulsor do navio.

    Abs

  • #10095

    Olá,

    O navio deste acidente não estava com prático a bordo.

    Porém, o assunto “colisão” pode ser estudado dentro da bibliografia do edital do PSCPP na NORMAM-09/DPC e na Lei 2.180 do Tribunal Marítimo.

    Abs

  • #9968

    Olá,

    p0-pV é a pressão total disponível (total pressure available).

    p0 é a pressão hidrostática
    (pA + pgh) é a pressão estática total

    Abs

  • #9896

    Olá,

    Os números 0 a 20 são as harmônicas, ou seja, as frequências múltiplas da frequência fundamental da análise de Fourier da esteira de um dado navio que possua um propulsor de um dado número de pás.

    Ao saber quais harmônicas estão presentes podemos matematicamente determinar as variações de empuxo e torque para esse propulsor.

    Abs

  • #9894

    Olá,

    Essa parte não é a mais importante.

    Mas o erro do seu raciocínio é correlacionar “altas velocidade” a seguir Fn. É o oposto. Se o Fn for igual para navio e modelo, o modelo será rebocado a velocidade bem menores que o navio, uma vez que a velocidade está no numerador e o comprimento no denominador.

    A fim de seguir o Rn é que se usam altas velocidades, uma vez que comprimento e velocidade estão no numerador, logo para um mesmo Rn, se o comprimento reduz a velocidade tem que aumentar.

    Abs

  • #9892

    Olá,

    Sim, o que a apostila quis dizer é que a velocidade induzida para baixo é constante para cada segmento transversal em toda a folha.

    Abs

  • #9870

    A resistência varia no mínimo com a velocidade ao quadrado, enquanto que varia linearmente com a área.

    Assim, para um mesmo empuxo (Força), utilizar uma maior maior massa de água (área) é mais eficiente do que um maior aumento de velocidade (aceleração).

    Abs

  • #9418

    Olá,

    Neste contexto, steam é navegar, ou seja estar com o propulsor gerando algum empuxo.

    Nos casos de “steaming against an anchor” e “steam on an anchor”, se está com o ferro sendo arrastado pelo fundo e com o propulsor em “muito devagar adiante” ou “devagar adiante”, por exemplo.

    Abs

  • #9239

    Olá,

    A linha que cai (gráfico inferior) é da pressão.

    A velocidade (gráfico intermediário) aumenta nas proximidades do disco.

    Abs

  • #9139

    São pequenas diferenças em alguns pontos, mas não sei precisa-los.

    Nas provas passadas foi indiferente, não afeta nenhum gabarito.

    Eu durante muito tempo estudei com essa versão antes de obter a versão 2005.

    Abs

  • #9136

    Olá,

    Essa versão é bem parecida com a de 2005, porém a numeração dos capítulos e páginas é diferente.

    Versão digital de 2005 tem que procurar, eu só conheço a física.

    Abs

  • #9112

    Olá,

    “Principles of Naval Architecture (SNAME – 3a edição:1988/1989)” é a forma que consta indicado no último edital do PSCPP, e nas provas de 2011 e 2012.

    Se refere ao PNA Second Revision Vol II e III, editados por Edward V. Lewis, e publicados respectivamente em 1988 e 1989.

    Eles podem ser adquiridos no site da editora:

    https://www.sname.org/principles-naval-architecture

    Abs

  • #10159

    Olá,

    Não tem resto para analisar.

    Os fenômenos são:

    – O propulsor operando dentro da esteira (água pra frente) melhora a eficiência.

    – O propulsor operando na crista (água pra frente) tb melhora a eficiência.

    Abs

  • #9900

    Sim, o conceito é esse.

    O autor da assertiva pensou na circulação como um todo, que faz curva ao redor dos centros de pressão, diferentemente das ondas.

    Abs

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