polimpio
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Moderador Acadêmico mudou a descrição do grupo Literatura Atualizada Praticante de Prático de”O objetivo seria que o CURSO H pudesse dispor de toda a literatura atualizada e/ou quais os melhores sites para que pudessemos comprar os livros, uma vez que no campo de "material de apoio" os sites não funcionam e/ou não sabemos quais as versão mais atualizadas dos livros.” para “O objetivo seria que o CURSO H pudesse dispor de toda a literatura atualizada e/ou quais os melhores sites para que pudessemos comprar os livros, uma vez que no campo de "material de apoio" os sites não funcionam e/ou não sabemos quais as versão mais atualizadas dos livros.
RESPOSTA:
Por uma questão de direitos autorais o Curso H não pode dispor de toda a literatura do edital.
Os links sugeridos são para ajudar os alunos a encontrar as publicações, mas como são de terceiros, por vezes são descontinuados e perdem a referência.
Nas apostilas do Curso você vai ter acesso aos resumos de todas as publicações nas suas versões mais recentes.
Para obter as publicações originais a sugestão é:
NORMAMs e demais publicações da Marinha: Site da DPC ou DHN conforme o caso
IMOs: buscar no google o nome completo e baixar direto do link da IMO. Exemplo: Resolution A.1045(27)
Obs: IMO de AIS vigente é a Resolution A.1106(29)
Nas aulas do Curso Regular, Curso de Exercícios e H-Quest é possível se manter atualizado das versões mais recentes pois a NORMAM-12 não é atualizada e o site da IMO também não.
Leis e Decretos: Site do Planalto ou da Câmara, buscar a versão mais atualizada.
Tug Use in Port 3ed, site official: https://www.tugandosv.com/books.php?id=25
Utilização de Rebocadores nos Portos 2ed, site oficial: http://www.fhm.org.br/livro-utilizacao-de-rebocadores-nos-portos-2a-edicao/
Meteorologia e Oceanografia 4ed, site oficial: https://www.velamar.com.br/livro-meteorologia-e-oceanografia.html
Shiphandling for the Mariner 5 ed.: vende em diversos sites com preços diversos.
Demais livros não possuem site oficial de venda.
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 7 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Oi Alvaro,
1. O camber induzido não é representado e nem definido no PNA, somente é citado nessa frase solta. Vc pode interpretar ela de duas formas:
a)Erro do livro.
b)Com ângulo de ataque muito grande (dentro da esteira), o fluxo separa e não acompanha o perfil até o bordo de fuga. Com o ângulo de ataque pequeno (fora da esteira), o fluxo…[Leia mais] -
Alvaro Faria iniciou o tópico Section 7 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Prezados, bom dia
Poderiam auxiliar na compreensão das passagens abaixo ?Leaving the wake peak a blade section camber increase is induced when the angle of attack decreases again.
Sheet cavitation at the leading edge disappears and bubbles are formed at the midchord position.1.Pq ao se deixar o pico esteira há um aumento no camber da s…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Experimento de Hadler no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Sim
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Vinicius Fernandes iniciou o tópico Experimento de Hadler no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Pessoal, Boa tarde.
Ref ao Propulsão, Tandem e Contrarotationg(7):
No experimento de Hadler o ranking de eficiencia dos propulsores ficou conforme abaixo?
1- Contrarotating
2- Single Screw 5 pás
3- Twin Screw original
4- Tandem
5- Single Screw 9 pás -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Detrimental effects of cavitation no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 4 meses atrás
Acima do zero: Pressões Negativas (downstream side da seção) » p.178 “It is seen that cavitation reduces the under-pressure peak at the leading edge, spreading it out over the chord length”
Abaixo do zero: Pressões Positivas (upstream side da seção)
Lift: Área do gráfico delimitada pelas linhas
Drag: Não representado
Cada uma das linhas re…[Leia mais]
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Felinto Rabelo iniciou o tópico Detrimental effects of cavitation no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 4 meses atrás
Bom dia. Poderia por gentileza me explicar o gráfico da pag. 179 (fig.39).
Nao consegui distinguir onde estaria o drag e lift. (Acima ou abaixo do eixo 0)
Alem disso, nao seria positivo para baixo e negativo para cima, como na fig 29 da pag 172?Obrigadao
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico PNA Sec 4 – Va ou Vw? no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 5 meses atrás
Oi Alvaro,
Mean longitudinal velocity é a velocidade de avanço média para um dado raio no sentido longitudinal.
Nos pontos em que o livro se refere à velocidade da esteira ele deixa explícito citando “wake speed”, “wake fraction” ou similares, mas sempre com o termo “wake”.
Abs
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Alvaro Faria iniciou o tópico PNA Sec 4 – Va ou Vw? no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 5 meses atrás
Prezados, boa noite. Nas passagens abaixo em negrito é correto interpretar que o livro está falando de Va ou Vwake? Obrigado,
• The radial distributions of mean longitudinal velocity and volumetric mean velocity have characteristics shapes.
– The open-type stern tends to provide a near uniform distribution with a magnitude comparable to the mod…[Leia mais] -
Alvaro Faria iniciou o tópico PNA Sec 4 – Va ou Vw? no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 5 meses atrás
Prezados, boa noite. Nas passagens abaixo em é correto interpretar que o livro está falando de Va ou Vwake? Obrigado,
• The radial distributions of mean longitudinal velocity and volumetric mean velocity have characteristics shapes.
– The open-type stern tends to provide a near uniform distribution with a magnitude comparable to the model spe…[Leia mais] -
Alvaro Faria iniciou o tópico PNA Sec 4 – Va ou Vw? no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 5 meses atrás
Prezados, boa noite. Nas passagens abaixo em é correto interpretar que o livro está falando de Va ou Vwake? Obrigado,
• The radial distributions of mean longitudinal velocity and volumetric mean velocity have characteristics shapes.
– The open-type stern tends to provide a nearuniform distribution
with a magnitude comparable to the model spe…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Pna no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 5 meses atrás
Stern post é o cadaste. Nesse exemplo seria o cadaste exterior.
Modelo autopropulsado sem apêndices » t = 0.2
Modelo autopropulsado com apêndices (leme + cadaste com borda quadrada) » t = 0.29
Modelo autopropulsado com apêndices (leme + cadaste com bordas afiladas) » t = 0.24
Abs
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Felinto Rabelo iniciou o tópico Pna no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 5 meses atrás
Bom dia.
Entendi a conceituação de t e a, quero apenas fechar o raciocínio com o exemplo que ele da no final do item 4.5.
Sendo assim, gostaria por gentil3za que me explicasse a frase da pagina 38, uma vez q nao consegui entender o que é o sternpost/post.
” with a plate rudder and square sternpost…. when the fore side of the post was faired int…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory, including angular motion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 7 meses atrás
Vou pedir para verificarem esse ponto
Obrigado
Abs
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nauticaleao respondeu o tópico Momentum Theory, including angular motion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 7 meses atrás
Obrigado pelas respostas.
Peço, por gentileza, que façam a edição da videoaula desse tópico (Aula 2 – PNA PROPULSÃO), pois o exemplo por lá ministrado não está correto.
Agradeço o Fórum no esclarecimento das dúvidas.
Abs -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory, including angular motion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 7 meses atrás
Considerando a passagem que diz:
ω2 = ω(1-b’)E usando os valores do meu exemplo de ω = 100 e ω2 = 20, temos:
20 = 100(1-b’)
b’ = 0,8Considerando a passagem que diz:
The angular velocity of the disk relative to the water will be reduced in consequence from to ω to ω(1-a’)
E usando o valor do meu exemplo, ω(1-a’) = 90, temos:
100(1-a’…[Leia mais]
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nauticaleao respondeu o tópico Momentum Theory, including angular motion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 7 meses atrás
O livro fala que ω2 = ω(1-b’) e que ω2/2 = a’ω, substituindo ω2 por ω(1-b’) na segunda equação usando os valores do exemplo, a conta não bate…
ω(1-b’)/2 = a’ω
100(1-0,2)/2 = 0,1.100
0,4 = 0,1 (essa igualdade não é verdadeira)…Você também mencionou que ω2=20 e ω(1-b’)=80, ω2 não deveria ser igual a ω(1-b’)?
Abs
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nauticaleao respondeu o tópico Momentum Theory, including angular motion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 7 meses atrás
Obrigado pelas respostas.
Abs
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