Rafael Branco
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marcosvbs iniciou o tópico Cavitation Number para supercavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses, 1 semana atrás
Boa noite. Naquela parte do 10.8 que diz que o CN deve ser menor ou igual a 0,045. CN depende do escoamento certo? Então não está se falando aqui do formato da pá? O que deve ser feito para alterar o CN? O livro cita o que deve ser feito? Obrigado
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marcosvbs respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses, 3 semanas atrás
Oi, na verdade eu estava estudando e me veio essa dúvida. Nenhuma passagem específica. Conceitual mesmo. Por exemplo, se diminuir o AR, aumenta-se o arrasto induzido (PNA Resistência quando fala de abatimentos < 5 graus). Se aumenta o arrasto poderia pensar que eficiência L/D tenderia a diminuir. Aqui uma AR menor reduz eficiência? Só que aqui…[Leia mais]
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marcosvbs iniciou o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses, 3 semanas atrás
Bom dia. Existe alguma relação entre AR e eficiência de uma pá de propulsor? Obrigado
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marcosvbs respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses, 3 semanas atrás
Na minha apostila de PNA Propulsão, pg 58, item 10.10 (propulsores parcialmente submersos) – 3o item das vantagens:
“A redução do perigo de erosão possibilita usar menores razões de área de pá, o que reduz a fricção e afeta a eficiência positivamente.”
Dúvida: por que usando menores razões de área de pá vai melhorar a eficiência? (o carregament…[Leia mais]
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marcosvbs iniciou o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses, 3 semanas atrás
Olá. Se é possível usar menores razões de área de pá, isso não estaria aumentando o carregamento? Por que isso afeta a eficiência positivamente? Obrigado
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marcosvbs iniciou o tópico Super cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses, 3 semanas atrás
Bom dia. Não entendi a lógica quando diz que, para atingir baixos valores de cavitation number, o pitch ratio tem que ser menor do que para propulsores convencionais. Obrigado
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rmendes e Rafael Branco agora são amigos 9 meses, 4 semanas atrás
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