rafaell
@rafaell
ativo 4 anos, 5 meses atrás-
marcosvbs respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses atrás
Oi, na verdade eu estava estudando e me veio essa dúvida. Nenhuma passagem específica. Conceitual mesmo. Por exemplo, se diminuir o AR, aumenta-se o arrasto induzido (PNA Resistência quando fala de abatimentos < 5 graus). Se aumenta o arrasto poderia pensar que eficiência L/D tenderia a diminuir. Aqui uma AR menor reduz eficiência? Só que aqui…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses atrás
Ola,
Depende do contexto e demais variáveis.
Qual frase do livro gerou a dúvida?
Abs
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marcosvbs iniciou o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses atrás
Bom dia. Existe alguma relação entre AR e eficiência de uma pá de propulsor? Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses atrás
Olá,
Com menor atrito, temos menos resistência, e assim, a eficiência aumenta.
O carregamento somente vai reduzir a eficiência se for excessivo.
Nesse caso, o arquiteto naval tem que buscar o melhor meio termo, onde se reduz a área de pá a fim de reduzir o atrito, sem carregar excessivamente o propulsor.
Abs
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marcosvbs respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses atrás
Na minha apostila de PNA Propulsão, pg 58, item 10.10 (propulsores parcialmente submersos) – 3o item das vantagens:
“A redução do perigo de erosão possibilita usar menores razões de área de pá, o que reduz a fricção e afeta a eficiência positivamente.”
Dúvida: por que usando menores razões de área de pá vai melhorar a eficiência? (o carregament…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses atrás
Olá,
Qual a frase/parágrafo completo original do livro ou da apostila que provém a dúvida?
Abs
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marcosvbs iniciou o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses atrás
Olá. Se é possível usar menores razões de área de pá, isso não estaria aumentando o carregamento? Por que isso afeta a eficiência positivamente? Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Super cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses atrás
Olá,
Para atingir um baixo cavitation number é necessario aumentar muito a RPM, a fim de baixar a pressão até full cavitation.
Porém, ao aumentar a RPM, que é a base do tirângulo de velocidades (fig. 10 e fig.11 do livro), a ângulo de ataque aumenta muito e sai do ideal. Então, para reajustar o ângulo de ataque ao valor ideal, o passo (pitch ra…[Leia mais]
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marcosvbs iniciou o tópico Super cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 meses atrás
Bom dia. Não entendi a lógica quando diz que, para atingir baixos valores de cavitation number, o pitch ratio tem que ser menor do que para propulsores convencionais. Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano atrás
Olá,
O augment of resistance é apenas uma das variáveis.
Diminuir a resistência do casco ao descarregar parte da camada limite para trás é outra variável.
Dependendo do projeto, essa segunda variável supera o augment of resistance.
Abs
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pedrolc respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano atrás
Compreendido que ele descarrega parte da CL para trás, resta a dúvida de como ele pode ser mais eficiente se ele causa o Augment of Resistence?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Olá,
No item 4.4 da apostila, temos a equação da eficiencia behind the hull.
Considerando 2pinQ = Pd, e reorganizando as variáveis, chegamos a expressão: Pd = T.Va / efficiency behind the hull
Abs
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pedrolc respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Item 4.7 da apostila, página 34 da apostila de 2022
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Olá,
O propulsor operando dentro da esteira, descarrega para trás parte da camada limite que causa resistência adicional ao casco do navio, o que melhora a eficiência do casco.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Tração X Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Olá,
Cavitação e super-cavitação, embora relacionadas, funcionam de forma distintas, uma vez que na cavitação temos água no back e na super-cavitação não temos água no back.
Na cavitação, de acordo com a frase abaixo, temos perda de empuxo após uma dada RPM:
“Cavitation is a phenomenon met with in highly loaded propellers in which, beyond…[Leia mais] -
marcosvbs iniciou o tópico Eficiência single X twin screw no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Olá. Por quais motivos os single screw são geralmente mais eficientes que os twin screw? Obrigado.
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marcosvbs iniciou o tópico Tração X Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Olá. Comparando cap 7 (item 7.6) e cap 10 (item 10.8). No cap 7 diz que a cavitação reduz tração e torque. E no item 10.8 diz que na supercavitação, aumentando RPM, continua aumentando a Tração pelo intradorso. Minha dúvida: quando diz que a cavitação reduz a tração é para uma RPM constante? Então mesmo cavitando, aumentando a RPM, a tração (suste…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Olá,
Qual a página e parágrafo do livro ou apostila onde consta essa expressão?
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Como se conclui que Pd = T.Va / efficiency behind the hull ?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 – Página 133 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Olá,
Esse valor representa o limite teórico que um propulsor ideal consegue gerar de empuxo quando a velocidade de avanço é igual a zero, uma vez que existe um limite do quanto a coluna de descarga consegue ser comprimida.
Abs
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