Raimundo Antônio Ferreira dos Santos
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htzamith iniciou o tópico Sect 10 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
Bom dia, na penultima pgn da apostila do regular tele 2019 (63)
fala que a presença de um leme pode ser benefica para tração e eficiencia. isso se atribui a recuperação de energia rotacional ou a algo mais?na mesma pgn tambem fala sobre o efeito do eixo inclinado em peq p/d e alto p/d. queria saber o porque da diferença. na qual baixo p/d pode…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Max esforco da pá no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
p.235: a pressão sobe devido ao choque mecânico da pá com a superfície da água
p.236: o loading (carregamento) da pá, ou seja força por unidade de área, será maior na posição inferior onde está em contato com a água, e não na parte superior onde está em contato com o ar.
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ppxdn respondeu o tópico Max esforco da pá no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
Tem razao, na parte de supercavitating nao tem. Falei errado. Estava querendo dizer parcially submergence.
pag 235 – very high pressures show up at the moment of entry (no graph do lado mostra pico na entrada da pá)pag 238 penultimo paragrafo do topico partially submergence aparece – between zero in top position and maximum in bottom position
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Max esforco da pá no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
1. Não achei nenhuma menção a supercavitating “at bottom” na p.238
Se puder transcrever a frase completa dos trechos, fica mais fácil de te ajudar.
2. O ângulo de ataque da pá fica fora da faixa ótima de operação devido à combinação da alto torque e baixa velocidade quando decolando.
Abs
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ppxdn iniciou o tópico Max esforco da pá no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
Olá!
Na pag 235 do PNA vi que no piercing surface props – very high pressures at moment of entry of the blade, vemos pelo graph que maior esforço é quando pá bate na água.
dps falando de supercavitating – o maior esforço é at bottom (qdo a pá está mais ao fundo) – p238Isso me deixou confuso, poderia me explicar por favor?
Uma curiosid…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico cavitation with model no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Olá,
Em tanque de prova, o propulsor é montado invertido, de maneira que a água chega pelo lado que não tem eixo, e sai pelo lado que tem o eixo.
Abs
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htzamith iniciou o tópico cavitation with model no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Bom dia, na pgm 178 um trecho fala sobre o driving shoft downstream. o que seia ele? quando penso em eixo, imagino apenas a montante do propulsor… seria parte do hub?
obgdo! -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Boswell x Luttmer no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
1) De forma simplificada é um sistema que se retroalimenta, intensificando o dano.
2) Quando a pá se entorta, o passo se altera.
3) O autor não explica o motivo do skew aumentar a divergência, e a frase seguinte afirma que isso não foi observado em propulsores náuticos, então não é possível explicar: “However, the instability itself has not y…[Leia mais]
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htzamith respondeu o tópico Boswell x Luttmer no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Boa noite, neste assunto de boswell e luttmer,
1) não entendi o que seria este divergencia estatica na crash stop.
2) deflexão elastica que aumenta o effective pitch?
3) o skew aumenta a suscetibilidade a divergencia por facilitar uma deformação na pá? que por consequencia aumentaria o effective pitch? -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Boswell x Luttmer no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Não da pra comparar porque o Boswell não mediu em situação de crash stop maneuvers, diferente do Luttmer.
No estudo do Luttmer em crash stop maneuvers, o esforços aumentaram drasticamente com o aumento do skew.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Bernoulli somente se aplica quando não existe perda ou entrada de energia no sistema.
Como no disco é inserido energia (em essência o combustível do navio), a pressão aumenta sem ocorrer diminuição de velocidade, de maneira que bem a ré do disco a pressão é igual à inicial, embora a velocidade seja maior.
Abs
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ppxdn iniciou o tópico Boswell x Luttmer no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Falando sobre Boswell –
They found considerably lower stresses for backing condition assuming equal maximum principal stresses on the face and back of the prop
Luttmer – Maximum stresses at the tip (trailing edge for normal ahead condition)
Ambos encontraram menores esforços nas pás na condição de backing? A diferença é apenas que Luttm…[Leia mais]
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htzamith respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Bom dia, se na seção 3 bem ar do disco onde temos Va(1+b) que é diferente de Va. Como que a pressão neste mesmo ponto vai ser a mesma que bem a vante do disco? onde a veloc é Va.
Tendo velocs diferentes vão ter a mesma pressão? Achei que a veloc deveria retornar a Va para reassumir a pressão p1 inicial do fluido. -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Olá,
Slip é a representação do quanto de água o propulsor acelerou para trás e que não foi convertida em movimento para vante.
Exemplo numérico:
Va = 10 nós, ou seja, propulsor tem um movimento para vante de 10 nós
Velocidade final do escoamento = 14 nós, o que significa um b.Va (= 0,4.10) de 4 nósNeste caso o slip é 4 nós.
Se você quiser a…[Leia mais]
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ppxdn iniciou o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Olá.
Gostaria de saber por que a slip ratio na momentum theory é dada por b.Va, ao contrario do que diz em outras partes do PNA.
Temos, por exemplo, 1- Va/Pn adiante. O que seria esse b? E por que as fórmulas sao diferentes?
Tb na parte da momentum theory, gostaria de saber se o valor raiz quadrada de 2 indica o coeficiente de tração quan…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Steam turbine no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Ola,
– Cada vez que a energia é convertida, ocorrem perdas. Assim, e energia mecânica de rotação gerada no motor, ao converter para elétrica na transmissão, e depois novamente para mecânica a fim de girar eixo com o propulsor, perde mais do que a transmissão mecânica que permanece como mecânica ao longo da transmissão.
– Quanto menor a RPM, men…[Leia mais]
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lbomgos iniciou o tópico Steam turbine no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Na Steam Turbine, segundo pg 13 da apostila 2020, A redução de RPM eletricamente gera maiores perdas na transmissão que a mecânica. Gostaria de saber o porque para me ajudar a decorar isso.
Além disso, pq o propulsor tem q estar a baixa RPM para ser mais eficiente? -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Skew e Rake no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
1) A jogada de cabelo é o skew. Rake é a inclinação da pá como um todo para frente ou para trás ao invés de ficar perpendicular ao eixo.
2) Na terça te mostro com figura na live.
Abs
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lbomgos iniciou o tópico Skew e Rake no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
1) Rake seria a “jogada de cabelo pro lado” da pá? Rake é uma distância ou um ângulo?
2) não entendi direito o conceito de reference line pra calcular o skew. A reference line seria o prolongamento do do raio do hub sendo esse raio do centro do hub até o centro da primeira corda q encosta no hub? Então pra cada altura da pa (indo do hub pro ti…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Vertical Axis Props no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Ola,
1) O texto do PNA não entra no detalhe do giro horário ou anti-horário, embora na figura esteja anti-horário, não se pode concluir que seja somente nessa direção.
2) Os dois sistemas precisam de linkages.
3) Essa figura não é o ideal para analisar o critério de Sparenberg pois VS não segue o critério.
Em resumo, a pá no extremo de v…[Leia mais]
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