rhafaelinfa
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pedrolc iniciou o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 mês, 1 semana atrás
Na figura 17 da apostila (diagrama da velocidade de uma pá), conclui-se que o ângulo de incidência é igual ao passo angular menos Bi.
O que seria esse Bi? -
pedrolc respondeu o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 meses, 3 semanas atrás
Perfeito.
Obrigado. -
pedrolc iniciou o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 meses, 3 semanas atrás
“reduzindo o passo quando rebocando, a máquina de um rebocador pode continuar trabalhando na máxima RPM”
Poderia explicar esse mecanismo? Na supercavitação a RPM aumenta e o passo diminui para que seja mantido o AOA ideal. No caso do CPP, não consegui visualizar no diagrama de velocidade como se dá essa relação. Pq a diminuição do passo possibili…[Leia mais]
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pedrolc respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 11 meses atrás
Compreendido que ele descarrega parte da CL para trás, resta a dúvida de como ele pode ser mais eficiente se ele causa o Augment of Resistence?
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pedrolc respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 11 meses, 4 semanas atrás
Item 4.7 da apostila, página 34 da apostila de 2022
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pedrolc iniciou o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 12 meses atrás
Como se conclui que Pd = T.Va / efficiency behind the hull ?
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pedrolc respondeu o tópico Super Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 6 meses atrás
Perfeito.
Obrigado. -
pedrolc respondeu o tópico Super Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 6 meses atrás
Página 64 da apostila (última pagina) e página 237 do livro:
Problemas a serem estudados
As grandes cavidades nas pás aumentam a interferência entre elas e possuem um efeito de bloqueio (blockage effect). Assim, os elementos da eficiência do casco são alterados (o thrust deduction factor diminui bastante) -
pedrolc iniciou o tópico Super Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Ao estudar os problemas da super cavitação, é explicado que as grandes cavidades nas pás aumentam a interferência entre elas, resultando em uma diminuição do thrust deduction factor.
A diminuição do thrust deduction não seria positiva? Não haveria menor aumento de resistência nesse caso? -
pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Como o Integrated Duct Propeller diminui a resistência do casco?
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pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Figura 43, pág 47 da apostila: É possível afirmar que o cavitation number 1,25 tem cavitação? Se sim, como?
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pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Outra:
Na página 149 do livro qdo ele diz:
(e) in general, for minimizing the cavitation and vibration, the open-type stern…
Me deparei com uma questão na qual o gabarito afirma que o tipo de popa (open-type stern) se refere a um navio de 1 eixo e que o experimento só foi realizado com navios de 1 eixo. Procede?Na apostila, letra c), pá…[Leia mais]
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pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Mais uma:
Na página 15 da apostila Pb(brake power) = 2 . pi . Q. n
Na página 34, qdo trata de propulsive efficiency Pd = T . Va / Nb = 2 . pi . n. Q
Ou seja, Pb seria igual a Pd? Pd não tem que ser menor do que Pb?
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pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
O Torque seria maior em open water do que behind the hull, correto? Mas pq?
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pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Em relação à Relative Rotative Efficiency, o que explica que no caso do single-screw o propulsor seja mais eficiente quando está instalado behind the hull (valor da eficiência entre 1 e 1,1) sob a influência de uma esteira bagunçada?
Obrigado -
pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Ah, então é essa confusão que estou fazendo.
Muito obrigado pelos esclarecimentos. -
pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Na aula, o Hércules explica que qdo o ângulo de zero de sustentação é negativo (por exemplo -3), e o perfil está operando com um ângulo geométrico positivo (AOA) de 10º, o ângulo de incidência hidrodinâmico seria 13º. E que o ângulo de incidência hidrodinâmico é sempre superior ao ângulo de ataque geométrico em um perfil assimétrico.
Anal…[Leia mais]
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pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Obrigado.
Só mais uma dúvida: no caso de uma seção assimétrica tb? Ou nesse caso o AOA é o ângulo geométrico?
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pedrolc respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
ângulo de incidência seria o ângulo de ataque?
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pedrolc iniciou o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Na figura 17 da apostila, o ângulo de ataque é o ângulo BÔC e se os inflow factors fossem ignorados o ângulo de ataque serio o ângulo AÔC? É isso?
O ângulo AÔC não estaria já considerando o inflow factor axial, já que a Va no ponto A já está considerando o slip?
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