Ricardo Reis
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Navegação aula 8 no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 5 meses atrás
Essa figura da apostila com o exemplo é igual à figura do livro do Comte Miguens, só esta colorida, e está correta.
Se ficar difícil de visualizar, a sugestão é desenhar em um papel as “situações extremas”, no caso, variando a posição do navio desde a marcação quando o Farol está exatamente ao Norte do navio (marcação 000), até a a situação ond…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Navegação aula 8 no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 5 meses atrás
Ola,
As marcações usam como referência o Norte Verdadeiro, que em qualquer ponto da imagem é uma linha exatamente na vertical, e sempre feitas do mar em direção ao farol.
Assim, se de cada uma das retas de marcações for traçada uma linha reta exatamente na vertical, e for contado o ângulo dessa linha vertical até cada uma das marcações…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Steam turbine no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Ola,
– Cada vez que a energia é convertida, ocorrem perdas. Assim, e energia mecânica de rotação gerada no motor, ao converter para elétrica na transmissão, e depois novamente para mecânica a fim de girar eixo com o propulsor, perde mais do que a transmissão mecânica que permanece como mecânica ao longo da transmissão.
– Quanto menor a RPM, men…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Skew e Rake no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
1) A jogada de cabelo é o skew. Rake é a inclinação da pá como um todo para frente ou para trás ao invés de ficar perpendicular ao eixo.
2) Na terça te mostro com figura na live.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Vertical Axis Props no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Ola,
1) O texto do PNA não entra no detalhe do giro horário ou anti-horário, embora na figura esteja anti-horário, não se pode concluir que seja somente nessa direção.
2) Os dois sistemas precisam de linkages.
3) Essa figura não é o ideal para analisar o critério de Sparenberg pois VS não segue o critério.
Em resumo, a pá no extremo de v…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Conclusões de Hadler – WAKE no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Olá,
São conceitos distintos.
A frase “the wake is most intense over the upper part of the disk, rather less so down the vertical centerline, and much smaller over the outer lower quadrants.” se refere à análise de pontos específicos, como por exemplo o valor de 0.73 no extremo superior.
A frase “The radial distributions of mean long…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Teorema de Bertz x Relative Rotative Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
A maior eficiência do single screw não é por ter inflow velocity diferente, e sim pelo propulsor estar dentro da esteira.
Se a esteira for homogênea melhor ainda será a eficiência.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico O Mestre-Amador no fórum Mestre-Amador 3 anos, 7 meses atrás
Ola,
Para prova de Mestre Amador e Capitão Amador a MB não exige nenhum curso preparatório, apenas passar na prova teórica.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 7 meses atrás
Ola,
Sim, significa que as velocidades induzidas são constantes.
Mas não é necessário que o formato da seção seja elíptico. A distribuição de sustentação ao longo da seção que deve seguir um formato elíptico como ilustrado na figura 15 do livro.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Inflow Angle and Agle of Attack – PNA Controlabilidade no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 8 meses atrás
Ola,
O “inflow angle” é o ângulo com a qual a água chega em um determinado ponto.
No caso do leme, o “ângulo de deflexão do leme” (Delta R) é igual ao “inflow angle” + o “angle of attack.”
A melhor figura para visualizar isso é a n.22. Nela o “inflow angle no leme” é o “Beta @ Rudder”.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Projeção de Mercator no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 10 meses atrás
Oi Marcelo,
Ele quis dizer que todos os círculos máximos, à exceção do Equador e dos Meridianos, não são representados por linhas retas.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Escala das ZPs no fórum As Zonas de Praticagem 3 anos, 10 meses atrás
Ola,
Se o Prático trabalha sozinho ele é remunerado por cada manobra que efetua. Se o Prático trabalha em uma sociedade (que é o mais comum), cada sociedade estabelece como prefere remunerar seus sócios, se por manobra efetuada, por divisão igualitária do montante, ou um percentual em cada formato.
O número de manobras por dia depende de cada Zo…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos, 3 meses atrás
Ola,
O loading seria a representação da força por unidade de área da pá do propulsor.
De forma prática, seria um propulsor que está realizando muita força para conseguir vencer a resistência experimentada pelo navio, logo é um propulsor que não está sendo eficiente, pois está descarregando muita água para trás com pouco avanço.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico O Prático no fórum O Prático 4 anos, 5 meses atrás
Oi Marcos,
Como os Práticos são profissionais autônomos, o lucro auferido por cada e sua respectiva carga de trabalho é informação privada, e eles não divulgam, portando não tenho essas informações para te dizer.
As informações disponíveis são as constantes na NORMAM-12, publicação disponível no site da DPC e que consta no edital do proces…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico O Prático no fórum O Prático 4 anos, 5 meses atrás
Oi Marcos,
A remuneração do Prático depende dos lucros da empresa de Praticagem de cada porto dependendo da movimentação de cada mês.
Como existem mais de 20 Zonas de Praticagem e os portos oscilam movimentação mês a mês, não é possível determinar uma remuneração média do Prático.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos, 5 meses atrás
Ola,
Bound vortex é a representação matemática do propulsor. Ou seja, não tem diferenciação entre bordo de ataque e bordo de fuga.
O “un/2” e o “un” são os correspondentes do “a” (no disco) e “b” (bem a ré do disco) da momentum theory, onde também temos que “b” = dobro de “a”
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Ciclo 8 R2 PNA Controlabilidade no fórum Dúvidas sobre a matéria 4 anos, 7 meses atrás
Oi Claudia, vou pedir pra ajustarem agora.
Obrigado
Abs
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Nicolas Klachquin respondeu o tópico Ciclo 8 – Rodada1/PNA Propulsão – Questao 17 no fórum Dúvidas sobre a matéria 4 anos, 9 meses atrás
Oi Claudia,
Isso é feito pra compensar o efeito da esteira (wake) que não é igual em todos os pontos (assunto da Section 4).
Como normalmente a esteira é maior próximo ao bosso do propulsor, sua velocidade de avanço nesse ponto será menor, e portanto para que o ângulo de ataque (angulo entre a velocidade de avanço e a face pitch) não seja dife…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Ciclo 8 – Rodada 1 / Questao 13 PNA Resistencia no fórum Dúvidas sobre a matéria 4 anos, 9 meses atrás
Oi Marcelo,
Desculpe a demora, o Diego teve uns problemas nos últimos dias e não conseguiu logar no fórum pra sanar sua dúvida, por isso eu vou te responder.
Na p.7 o livro fala sobre percentual da resistência (questão 12):
“Even in smooth, new ships it accounts for 80 to 85 percent of the total resistance in slow-speed ships and as much as 50…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico mudou a descrição do grupo Literatura Atualizada Praticante de Prático de”O objetivo seria que o CURSO H pudesse dispor de toda a literatura atualizada e/ou quais os melhores sites para que pudessemos comprar os livros, uma vez que no campo de "material de apoio" os sites não funcionam e/ou não sabemos quais as versão mais atualizadas dos livros.” para “O objetivo seria que o CURSO H pudesse dispor de toda a literatura atualizada e/ou quais os melhores sites para que pudessemos comprar os livros, uma vez que no campo de "material de apoio" os sites não funcionam e/ou não sabemos quais as versão mais atualizadas dos livros.
RESPOSTA:
Por uma questão de direitos autorais o Curso H não pode dispor de toda a literatura do edital.
Os links sugeridos são para ajudar os alunos a encontrar as publicações, mas como são de terceiros, por vezes são descontinuados e perdem a referência.
Nas apostilas do Curso você vai ter acesso aos resumos de todas as publicações nas suas versões mais recentes.
Para obter as publicações originais a sugestão é:
NORMAMs e demais publicações da Marinha: Site da DPC ou DHN conforme o caso
IMOs: buscar no google o nome completo e baixar direto do link da IMO. Exemplo: Resolution A.1045(27)
Obs: IMO de AIS vigente é a Resolution A.1106(29)
Nas aulas do Curso Regular, Curso de Exercícios e H-Quest é possível se manter atualizado das versões mais recentes pois a NORMAM-12 não é atualizada e o site da IMO também não.
Leis e Decretos: Site do Planalto ou da Câmara, buscar a versão mais atualizada.
Tug Use in Port 3ed, site official: https://www.tugandosv.com/books.php?id=25
Utilização de Rebocadores nos Portos 2ed, site oficial: http://www.fhm.org.br/livro-utilizacao-de-rebocadores-nos-portos-2a-edicao/
Meteorologia e Oceanografia 4ed, site oficial: https://www.velamar.com.br/livro-meteorologia-e-oceanografia.html
Shiphandling for the Mariner 5 ed.: vende em diversos sites com preços diversos.
Demais livros não possuem site oficial de venda.
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