Rilker Eufrásio
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fabiobs iniciou o tópico Secao 6 – rake no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
Desenho da Pag 36 da ap. 2022 online.
O rake aparece medindo com relação a seção hipotética da espessura. Não era pra ser com a outra curva? que é a projeção da pá?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Outros dispositivos no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
Olá,
Não tem resto para analisar.
Os fenômenos são:
– O propulsor operando dentro da esteira (água pra frente) melhora a eficiência.
– O propulsor operando na crista (água pra frente) tb melhora a eficiência.
Abs
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jonatan respondeu o tópico Outros dispositivos no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
É verdade!
Tirando, então, esse meu erro no raciocínio, de resto posso fazer essa análise comparativa ou teria mais algum outro erro?
Obg!
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Outros dispositivos no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
De acordo com a seção 4.4 do PNA Propulsão, a “wake” melhora a eficiência do propulsor do navio.
Abs
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jonatan iniciou o tópico Outros dispositivos no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
Boa noite!
Minha dúvida é na frase que diz que as paddles wheels funcionam melhor se colocadas sobre uma crista.
A primeira consideração que faço é que estou entendendo que a crista é da onda gerada pelo navio, que teria um movimento para vante no mesmo sentido do deslocamento do navio.
A segunda consideração é que na crista da a partícula…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitação no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Olá,
Essa parte não é a mais importante.
Mas o erro do seu raciocínio é correlacionar “altas velocidade” a seguir Fn. É o oposto. Se o Fn for igual para navio e modelo, o modelo será rebocado a velocidade bem menores que o navio, uma vez que a velocidade está no numerador e o comprimento no denominador.
A fim de seguir o Rn é que se usam alt…[Leia mais]
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jonatan iniciou o tópico Cavitação no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Bom dia!
No item 7.3, quando é explicado a incompatibilidade para se seguir o Fn e Rn é exposto que é melhor seguir Reynolds, o que me causou confusão.Eu entendi da seguinte forma:
Se seguir o Fn (testando na Froud speed of advance) o Rn seria muito baixo e geraria problemas de escala na fricção.
Se seguir o Rn a distribuição de pressão será dif…[Leia mais] -
pedrolc respondeu o tópico Momentum Theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Não consegui entender muito bem.
Minha dúvida é em relação a eficiência propulsiva em função apenas de Ct no Thrust Loading Coefficient (página 19 da apostila).
A apostila diz que “mantendo todas as outras propriedades constantes, o propulsor de maior área é, em geral mais eficiente.” Seria mais eficiente que o propulsor de menor área, corr…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
A resistência varia no mínimo com a velocidade ao quadrado, enquanto que varia linearmente com a área.
Assim, para um mesmo empuxo (Força), utilizar uma maior maior massa de água (área) é mais eficiente do que um maior aumento de velocidade (aceleração).
Abs
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pedrolc respondeu o tópico Momentum Theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Corrigindo: o propulsor de área maior é em geral mais eficiente.
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pedrolc iniciou o tópico Momentum Theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Mantendo as demais propriedades constantes, o propulsor de maior é em geral mais eficiente.
E quanto menor o aumento de velocidade tb. Pq o menor aumento de velocidade torna o propulsor mais eficiente?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Olá,
A linha que cai (gráfico inferior) é da pressão.
A velocidade (gráfico intermediário) aumenta nas proximidades do disco.
Abs
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jrguimaraes respondeu o tópico Momentum Theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
boa noite!
Nao entendi a relação da teoria com o grafico da figura 7. No moemnto em q diz secao 2 é o disco e ocorre a contraçao da race column, a linha de velocidade q sai da direita para esquerda cai (no grafico), mas o texto diz que a velocidade aumenta nesse ponto. -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Supercavitating props – PNA no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Olá,
Esse estudo é com navios de dois eixos, e não de um eixo.
Neste caso, a proximidade da ponta da pa superior com o casco prejudica a eficiência.
Abs
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ppxdn iniciou o tópico Supercavitating props – PNA no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Boa noite !
Na pagina 236, quando o autor fala sobre supercavitating props, logo no inicio da página, temos:
– Both torque and thrust were found to drop with decreasing clearance and attained lowest values of about 92% of the corresponding open water values.
Esse conceito tem alguma relação com o anterior apresentado sobre relative rotative ef…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Circulation theory X Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Olá,
1) Sim
2) Não
Abs
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Leonardo respondeu o tópico Circulation theory X Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Essa é uma informação de aula. Consta da Aula 02 de PNA Propulsão do Curso Regular, ao falar do tópico “The Momentum Theory”.
Me recordo de já ter sido cobrado em Simulado Comentado passado também, mas não estou conseguindo puxar de cabeça aqui em qual Questão.No final das contas:
1) Devo levar pra Prova então que a = b/2 é “exclusivo”…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Circulation theory X Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Olá,
Sim, o conceito é o mesmo.
Qual passagem diz que 1/2 do ganho antes X 1/2 do ganho após o propulsor só vale exclusivamente pra Momentum Theory?
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico PAG 171 – Boswell e Luttmer no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Olá,
Essa parte do livro é escrita de forma confusa mesmo, não tem raciocínio além desse que você escreveu.
Abs
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Leonardo iniciou o tópico Circulation theory X Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos atrás
Na pág. 143 do PNA, tópico 2.6, “Circulation Theory of Screw Propeller”, o PNA fala que “The induced velocity at the position of the bound vortex, i.e., at the propeller disk, is Un/2, or one half that at a great distance behind the propeller.”
Me parece que esta frase traduz a mesma ideia da Momentum Theory quando a Momentum Theory diz que “one…[Leia mais]
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