rodrigotranzillo
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Seção 4 Van Manen no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 21 horas atrás
Olá,
Um navio afilado com popa em forma de “V”, se possuir um hélice na linha de centro, como ocorre em alguns navios de guerra de três propulsores, o hélice na linha de centro terá esteira máxima no passeio superior, e esteira mínima no passeio inferior.
Abs
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marcosvbs iniciou o tópico Seção 4 Van Manen no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 21 horas atrás
Olá. Afirma-se que navios de popa afilada podem ter flutuações (torque e tração) maiores. Não entendi, wake nesse caso não seria mais homogênea? Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Seção 2 hub X pitch angle no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um dia atrás
Olá,
A redução do pitch angle é vista na “figura 13 – definição de hélix”.
Nesta figura, podemos observar que o ângulo entre a linha vertical preta e a linha azul escrita “tip” é menor que o ângulo entre a linha preta e a linha vermelha escrito root.
Ou seja, o ângulo aumentou da “tip” para o “root”.
Na aula do Curso Básico, Bloco 11 -…[Leia mais]
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marcosvbs iniciou o tópico Seção 2 hub X pitch angle no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um dia atrás
Olá. Pitch angle aumenta da ponta para o hub. Nao consegui visualizar isso olhando a figura 15 da apostila definição de passo angular, o passo diminui, mas o raio
tb diminui.. parece que o pitch angle aqui seria constante. Por que o pitch angle aumenta? Obrigado -
edbraga entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 dias atrás
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faleiromarco entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 4 dias atrás
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frp2025 entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 16 dias atrás
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badricio entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 17 dias atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico 4.7 Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Olá,
Assim como nD é defindo por PE/PD, nB é definido por PT/PD.
Para se chegar nessa relação, basta reorganizar os parêmetros de PD = T.VA/nB, e você fica com: nB = TVA/PD ou nB = PT/PD
Conceitualmente, significa que a definição de “eficiência atrás do casco” é dada pela relação do que foi obtido de trabalho útil, neste caso, o PT, que é o em…[Leia mais]
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natan201 iniciou o tópico 4.7 Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Olá,
Até a parte de nD = PE/PD, está tudo certo.
Para mexer nas letras e chegar a nD = nH.nR.nO também está tudo meio que ok, porém o autor parte de uma premissa que eu não entendi.
Como eles chegaram em Delivered Power (PD) = T.VA/nB? Essa informação está em algum extrato da publicação?
Até pq desenvolvendo PD = T.VA/nB, temos que PD = T.V…[Leia mais]
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thsilva entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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gabrielcsouza entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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vmussatol entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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karinabassan entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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thsilva entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitation induced vibrations and noise no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Olá,
As chapas do navio são enormes, portanto, oscilam em baixa frequência devido à flutuações de pressão.
Porém, as bolhas são formadas e implodem rapidamente, gerando ruído de alta frequência.
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Cavitation induced vibrations and noise no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Há alguma explicação física para a influência de flutuação de pressão ser de BAIXA frequência e os níveis de ruído serem de ALTA frequência?
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pedrolc respondeu o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Perfeito.
Obrigado -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Olá,
“Induzido” é algo que ocorre de forma não intencional.
Ocorre pela indução da direção do escoamento incidente devido ao campo de pressão no perfil, mudando a forma que o escoamento “enxerga” o perfil.
Porém, no paper original consta que isso diminui o camber. Já no PNA diz que aumenta o camber.
Então, como há essa divergência, e o li…[Leia mais]
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