Ronan Vieira
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory, including angular motion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 5 meses atrás
Isso é uma afirmação do autor baseado em matemática.
Se o propulsor possui uma velocidade rotacional (Omega ω) e a água adquire “uma parte” desta rotação, logo a água adquire um percentual da velocidade do propulsor.
Exemplo:
Velocidade de Rotação do Propulsor por Minuto = 100
Velocidade de Rotação da água não perturbada = 0
Velocidade de Ro…[Leia mais] -
nauticaleao respondeu o tópico Momentum Theory, including angular motion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 5 meses atrás
Gostaria de saber do porquê de w2/2 = a’.w, se isso é uma afirmação do autor igual a b=2a (onde não há explicação matemática / ou é desconhecida) ou se tem como chegar nesse resultado?
E se essa equação é válida substituindo a velocidade angular pela axial e o a’ pelo a, caso afirmativo como seria tal equação…
Tem um exemplo prático,…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory, including angular motion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 5 meses atrás
Essa parte da apostila é um resumo do desenvolvimento completo apresentado no livro nas paginas 134 e 135.
O “omega” representa a velocidade de rotação do disco. Então “a’ vezes omega” representa um percentual da velocidade de rotação do disco.
Abs
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nauticaleao iniciou o tópico Momentum Theory, including angular motion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 5 meses atrás
Eu entendi a relação do ganho de velocidade rotacional ser de metade antes do disco e metade depois, o mesmo que ocorre com a velocidade translacional. O que não ficou claro para mim foi essa relação de ” w2/2 = a’.w “. A primeira parte “w2/2” entendo como sendo a metade da velocidade angular bem a ré do disco, mas e a segunda parte da igual…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 6 – Influência do skew no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 anos, 2 meses atrás
Oi Fernando, são fenômenos distintos.
0.7R é onde ocorre a máxima sustentação na pá.
Entre o Hub e 0.5 R é onde ocorre o maior stress estrutural, ou seja, onde existe maior risco de entortamento ou outro dano na pá. Pode ocorrer próximo ao Hub que é onde a pá se fixa, ou se a solda for suficientemente robusta, neste caso pode ser em algum ponto…[Leia mais]
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Fernando Carvalho iniciou o tópico Section 6 – Influência do skew no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 anos, 2 meses atrás
Na página 38 da apostila há a seguinte frase, 3º parágrafo:
“Para os propulsores, o esforço máximo ocorre na região entre o HUD e 50% do Raio”
Na página 20, há a seguinte, 3º paragráfo:
“Nesses casos, o passo a 0,7R é normalmente tomado como o “passo médio representativo”, pois esse é o ponto aproximado onde a máxima sustentação é gerada” e a fu…[Leia mais] -
Diego Gomes Soares respondeu o tópico MAX BOC 3 to 6 deg no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 anos, 3 meses atrás
Perfeito! eu misturei os conceitos de hydrodynamic angle of incidence com angle of attack!
Continuo achando esquisito eles darem esse angulo como referência para maior L/D sendo que o L/D depende na verdade do angulo de incidência hidrodinâmico (se deslocarmos o alpha 0 da fig 4 para esquerda, todo o gráfico se moverá para esquerda)
Mas agor…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico MAX BOC 3 to 6 deg no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 anos, 3 meses atrás
Fala Diego,
Na figura 11, a linha “OC” é a “face pitch line”, ou seja, a linha da pá do propulsor. É esta linha que faz um ângulo alpha com o fluxo, que é o ângulo de ataque que o livro fala que tem que ser entre 3 e 6 graus.
A “zero lift line” está mais acima (quase no meio da pá) e o ângulo que ela faz com o fluxo é “alpha i”, de “ângulo d…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico MAX BOC 3 to 6 deg no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 anos, 3 meses atrás
Fala Diego,
Na figura 11, a linha “OC” é “face pitch line”, ou seja, a linha da pá do propulsor. É esta linha que faz um ângulo alpha com o fluxo, que é o ângulo de ataque que o livro fala que tem que ser entre 3 e 6 graus.
A “zero lift line” está mais acima (quase no meio da pá) e o ângulo que ela faz com o fluxo é “alpha i”, de “ângulo d…[Leia mais]
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Diego Gomes Soares respondeu o tópico MAX BOC 3 to 6 deg no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 9 anos, 3 meses atrás
Boa noite,
Página 137, “The angle BÔC is always small in an efficient propeller, usually in the region of 3 to 6 deg, at which angles the L/D ratio is approximately at its maximum value”Ouvi algumas pessoas dizendo que esse angulo BÔC seria o angulo de ataque no exemplo do pna.. e que seria plausível uma questão perguntando qual o “range”…[Leia mais]