Thiago Salcedo
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
O torque em essência representa o consumo de combustível.
Como a eficiência do casco melhora pelo
motivo da resposta acima, o torque exigido diminui.Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Olá,
O propulsor empurra parte da camada limite na descarga, melhorando a eficiência do casco.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Sim.
Mas “ângulo de incidência” e “ângulo de incidência hidrodinâmico” são coisas distintas.
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
É igual, inclusive no caso da figura a seção é assimétrica.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Sim
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Olá,
Sim, o ângulo de ataque com os inflow factors é o ângulo BÔC, e se os inflow factors fossem ignorados o ângulo de ataque seria o ângulo AÔC.
O slip existe em qualquer propulsor operando na água, independentemente dos inflow factors.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Bibliografia Recomendada para o exame de Capitão-Amador no fórum Capitão-Amador 1 ano, 7 meses atrás
Olá,
A publicação se chama:
AMERICAN PRACTICAL NAVIGATORO autor:
NATHANIEL BOWDITCH, LL.D.Você vai encontrar diversas versões físicas e digitais gratuitas no Google.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Literatura Atualizada no fórum Literatura Atualizada Praticante de Prático 1 ano, 8 meses atrás
Olá,
A Portaria 156 foi revogada.
A Portaria 37 é a válida e em teoria era pra estar disponível na internet, porém as vezes “some”.
Vou pedir para postarem junto do material acadêmico do curso.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Atualização P37/Lesta/Rlesta/N9 no fórum Literatura Atualizada Praticante de Prático 1 ano, 8 meses atrás
Olá,
A Portaria 156 foi revogada.
A Portaria 37 é a válida e em teoria era pra estar disponível na internet, porém as vezes “some”.
Vou pedir para postarem junto do material acadêmico do curso.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cloud Cavitation no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 9 meses atrás
Olá,
Livro não define de forma clara.
Eu interpreto que é fixa.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Dúvidas relativas as vídeo aulas no fórum Capitão-Amador 1 ano, 9 meses atrás
Olá,
Reportei para que façam a correção dos vídeos no sistema.
Quanto à profundidade dos assuntos, nas aulas de Capitão Amador é um pouco mais superficial porque é o suficiente pra prova de Capitão Amador.
Nas aulas específicas de Meteorologia do Curso Regular, os assuntos são explorados com muitos mais detalhes.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Dúvidas relativas as vídeo aulas no fórum Mestre-Amador 1 ano, 10 meses atrás
1) Arrais-Amador pode navegar em Navegação Interior, o que inclui águas consideradas abrigadas ou parcialmente abrigadas.
2) Para o Prático isso é irrelevante. O Prático é no mínimo Mestre-Amador ou Aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a 4, o que significa que tem habilitação para navegar tanto em navega…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Dúvidas relativas as vídeo aulas no fórum Mestre-Amador 1 ano, 11 meses atrás
Olá,
Não entendi bem sua dúvida.
1) Qual página do livro ou apostila consta a informação de “águas parcialmente abrigadas”?
2) Não tem nome específico.
3) Qual Artigo da LESTA consta essa informação?
4) Qual página do livro ou apostila consta a informação de “águas parcialmente abrigadas”?
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Secao 6 – rake no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 11 meses atrás
Olá,
Essa figura é igual a do livro.
O conceito relevante para a prova é que o rake é o caimento do propulsor para vante ou para ré.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Outros dispositivos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 11 meses atrás
Olá,
Não tem resto para analisar.
Os fenômenos são:
– O propulsor operando dentro da esteira (água pra frente) melhora a eficiência.
– O propulsor operando na crista (água pra frente) tb melhora a eficiência.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Outros dispositivos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 11 meses atrás
De acordo com a seção 4.4 do PNA Propulsão, a “wake” melhora a eficiência do propulsor do navio.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Acidente na ponte Rio Niterói no fórum Dúvidas sobre a matéria 1 ano, 11 meses atrás
Olá,
O navio deste acidente não estava com prático a bordo.
Porém, o assunto “colisão” pode ser estudado dentro da bibliografia do edital do PSCPP na NORMAM-09/DPC e na Lei 2.180 do Tribunal Marítimo.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Dúvida Cavitação no fórum Dúvidas sobre a matéria 2 anos atrás
Olá,
p0-pV é a pressão total disponível (total pressure available).
p0 é a pressão hidrostática
(pA + pgh) é a pressão estática totalAbs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Carta Sinótica no fórum Dúvidas sobre a matéria 2 anos, 1 mês atrás
Sim, o conceito é esse.
O autor da assertiva pensou na circulação como um todo, que faz curva ao redor dos centros de pressão, diferentemente das ondas.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsão- Harmonic Components no fórum Dúvidas sobre a matéria 2 anos, 1 mês atrás
Olá,
Os números 0 a 20 são as harmônicas, ou seja, as frequências múltiplas da frequência fundamental da análise de Fourier da esteira de um dado navio que possua um propulsor de um dado número de pás.
Ao saber quais harmônicas estão presentes podemos matematicamente determinar as variações de empuxo e torque para esse propulsor.
Abs
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