Thomaz João Bortolin
-
ppxdn iniciou o tópico Vertical Axis Props no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Primeiramente gostaria de agradecer as demais duvidas respondidas, evito gerar notificacoes desnecessarias agradecendo individualmente cada resposta.
Hoje queria entender melhor os Vertical-Axis Propellers de Other Propulsion Devices:
O kirsten-boeing e o VS sempre giram sentido anti horario (me referindo ao propulsor)?
Somente as pás do VS…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Conclusões de Hadler – WAKE no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Olá,
São conceitos distintos.
A frase “the wake is most intense over the upper part of the disk, rather less so down the vertical centerline, and much smaller over the outer lower quadrants.” se refere à análise de pontos específicos, como por exemplo o valor de 0.73 no extremo superior.
A frase “The radial distributions of mean long…[Leia mais]
-
ppxdn iniciou o tópico Conclusões de Hadler – WAKE no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Olá! Gostaria de saber como vocês mestres enxergam as conclusões do Hadler em relação ao diagrama de wake apresentado pelo próprio PNA para Single Screw (figura pag 147). Falando sobre wake:
Hadler – Esteira mais intensa no centro e menos intensa no raio externo (se afastando do centro)
Para PNA – Mais intensa parte superior, diminuindo confo…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Teorema de Bertz x Relative Rotative Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
A maior eficiência do single screw não é por ter inflow velocity diferente, e sim pelo propulsor estar dentro da esteira.
Se a esteira for homogênea melhor ainda será a eficiência.
Abs
-
ppxdn iniciou o tópico Teorema de Bertz x Relative Rotative Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Olá!
Estou com um problema tentando conectar a ideia de Bertz de que para um propulsor ser mais eficiente precisa atuar como uma folha rigida, mantendo inflow velocity iguais ao longo do propulsor.
Mais adiante, quando falamos de Relative Rotative Efficiency, mostra que ter inflow velocities diferentes (caso de single screw com heterogeneidade…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 7 meses atrás
Ola,
Sim, significa que as velocidades induzidas são constantes.
Mas não é necessário que o formato da seção seja elíptico. A distribuição de sustentação ao longo da seção que deve seguir um formato elíptico como ilustrado na figura 15 do livro.
Abs
-
htzamith respondeu o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 7 meses atrás
Boa noite, na pgn 143 fala sobre a smallest energy loss from induced velocities. nesse contexto falando que a helicoidal vortex seria empurrada como uma folha rigida, não seria o mesmo que dizer que todas as induced velocities ao longo da folha são constantes?
Entendi então, que para obter as inflow velocities iguais para cada elemento de pá, o f…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos, 3 meses atrás
Ola,
O loading seria a representação da força por unidade de área da pá do propulsor.
De forma prática, seria um propulsor que está realizando muita força para conseguir vencer a resistência experimentada pelo navio, logo é um propulsor que não está sendo eficiente, pois está descarregando muita água para trás com pouco avanço.
Abs
-
htzamith respondeu o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos, 3 meses atrás
Boa tarde queria entender como que momentum theory chegou a conclusão de que a eficiencia possui um limite máximo que varia com o carregamento. mais força (loading) exercida representa maior taxa de trabalho util obtido? não entendi bem o sentido nessa afirmativa, nesta conclusão.
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos, 5 meses atrás
Ola,
Bound vortex é a representação matemática do propulsor. Ou seja, não tem diferenciação entre bordo de ataque e bordo de fuga.
O “un/2” e o “un” são os correspondentes do “a” (no disco) e “b” (bem a ré do disco) da momentum theory, onde também temos que “b” = dobro de “a”
Abs
-
htzamith iniciou o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos, 5 meses atrás
Na pg 26 apostila do tele 2019. veloc induzida na posição do bound vortex é un/2 metade da veloc induzida bem a ré do prop.
Não entendi como isso ocorre. pelo que entendi a veloc é un na leading edge, un/2 na borda de fuga.. e bem ar é un de novo? poderia justificar esta frase da apostila? obrigado. -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 7 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 2 meses atrás
Oi Alvaro,
1. O camber induzido não é representado e nem definido no PNA, somente é citado nessa frase solta. Vc pode interpretar ela de duas formas:
a)Erro do livro.
b)Com ângulo de ataque muito grande (dentro da esteira), o fluxo separa e não acompanha o perfil até o bordo de fuga. Com o ângulo de ataque pequeno (fora da esteira), o fluxo…[Leia mais] -
Alvaro Faria iniciou o tópico Section 7 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 2 meses atrás
Prezados, bom dia
Poderiam auxiliar na compreensão das passagens abaixo ?Leaving the wake peak a blade section camber increase is induced when the angle of attack decreases again.
Sheet cavitation at the leading edge disappears and bubbles are formed at the midchord position.1.Pq ao se deixar o pico esteira há um aumento no camber da s…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Experimento de Hadler no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 2 meses atrás
Sim
-
Vinicius Fernandes iniciou o tópico Experimento de Hadler no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 2 meses atrás
Pessoal, Boa tarde.
Ref ao Propulsão, Tandem e Contrarotationg(7):
No experimento de Hadler o ranking de eficiencia dos propulsores ficou conforme abaixo?
1- Contrarotating
2- Single Screw 5 pás
3- Twin Screw original
4- Tandem
5- Single Screw 9 pás -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Detrimental effects of cavitation no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Acima do zero: Pressões Negativas (downstream side da seção) » p.178 “It is seen that cavitation reduces the under-pressure peak at the leading edge, spreading it out over the chord length”
Abaixo do zero: Pressões Positivas (upstream side da seção)
Lift: Área do gráfico delimitada pelas linhas
Drag: Não representado
Cada uma das linhas re…[Leia mais]
-
Felinto Rabelo iniciou o tópico Detrimental effects of cavitation no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Bom dia. Poderia por gentileza me explicar o gráfico da pag. 179 (fig.39).
Nao consegui distinguir onde estaria o drag e lift. (Acima ou abaixo do eixo 0)
Alem disso, nao seria positivo para baixo e negativo para cima, como na fig 29 da pag 172?Obrigadao
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico PNA Sec 4 – Va ou Vw? no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Oi Alvaro,
Mean longitudinal velocity é a velocidade de avanço média para um dado raio no sentido longitudinal.
Nos pontos em que o livro se refere à velocidade da esteira ele deixa explícito citando “wake speed”, “wake fraction” ou similares, mas sempre com o termo “wake”.
Abs
-
Alvaro Faria iniciou o tópico PNA Sec 4 – Va ou Vw? no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Prezados, boa noite. Nas passagens abaixo em negrito é correto interpretar que o livro está falando de Va ou Vwake? Obrigado,
• The radial distributions of mean longitudinal velocity and volumetric mean velocity have characteristics shapes.
– The open-type stern tends to provide a near uniform distribution with a magnitude comparable to the mod…[Leia mais] -
Alvaro Faria iniciou o tópico PNA Sec 4 – Va ou Vw? no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Prezados, boa noite. Nas passagens abaixo em é correto interpretar que o livro está falando de Va ou Vwake? Obrigado,
• The radial distributions of mean longitudinal velocity and volumetric mean velocity have characteristics shapes.
– The open-type stern tends to provide a near uniform distribution with a magnitude comparable to the model spe…[Leia mais] - Carregar mais