thsilva
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Seção 4 Van Manen no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 dias atrás
Olá,
Um navio afilado com popa em forma de “V”, se possuir um hélice na linha de centro, como ocorre em alguns navios de guerra de três propulsores, o hélice na linha de centro terá esteira máxima no passeio superior, e esteira mínima no passeio inferior.
Abs
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marcosvbs iniciou o tópico Seção 4 Van Manen no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 dias atrás
Olá. Afirma-se que navios de popa afilada podem ter flutuações (torque e tração) maiores. Não entendi, wake nesse caso não seria mais homogênea? Obrigado
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Seção 2 hub X pitch angle no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 dias atrás
Olá,
A redução do pitch angle é vista na “figura 13 – definição de hélix”.
Nesta figura, podemos observar que o ângulo entre a linha vertical preta e a linha azul escrita “tip” é menor que o ângulo entre a linha preta e a linha vermelha escrito root.
Ou seja, o ângulo aumentou da “tip” para o “root”.
Na aula do Curso Básico, Bloco 11 -…[Leia mais]
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marcosvbs iniciou o tópico Seção 2 hub X pitch angle no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 4 dias atrás
Olá. Pitch angle aumenta da ponta para o hub. Nao consegui visualizar isso olhando a figura 15 da apostila definição de passo angular, o passo diminui, mas o raio
tb diminui.. parece que o pitch angle aqui seria constante. Por que o pitch angle aumenta? Obrigado -
edbraga entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 4 dias atrás
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faleiromarco entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 7 dias atrás
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frp2025 entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 19 dias atrás
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badricio entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 20 dias atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico 4.7 Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Olá,
Assim como nD é defindo por PE/PD, nB é definido por PT/PD.
Para se chegar nessa relação, basta reorganizar os parêmetros de PD = T.VA/nB, e você fica com: nB = TVA/PD ou nB = PT/PD
Conceitualmente, significa que a definição de “eficiência atrás do casco” é dada pela relação do que foi obtido de trabalho útil, neste caso, o PT, que é o em…[Leia mais]
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natan201 iniciou o tópico 4.7 Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um mês atrás
Olá,
Até a parte de nD = PE/PD, está tudo certo.
Para mexer nas letras e chegar a nD = nH.nR.nO também está tudo meio que ok, porém o autor parte de uma premissa que eu não entendi.
Como eles chegaram em Delivered Power (PD) = T.VA/nB? Essa informação está em algum extrato da publicação?
Até pq desenvolvendo PD = T.VA/nB, temos que PD = T.V…[Leia mais]
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thsilva entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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gabrielcsouza entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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vmussatol entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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karinabassan entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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thsilva entrou no grupo
Literatura Atualizada Praticante de Prático 2 meses atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitation induced vibrations and noise no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Olá,
As chapas do navio são enormes, portanto, oscilam em baixa frequência devido à flutuações de pressão.
Porém, as bolhas são formadas e implodem rapidamente, gerando ruído de alta frequência.
Abs
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pedrolc iniciou o tópico Cavitation induced vibrations and noise no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Há alguma explicação física para a influência de flutuação de pressão ser de BAIXA frequência e os níveis de ruído serem de ALTA frequência?
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pedrolc respondeu o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Perfeito.
Obrigado -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses atrás
Olá,
“Induzido” é algo que ocorre de forma não intencional.
Ocorre pela indução da direção do escoamento incidente devido ao campo de pressão no perfil, mudando a forma que o escoamento “enxerga” o perfil.
Porém, no paper original consta que isso diminui o camber. Já no PNA diz que aumenta o camber.
Então, como há essa divergência, e o li…[Leia mais]
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