fbpx

Ciclo 8 – Rodada 1 / Questao 13 PNA Resistencia

Home Fóruns Raiz Dicas e Grupos de Estudo Dúvidas sobre a matéria Ciclo 8 – Rodada 1 / Questao 13 PNA Resistencia

Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Avatar Moderador Acadêmico 4 anos, 2 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #5749
    Avatar
    jmarcelogm
    Participante

    Olá Diego, boa tarde

    No exercício 12 de PNA Resistência, ciclo 8 / rodada 1, voce nos apresenta que a Resistência Friccional do graneleiro representa de 80-85% da resistência total daquele navio.

    Na questão 13, logo em seguida, você questiona qual percentual de resistência pela forma do navio, tendo em vista o mesmo exemplo. Se 85% foi da friccional sobraria 15% a serem distribuídas entre as outras resistências.

    A resposta correta desse exercício marca que a resistência da forma do navio seria de 40% da resistência friccional, o que totalizaria uns 30%, e a nossa resistência total passaria de 100% ? Poderia explicar isso melhor ?

  • #5755

    Oi Marcelo,

    Desculpe a demora, o Diego teve uns problemas nos últimos dias e não conseguiu logar no fórum pra sanar sua dúvida, por isso eu vou te responder.

    Na p.7 o livro fala sobre percentual da resistência (questão 12):
    “Even in smooth, new ships it accounts for 80 to 85 percent of the total resistance in slow-speed ships and as much as 50 percent in high-speed ships.”

    Já na p.28 o livro fala sobre o coeficiente da resistência, que é somente um dos parâmetros da fórmula da resistência (questão 13):
    “For surface ships the intercept Crm has been found to vary from 5 to 15 percent of CFOM in warships and up to 40 percent or more in full cargo ships.”

    Então como uma frase discorre sobre o percentual da resistência, e a outra frase sobre o percentual de um coeficiente de resistência e não da resistência em sí, não é possível juntar as duas e fazer um cálculo como vc exemplificou, e por esse motivo o resultado que vc obteve é um valor maior que 100%.

    Abs

Você deve fazer login para responder a este tópico.