fbpx

Navegação aula 8

Home Fóruns Raiz Dicas e Grupos de Estudo Dúvidas sobre a matéria Navegação aula 8

Este tópico contém 3 respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Avatar Moderador Acadêmico 2 anos, 9 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #7639
    Avatar
    alexrabap22
    Participante

    Duvida na explicação do Prof: Paulo freitas na aula 8 navegação ex: 1 pagina 2 da apostila.
    Onde ele explica, emprego de linha de posição de segurança.
    não entendi as marcaçoes feitas de perigo a BE do farol que e mencionado, ele explica que da direita para esquerda tem as marcaçoes M3=005º, M=010º, M1=015º e M2=020 se tenho como base meu rumo verdadeiro o N logo o farol tambem se enconta na posição N como na imagem da apostila, não entendo as marcações como foram feitas. se meu rumo é 000 a boreste seria 010º,020º, 030º… como ele fez para fazer esta marcação apartir do farol?

  • #7641

    Ola,

    As marcações usam como referência o Norte Verdadeiro, que em qualquer ponto da imagem é uma linha exatamente na vertical, e sempre feitas do mar em direção ao farol.

    Assim, se de cada uma das retas de marcações for traçada uma linha reta exatamente na vertical, e for contado o ângulo dessa linha vertical até cada uma das marcações do farol, os valores encontrados serão os representados na figura.

    Abs

  • #7648
    Avatar
    alexrabap22
    Participante

    perfeito entendi , sendo que se eu olhar apartir do meu ponto no mar e avistar um farol por boreste da direita para a esquerda as marcaçoes em graus diminuiriam e na marcação do exemplo elas aumentam…

    você explica que ela e feita do mar em direção ao farol, seria então ex: M3=005º a minha posição com visada do farol, e assim sucessivamente

  • #7649

    Essa figura da apostila com o exemplo é igual à figura do livro do Comte Miguens, só esta colorida, e está correta.

    Se ficar difícil de visualizar, a sugestão é desenhar em um papel as “situações extremas”, no caso, variando a posição do navio desde a marcação quando o Farol está exatamente ao Norte do navio (marcação 000), até a a situação onde o navio marca o Farol a Leste (marcação 090).

    Neste caso, as marcações variam no mesmo padrão desse exemplo da apostila/livro.

    Abs

Você deve fazer login para responder a este tópico.