fbpx
Praticagem de Belém investe em balizamento virtual

Praticagem de Belém investe em balizamento virtual

Em maio, começa a operar na ZP-03 (Belém) o sistema de auxílio à navegação AIS-AtoN (Automatic Identification System – Aid to Navigation) do tipo Virtual, totalmente financiado pela Praticagem.

O sistema consiste em transmitir, por meio de uma estação em terra, sinais de AIS aos navios que navegarem no interior da Zona de Praticagem, conforme previsto no item 0219 da NORMAM-17 da Marinha do Brasil.

A decisão de investir na implantação do AIS-AtoN Virtual foi tomada em função da grande dificuldade de manutenção do balizamento existente, que acarretava baixo índice de eficácia do sistema em algumas áreas da ZP, em boa parte devido ao vandalismo.

Os sinais terão os nomes das boias, dos faróis, dos faroletes ou dos diferentes pontos de espera de prático. Caso o navio tenha o receptor AIS acoplado ao ECDIS (Electronic Chart Display and Information Systems) ou ao Radar, o símbolo na tela será um losango com um V inscrito, acompanhado do nome do auxílio à navegação correspondente e sendo visualizado como um alvo fixo de AIS.

Com o aprofundamento dos estudos sobre o tema, vislumbraram-se outras utilidades do novo sistema, como a transmissão da posição de diferentes pontos de embarque e a delimitação de perigos não balizados. Além disso, é muito utilizado em casos de ações de busca e salvamento (SAR), acidentes ou situações que exijam demarcação de áreas tanto proibidas quanto recomendadas à navegação.

Fonte: CONAPRA

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*