htzamith
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 mês, 3 semanas atrás
Olá,
Esse é ângulo de passo hidrodinâmico.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Material da prova de mestres no fórum Mestre-Amador 2 meses, 1 semana atrás
Olá,
Somente precisa de caneta, lápis/lapiseira, borracha, régua paralela e compasso.
Eu comprei a minha 10 anos atrás no link mais barato que achei na internet.
Sugiro comprar uma que tenha marcações (tracinhos) nas bordas, pq esses tracinhos facilitam ler os rumos na carta náutica.
Você vai ver os tracinhos nas bordas, na foto da régua d…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Pitch angle – Blade element theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses, 3 semanas atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio, que é o mesmo que diz a frase do livro.
Se o pitch angle aumenta da ponta ao hub, ou seja, tem um valor cada vez maior na medida que se aproxima do hub, este fica maior no hub e menor na ponta.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 2 meses, 3 semanas atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico IMO – RIPEAM e RIPEAM/COLREG no fórum Bibliografia recomendada para o PSCPP 3 meses atrás
Olá,
Antigamente a DPC disponibilizava uma versão digital gratuita do RIPEAM/COLREG através de seu site. Porém, de uns anos para cá esta prática foi encerrada e somente é possível adquirir a versão física do livro que contém os textos em inglês e português destas regras.
O link para compra é:
https://c…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Legislação Ciclo 13 Rod. 03 – Q.24 – Normam 311 no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 meses, 1 semana atrás
Olá,
Se tratando de questão da NORMAM-311, visando um PSCPP no Brasil, eu não pensaria em outros países.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 meses, 1 semana atrás
Olá,
Quando rebocando, a VA é pequena, gerando um AOA excessivo. Portanto, se o passo não for reduzido, o motor entra em sobrecarga.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico The momentum theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses atrás
Ola,
O correto é: “…the flow is frictionless”
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Empuxo X Vel.escoamento no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses atrás
Ola,
Se a velocidade do escoamento que incide no propulsor é maior, ou seja, se há maior velocidade de avanço, o ângulo de incidência da água na seção (ângulo de ataque) é menor.
Se o ângulo de incidência é menor, logo a força resultante é menor. E se a força resultante é menor, logo a componente de thrust (empuxo) é menor.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Jet propulsion no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 1 semana atrás
Olá,
A assertiva é falsa pois não é obrigatorio aumentar a área de descarga. Existem outras formas de melhorar a eficiência.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Van wheel no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses, 1 semana atrás
Olá,
A primeira frase compara “Low RPM large diameter” com “propulsor convencional”, onde o “Low RPM large diameter” economiza 8% de potência.
A segunda frase compara “propulsor convencional com a vane wheel” com “propulsor convencional”, onde ocorre economia de 9 a 12% dependendo do projeto de vane wheel.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitation Number para supercavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 2 semanas atrás
Olá,
Cavitation number depende:
– pressao estática = imersão da pá
– pressão de vapor = temperatura da água
– pressão dinâmica = velocidade do escoamentoAbs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 4 semanas atrás
Olá,
O conceito de arrasto induzido vale para qualquer perfil hidrodinâmico. Assim, considerando exclusivamente o arrrasto induzido, quanto maior a AR (maior envergadura com menor corda), maior a eficiência.
Porém, quanto maior a razão de aspecto, maior a espessura requerida próximo ao bosso, o que reduz a eficiência.
Então, a razão de aspec…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 4 semanas atrás
Ola,
Depende do contexto e demais variáveis.
Qual frase do livro gerou a dúvida?
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 4 semanas atrás
Olá,
Com menor atrito, temos menos resistência, e assim, a eficiência aumenta.
O carregamento somente vai reduzir a eficiência se for excessivo.
Nesse caso, o arquiteto naval tem que buscar o melhor meio termo, onde se reduz a área de pá a fim de reduzir o atrito, sem carregar excessivamente o propulsor.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses, 4 semanas atrás
Olá,
Qual a frase/parágrafo completo original do livro ou da apostila que provém a dúvida?
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Super cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
Para atingir um baixo cavitation number é necessario aumentar muito a RPM, a fim de baixar a pressão até full cavitation.
Porém, ao aumentar a RPM, que é a base do tirângulo de velocidades (fig. 10 e fig.11 do livro), a ângulo de ataque aumenta muito e sai do ideal. Então, para reajustar o ângulo de ataque ao valor ideal, o passo (pitch ra…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico LESTA no fórum Dúvidas sobre a matéria 8 meses, 1 semana atrás
Olá,
As novas aulas estão sendo gravadas pelo Hercules, e breve, ao finalizar a edição e revisão estarão no sistema.
Uma nova apostila também será disponibilizada em pdf no sistema acadêmico.
Mas por enquanto é possível estudar com a aula antiga, pois quanto a exclusão de conceitos relevantes, a nova LESTA apenas removeu a frase abaixo, que…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Arte Naval Cap.2 – Geometria do Navio no fórum Dúvidas sobre a matéria 8 meses, 3 semanas atrás
Olá,
O enunciado completo é:
O Prático efetua a manobra de um conteneiro calando 10 metros, quando devido a uma falha de máquinas e a elevada corrente, o mesmo encalha no banco da margem do canal abrindo um orifício de 0,10 m2 a cinco metros abaixo da superfície do mar. De acordo com Arte Naval, considerando um metro cúbico da água do mar pesando…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Duvida sobre manobra aula 01 no fórum Dúvidas sobre a matéria 10 meses, 2 semanas atrás
Olá,
Se o navio possuir dois propulsores e apenas 1 leme, este leme não estará posicionado na descarga dos propulsores, e por este motivo, não haverá o efeito do helical discharge.
Abs
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