Marcos de Souza
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitação no fórum Dúvidas sobre a matéria 2 anos, 11 meses atrás
Um maior ângulo de ataque gera maior compressão nas linhas do escoamento que contornam a pá.
Por sua vez, uma maior compressão, gera um aumento de velocidade nessas linhas do escoamento contornando a pá, que por Bernoulli, gera uma queda de pressão.
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitação no fórum Dúvidas sobre a matéria 2 anos, 11 meses atrás
Olá,
A velocidade linear com que o escoamento incide na pá do propulsor é chamada de velocidade de avanço, que varia com a esteira.
Se a esteira é maior, a velocidade de avanço é menor. Se a esteira é menor, a velocidade de avanço é maior.
Como o ângulo de ataque depende da velocidade de avanço, se a velocidade de avanço é menor, o ângulo de a…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico IMO- RES A.1045 no fórum Dúvidas sobre a matéria 2 anos, 11 meses atrás
Olá,
Groove = sulco
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico IMO- RES A.1045 no fórum Dúvidas sobre a matéria 2 anos, 11 meses atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Navegação Eletrônica no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 1 mês atrás
Olá,
A sugestão pro Curso Básico é focar nos conceitos apresentados nas aulas e apostilas.
Publicações originais seria uma etapa posterior.
No Curso Básico, sobre radar os conceitos selecionados são somente esses apresentados nessas aulas.
No Curso Regular ou de Exercícios existem conceitos adicionais.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico ARTE NAVAL CAP 12 Milha Medida no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 1 mês atrás
Nas provas passadas não cobraram esse conceito.
A sugestão é focar nos tópicos apresentados nas aulas e apostilas.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico ARTE NAVAL CAP 12 Milha Medida no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 1 mês atrás
Olá,
No Arte Naval o cálculo é realizado segundo o extrato abaixo da p.886:
“Para os navios de forma ordinária, navegando em velocidades que não excedam àquela correspondente a um coeficiente velocidade-comprimento igual a 0,9, verifica-se que a profundidade mínima para que não haja aumento na resistência à propulsão é igual a dez vezes o cal…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico EROG – 3ª Edição (2012) no fórum Bibliografia recomendada para o PSCPP 3 anos, 2 meses atrás
Sim, correto.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Navegação – Aula 09 no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 2 meses atrás
Olá,
O livro Navegação: A Ciência e a Arte (Miguens) não especifica esse ponto.
A sugestão para otimizar seu tempo de estudo é focar as dúvidas nos conceitos apresentados na aula, escritos nas apostilas ou escritos nas publicações originais.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Marinharia no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 2 meses atrás
Olá,
Em cabos de fibra natural não é mencionado pelo livro.
Em cabos de sintética existe alguma interferência na resistência de acordo com o tipo de trançado, mas nada é mencionado com relação a flexibilidade.
No Arte Naval p.472 na primeira tabela da pra ver alguma informação sobre isso.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico IMO – RIPEAM e RIPEAM/COLREG no fórum Bibliografia recomendada para o PSCPP 3 anos, 2 meses atrás
Se comprar o COLREG é inglês. Se comprar o RIPEAM é português.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico IMO – RIPEAM e RIPEAM/COLREG no fórum Bibliografia recomendada para o PSCPP 3 anos, 2 meses atrás
Olá,
Todos esses links são de terceiros, então com frequência ficam quebrados, ou a loja que vendia determinado livro fica sem estoque, ou a própria loja deixa de existir.
A recomendação é buscar no google a loja que venda o livro físico mais barato para o local onde você mora, ou baixar gratuitamente um PDF do RIPEAM na internet, mas não há um…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico IMO – RIPEAM e RIPEAM/COLREG no fórum Bibliografia recomendada para o PSCPP 3 anos, 2 meses atrás
Olá,
Oficial somente tenho conhecimento do livro impresso.
PDF existem algumas versões disponíveis online, mas que eventualmente traduzem um ou outro termo diferente, mas que conceitualmente são iguais.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Grandezas Comparativas no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 2 meses atrás
Olá
1. Arqueação bruta é fixa para um dado navio.
2. Arqueação líquida varia com a quantidade de combustível e mantimentos requeridos para uma dada viagem.Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Estabilidade no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 2 meses atrás
Olá,
1. Sim
2. Sim
3. Sim
4. CorretoAbs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Dispositivo de embarque do PRT no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 2 meses atrás
Olá,
Segue o literal da IMO A.1045(27):
“When a retrieval line is considered necessary to ensure the safe rigging of a pilot ladder, the line should be fastened at or above the last spreader step and should lead forward.”Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Navegação – Aula 06 no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 2 meses atrás
Na segunda posição, de 1000, existem duas retas se cortando, além da derrota no R 180.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico PNA Propulsão, Seção 2.6: no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 2 meses atrás
De forma simplificada, circulação é a representação matemática do lift.
O que tem nas pontas de uma asa finita são vortex de ponta, que não é o mesmo que circulação.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico PNA Propulsão, Seção 2.6: no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 2 meses atrás
A circulação varia da mesma forma que o lift.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Tug use in Port quarta edição? no fórum Bibliografia recomendada para o PSCPP 3 anos, 2 meses atrás
Sim, PNA a recomendação é estudar a versão de 1988.
Não há no momento nova edição de controlabilidade.
Abs
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