Moderador Acadêmico
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jonatan e
Moderador Acadêmico agora são amigos um ano atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitation Number para supercavitação no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
Cavitation number depende:
– pressao estática = imersão da pá
– pressão de vapor = temperatura da água
– pressão dinâmica = velocidade do escoamentoAbs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
O conceito de arrasto induzido vale para qualquer perfil hidrodinâmico. Assim, considerando exclusivamente o arrrasto induzido, quanto maior a AR (maior envergadura com menor corda), maior a eficiência.
Porém, quanto maior a razão de aspecto, maior a espessura requerida próximo ao bosso, o que reduz a eficiência.
Então, a razão de aspec…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Ola,
Depende do contexto e demais variáveis.
Qual frase do livro gerou a dúvida?
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
Com menor atrito, temos menos resistência, e assim, a eficiência aumenta.
O carregamento somente vai reduzir a eficiência se for excessivo.
Nesse caso, o arquiteto naval tem que buscar o melhor meio termo, onde se reduz a área de pá a fim de reduzir o atrito, sem carregar excessivamente o propulsor.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsores parcialmente submersos no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
Qual a frase/parágrafo completo original do livro ou da apostila que provém a dúvida?
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Super cavitação no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
Para atingir um baixo cavitation number é necessario aumentar muito a RPM, a fim de baixar a pressão até full cavitation.
Porém, ao aumentar a RPM, que é a base do tirângulo de velocidades (fig. 10 e fig.11 do livro), a ângulo de ataque aumenta muito e sai do ideal. Então, para reajustar o ângulo de ataque ao valor ideal, o passo (pitch ra…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico LESTA no fórum Dúvidas sobre a matéria um ano atrás
Olá,
As novas aulas estão sendo gravadas pelo Hercules, e breve, ao finalizar a edição e revisão estarão no sistema.
Uma nova apostila também será disponibilizada em pdf no sistema acadêmico.
Mas por enquanto é possível estudar com a aula antiga, pois quanto a exclusão de conceitos relevantes, a nova LESTA apenas removeu a frase abaixo, que…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Arte Naval Cap.2 – Geometria do Navio no fórum Dúvidas sobre a matéria um ano atrás
Olá,
O enunciado completo é:
O Prático efetua a manobra de um conteneiro calando 10 metros, quando devido a uma falha de máquinas e a elevada corrente, o mesmo encalha no banco da margem do canal abrindo um orifício de 0,10 m2 a cinco metros abaixo da superfície do mar. De acordo com Arte Naval, considerando um metro cúbico da água do mar pesando…[Leia mais] -
pedropac e
Moderador Acadêmico agora são amigos um ano atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Duvida sobre manobra aula 01 no fórum Dúvidas sobre a matéria um ano atrás
Olá,
Se o navio possuir dois propulsores e apenas 1 leme, este leme não estará posicionado na descarga dos propulsores, e por este motivo, não haverá o efeito do helical discharge.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
O augment of resistance é apenas uma das variáveis.
Diminuir a resistência do casco ao descarregar parte da camada limite para trás é outra variável.
Dependendo do projeto, essa segunda variável supera o augment of resistance.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
No item 4.4 da apostila, temos a equação da eficiencia behind the hull.
Considerando 2pinQ = Pd, e reorganizando as variáveis, chegamos a expressão: Pd = T.Va / efficiency behind the hull
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
O propulsor operando dentro da esteira, descarrega para trás parte da camada limite que causa resistência adicional ao casco do navio, o que melhora a eficiência do casco.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Tração X Cavitação no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
Cavitação e super-cavitação, embora relacionadas, funcionam de forma distintas, uma vez que na cavitação temos água no back e na super-cavitação não temos água no back.
Na cavitação, de acordo com a frase abaixo, temos perda de empuxo após uma dada RPM:
“Cavitation is a phenomenon met with in highly loaded propellers in which, beyond…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
Qual a página e parágrafo do livro ou apostila onde consta essa expressão?
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 – Página 133 no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
Esse valor representa o limite teórico que um propulsor ideal consegue gerar de empuxo quando a velocidade de avanço é igual a zero, uma vez que existe um limite do quanto a coluna de descarga consegue ser comprimida.
Abs
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vitorzamprogno e
Moderador Acadêmico agora são amigos um ano atrás
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Stopping no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
Olá,
Depende da publicação e do contexto.
Em PNA Propulsão não há essa informação.
Em PNA Controlabilidade depende do estudo.
No Tug Use in Port também depende do
tópico estudado.Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitação na face – AOA negativo no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 anos atrás
Olá,
1. Pode ocorrer na cloud, sobretudo quando a sheet se desfaz.
2. Sim.
3. Sim.Abs
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