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Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

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  • #4950

    O livro do Valgas no início é difícil mesmo, mas acho importante ler as publicações antes de assistir às aulas, mesmo sem entender muito.

    Após a leitura, durante a aula os conceitos ficam mais claros e é mais fácil acompanhar o raciocínio do professor.

    Depois de assistir às aulas e ler mais algumas vezes o livro, os conceitos se encacham.

    Futuramente, após construir a base de conhecimento com o Curso Regular, se vc tiver interesse o Curso de Exercícios também ajuda bastante pois as explicações costumam ser um pouco mais avançadas e complementam alguns pontos mais complexos do livro.

    Se tiver dúvida de alguma frase específica pode publicar no grupo de Meteorologia do Fórum que tento te ajudar.

    Adicionalmente, em Brasilia, São Paulo e Salvador existem as aulas com monitoria nos fds onde o professor poderá te auxiliar pessoalmente também.

    Essas aulas com monitoria já ocorreram em 5 fds e em todos eles os alunos gostaram muito do modelo.

    Quanto à sequência de visualização das matérias eu sugiro:

    1. Formação Naval;
    2. Legislação;
    3. Navegação 1;
    4. Navegação 2;
    5. Meteorologia (*);
    6. Comunicações (*);
    7. PNA Resistência;
    8. PNA Propulsão;
    9. PNA Controlabilidade;
    10. Shiphandling; e
    11. Rebocadores.

    Sendo que Comunicações e Meteorologia vc pode fazer concomitantemente com outras matérias para variar os assuntos de estudo visto que não possuem pré-requisitos.

    Legislação vc também pode fazer em concomitância com outras matérias, mas quanto antes melhor, pois nela é ensinada a NORMAM-12 que trata da vida do Prático.

    Entretanto essa opção de fazer duas matérias simultaneamente é uma questão de gosto.

    No Curso Regular Presencial costumam ser 2 matérias diferentes no mesmo dia, então uma outra opção é olhar o calendário com as respectivas matérias no site e organizar sua agenda de forma similar (eu prefiro a opção que citei antes).

    Abs

  • #4839

    Oi Alvaro,

    Mean longitudinal velocity é a velocidade de avanço média para um dado raio no sentido longitudinal.

    Nos pontos em que o livro se refere à velocidade da esteira ele deixa explícito citando “wake speed”, “wake fraction” ou similares, mas sempre com o termo “wake”.

    Abs

  • #4833

    Stern post é o cadaste. Nesse exemplo seria o cadaste exterior.

    Modelo autopropulsado sem apêndices » t = 0.2

    Modelo autopropulsado com apêndices (leme + cadaste com borda quadrada) » t = 0.29

    Modelo autopropulsado com apêndices (leme + cadaste com bordas afiladas) » t = 0.24

    Abs

  • #4653

    Oi Fred,

    Como a N-12 não é clara, infelizmente não tenho como responder sua pergunta.

    Acho que o ideal é você entrar em contato com a DPC que é mais seguro.

    Qualquer outra dúvida sobre a matéria em si posso te ajudar.

    Abs

  • #4607

    Oi Andre,

    As escalas são decididas em cada ZP pelo efetivo local, e pode ser alterada a qualquer momento por escolha deles, desde que não descumpram os requisitos mínimos estabelecidos pela N-12.

    A remuneração oscila de acordo com a movimentação no porto, contratos com armadores, efetivo de Práticos e acordo de distribuição de lucros de cada empresa de praticagem.

    Por isso infelizmente não tenho como te ajudar nessas dúvidas.

    Qualquer outra dúvida sobre trechos das publicações do edital pode postar que posso te ajudar.

    Abs

  • #4592

    Isso é uma afirmação do autor baseado em matemática.

    Se o propulsor possui uma velocidade rotacional (Omega ω) e a água adquire “uma parte” desta rotação, logo a água adquire um percentual da velocidade rotacional do propulsor.

    Exemplo:
    Velocidade de Rotação do Propulsor por Minuto = 100
    Velocidade Absoluta de Rotação da água não perturbada ω1 = 0
    Velocidade Absoluta de Rotação da água no propulsor = 10
    Velocidade Absoluta de Rotação da água a ré propulsor ω2 = 20

    Por isso: ω2/2 (Velocidade de Rotação da Água no propulsor) = a’ ω (Um percentual da velocidade de rotação do propulsor)

  • #4580

    Essa parte da apostila é um resumo do desenvolvimento completo apresentado no livro nas paginas 134 e 135.

    O “omega” representa a velocidade de rotação do disco. Então “a’ vezes omega” representa um percentual da velocidade de rotação do disco.

    Abs

  • #4109

    Oi Max,

    Nós não temos acesso ao resultado individual dos alunos, a divulgação do ano passado foi somente quais dos melhores aprovados eram alunos do Curso H, divididos por região, baseado na lista de aprovados que a DPC divulga no site deles.

    Para obter a sua nota específica tem que requerer à DPC, acredito que através da CP/DL/AG do local da sua prova.

    Abs

  • #3967

    Oi Fernando, são fenômenos distintos.

    0.7R é onde ocorre a máxima sustentação na pá.

    Entre o Hub e 0.5 R é onde ocorre o maior stress estrutural, ou seja, onde existe maior risco de entortamento ou outro dano na pá. Pode ocorrer próximo ao Hub que é onde a pá se fixa, ou se a solda for suficientemente robusta, neste caso pode ser em algum ponto acima dela, mas antes de 0.5R.

    Abs

  • #3962

    Em todas as provas, tanto de Capitão Amador como de Prático, nas questões que eram necessárias informações sobre essas publicações, a própria prova trazia um anexo com o extrato do trecho necessário. Então na prática não é necessário possuir as publicações.

    Mas se vc quiser comprar, o site que a DHN recomenda é:

    https://www.cartasnauticasbrasil.com.br/

    Quanto à data de venda da versão 2018 é melhor perguntar direto na loja, porque também depende de variáveis especificamente deles.

    Abs

  • #4605

    Vou pedir para verificarem esse ponto

    Obrigado

    Abs

  • #4603

    Considerando a passagem que diz:
    ω2 = ω(1-b’)

    E usando os valores do meu exemplo de ω = 100 e ω2 = 20, temos:

    20 = 100(1-b’)
    b’ = 0,8

    Considerando a passagem que diz:

    The angular velocity of the disk relative to the water will be reduced in consequence from to ω to ω(1-a’)

    E usando o valor do meu exemplo, ω(1-a’) = 90, temos:

    100(1-a’) =90
    a’ = 0,1

    Substituindo os valores na expressão ω2/2 = a’ω:

    20/2 = 0,1*100

    Abs

  • #4596

    O livro diz:

    The angular velocity of the disk relative to the water will be reduced in consequence from ω to ω(1 -a’)

    Sendo velocidade relativa, a expressão ω(1-a’) vai ser igual a 90.

    Com relação ao ω2, o livro diz que é a velocidade angular final (velocidade absoluta), que no meu exemplo é 20.

    “where ω1 and ω2 are the initial and final angular velocities

    Como o livro diz que ω2 = ω(1-b’)

    A expressão ω(1-b’) vai ser igual a 20.

    A equação no caso longitudinal não consta no livro e segundo o edital o desenvolvimento matemático das equações não faz parte da prova, por isso sugiro não focar o estudo nesses pontos.

    Você teria que escrever que o “aumento da velocidade no propulsor” » bVa/2

    é igual a um “percentual da velocidade” » a

    que multiplica…

    Opção1: “fluxo” no caso do propulsor parado e o fluxo passando (como ocorre nos estudos apresentados no PNA) » V fluxo

    Opção 2: “navio” no caso da água parada e o navio andando (como ocorre no mundo real) » V navio

  • #4473

    A DHN e a DPC atualizaram seu sites e os links foram modificados.

    Vc pode ter acesso a eles por aqui:

    https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-segnav/publicacoes

    https://www.marinha.mil.br/dhn/?q=pt-br/normas-legislacoes

    http://www.dpc.mar.mil.br/normas/normam

    Abs

  • #3850

    Pra efeito de estudo para a prova teórica é gosto pessoal.

    Se for eletrônica vc pode baixar de graça no site da DHN. O programa para abrir a carta vc pode baixar algum gratis tb como o OpenCPN.

    Se for para estudar para a PPO vc vai precisar da Carta de papel para poder fazer o traçado da faina.

    Abs

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