fbpx

Escala das ZPs

Home Fóruns Raiz Profissão As Zonas de Praticagem Escala das ZPs

Este tópico contém 7 respostas, possui 5 vozes e foi atualizado pela última vez por Avatar Moderador Acadêmico 2 anos, 6 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #4606
    Avatar
    André Laterman
    Participante

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se existe alguém no curso que possa me orientar quanto ao regime de escala de rodízio dos práticos de alguma zona de praticagem específica.

    Informação sobre qualquer ZP será útil. Estou com dúvida especialmente com relação à ZP de São Luís-MA, porém se alguém tiver informação concreta de qualquer outra será bem-vinda.

    Também gostaria de saber outras informações concretas que possam nos ajudar a criar a lista de preferências… vantagens de uma ZP em relação às outras, etc (além da remuneração).

    Obrigado.

  • #4607

    Oi Andre,

    As escalas são decididas em cada ZP pelo efetivo local, e pode ser alterada a qualquer momento por escolha deles, desde que não descumpram os requisitos mínimos estabelecidos pela N-12.

    A remuneração oscila de acordo com a movimentação no porto, contratos com armadores, efetivo de Práticos e acordo de distribuição de lucros de cada empresa de praticagem.

    Por isso infelizmente não tenho como te ajudar nessas dúvidas.

    Qualquer outra dúvida sobre trechos das publicações do edital pode postar que posso te ajudar.

    Abs

  • #5252
    Avatar
    rodrigodomicio
    Participante

    Bom dia. O praticante de prático também participa de escala de trabalho ou pode trabalhar todos os dias para otimizar tempo de qualificação?

  • #5255

    Desde que o Praticante cumpra o programa dentro do período mínimo e máximo previsto na N-12, ele pode executar o programa de qualificação como achar melhor dentro do possível, considerando o número de manobras existentes na ZP e escala dos demais praticantes.

  • #6526
    Avatar
    alexrabap22
    Participante

    Boa Tarde! Em quantas ZPs um pratico pode operar uma manobra. no rio de janeiro na região da costa verde temos 5 ZPs…
    Sua rentabilidade seria por manobra?
    Quantas manobras um pratico faz por dia?

    • #6527

      Ola,

      Se o Prático trabalha sozinho ele é remunerado por cada manobra que efetua. Se o Prático trabalha em uma sociedade (que é o mais comum), cada sociedade estabelece como prefere remunerar seus sócios, se por manobra efetuada, por divisão igualitária do montante, ou um percentual em cada formato.

      O número de manobras por dia depende de cada Zona de Praticagem e do movimento no dia considerado, só não pode descumprir os requisitos mínimos e máximos por dia previstos na NORMAM-12/DPC (disponível para download no site da DPC)

      Abs

  • #8317
    Avatar
    jonatan
    Participante

    Bom dia!
    Como é a escala do Praticante? Ele entra na escala única com um intervalo de manobras menor que os práticos ou todo dia tem que acompanhar as manobras?

    • #8323

      Olá,

      Não existe escala de praticante. Ele executa como quiser contanto que execute o mínimo de manobras previstas dentro do prazo estabelecido.

      Abs

Você deve fazer login para responder a este tópico.