Moderador Acadêmico
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13 de junho de 2024 às 14:58 #12950
Ola,
Se a velocidade do escoamento que incide no propulsor é maior, ou seja, se há maior velocidade de avanço, o ângulo de incidência da água na seção (ângulo de ataque) é menor.
Se o ângulo de incidência é menor, logo a força resultante é menor. E se a força resultante é menor, logo a componente de thrust (empuxo) é menor.
Abs
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11 de junho de 2024 às 12:42 #12936
Olá,
A assertiva é falsa pois não é obrigatorio aumentar a área de descarga. Existem outras formas de melhorar a eficiência.
Abs
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7 de junho de 2024 às 11:26 #12916
Olá,
A primeira frase compara “Low RPM large diameter” com “propulsor convencional”, onde o “Low RPM large diameter” economiza 8% de potência.
A segunda frase compara “propulsor convencional com a vane wheel” com “propulsor convencional”, onde ocorre economia de 9 a 12% dependendo do projeto de vane wheel.
Abs
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5 de abril de 2024 às 01:35 #12586
Olá,
Cavitation number depende:
– pressao estática = imersão da pá
– pressão de vapor = temperatura da água
– pressão dinâmica = velocidade do escoamentoAbs
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23 de março de 2024 às 10:22 #12535
Olá,
O conceito de arrasto induzido vale para qualquer perfil hidrodinâmico. Assim, considerando exclusivamente o arrrasto induzido, quanto maior a AR (maior envergadura com menor corda), maior a eficiência.
Porém, quanto maior a razão de aspecto, maior a espessura requerida próximo ao bosso, o que reduz a eficiência.
Então, a razão de aspecto ótima será um meio termo que varia em cada projeto, levando-se em conta também o número de pas requerido e a área de pá.
Abs
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22 de março de 2024 às 10:03 #12531
Ola,
Depende do contexto e demais variáveis.
Qual frase do livro gerou a dúvida?
Abs
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21 de março de 2024 às 21:52 #12529
Olá,
Com menor atrito, temos menos resistência, e assim, a eficiência aumenta.
O carregamento somente vai reduzir a eficiência se for excessivo.
Nesse caso, o arquiteto naval tem que buscar o melhor meio termo, onde se reduz a área de pá a fim de reduzir o atrito, sem carregar excessivamente o propulsor.
Abs
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21 de março de 2024 às 17:16 #12527
Olá,
Qual a frase/parágrafo completo original do livro ou da apostila que provém a dúvida?
Abs
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21 de março de 2024 às 12:19 #12525
Olá,
Para atingir um baixo cavitation number é necessario aumentar muito a RPM, a fim de baixar a pressão até full cavitation.
Porém, ao aumentar a RPM, que é a base do tirângulo de velocidades (fig. 10 e fig.11 do livro), a ângulo de ataque aumenta muito e sai do ideal. Então, para reajustar o ângulo de ataque ao valor ideal, o passo (pitch ratio) é reduzido.
Abs
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11 de março de 2024 às 13:56 #12471
Olá,
As novas aulas estão sendo gravadas pelo Hercules, e breve, ao finalizar a edição e revisão estarão no sistema.
Uma nova apostila também será disponibilizada em pdf no sistema acadêmico.
Mas por enquanto é possível estudar com a aula antiga, pois quanto a exclusão de conceitos relevantes, a nova LESTA apenas removeu a frase abaixo, que em aula é dito que na prática essa exigência não é possivel.
“Art. 23. § 2º Em caso de recurso contra a aplicação da pena de multa, será exigido o depósito prévio do respectivo valor, devendo o infrator juntar, ao recurso, o correspondente comprovante.”Outros artigos excluidos, como o antigo Art.13, mencionava algo que é semelhante ao que consta na NORMAM-311, assim o conceito de certa forma segue válido, embora não seja mais mencionado na LESTA.
As demais alterações são em essência acrescimos de conceitos, ou detalhamento de conceitos. Por exemplo, o detalhamento de como se dá a fixação de preço do serviço de praticagem.
Ou seja, a exceção desse Art. 23. § 2º, os demais conceitos da aula antiga, em geral, são válidos.
Neste link tem a LESTA com os riscos dos pontos que sairam para facilitar a identificação das alterações:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9537.htmAssim que as aulas forem publicadas no sistema, o relacionamento vai comunicar, além dos professores nas lives.
Abs
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28 de fevereiro de 2024 às 22:00 #12414
Olá,
O enunciado completo é:
O Prático efetua a manobra de um conteneiro calando 10 metros, quando devido a uma falha de máquinas e a elevada corrente, o mesmo encalha no banco da margem do canal abrindo um orifício de 0,10 m2 a cinco metros abaixo da superfície do mar. De acordo com Arte Naval, considerando um metro cúbico da água do mar pesando 1.026 quilogramas, um tampão para aguentar o veio d’água nesse orifício deve exercer um esforço deSeguindo o conceito do livro p.83, último parágrafo, são 513 quilogramas.
1.026 X 5 X 0,10 = 513
Abs
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1 de janeiro de 2024 às 18:10 #12119
Olá,
Se o navio possuir dois propulsores e apenas 1 leme, este leme não estará posicionado na descarga dos propulsores, e por este motivo, não haverá o efeito do helical discharge.
Abs
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4 de dezembro de 2023 às 22:50 #12038
Olá,
O augment of resistance é apenas uma das variáveis.
Diminuir a resistência do casco ao descarregar parte da camada limite para trás é outra variável.
Dependendo do projeto, essa segunda variável supera o augment of resistance.
Abs
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9 de novembro de 2023 às 18:50 #11895
Olá,
No item 4.4 da apostila, temos a equação da eficiencia behind the hull.
Considerando 2pinQ = Pd, e reorganizando as variáveis, chegamos a expressão: Pd = T.Va / efficiency behind the hull
Abs
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8 de novembro de 2023 às 09:51 #11886
Olá,
O propulsor operando dentro da esteira, descarrega para trás parte da camada limite que causa resistência adicional ao casco do navio, o que melhora a eficiência do casco.
Abs
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