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Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

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  • #8846

    Olá,

    Estudar todo a teoria do conteúdo programático em 4 meses já é tarefa árdua que nem todos os alunos conseguem concluir dentro do prazo.

    No geral, muitos alunos se atrasam na visualização dos vídeos e estudos das respectivas apostilas, e não concluem e meta principal da proposta, por esse motivo listas de questões não estão previstas no Curso Básico.

    A proposta pedagógica do curso é neste momento focar nas aulas e apostilas, e somente após passada esta fase de Curso Básico, focar em exercícios simultaneamente ao estudo teórico.

    Se você estiver com tempo sobrando no cronograma do Curso Básico, a sugestão é revisar o conteúdo, seja revendo as aulas, relendo as apostilas, ou mesmo lendo as publicações originais.

    Abs

  • #8844

    Olá Renard,

    O foco do Curso Básico não é a resolução de questões, mas passar por toda a teoria do conteúdo programático do edital em 4 meses.

    O estudo da bibliografia através da execução de questões é sugerida para um momento posterior, seja em um Curso Regular, ou no Curso de Exercícios, ou outro recurso de preferência.

    Entretanto, como complemento, nas lives do Básico, exercícios são apresentados dos pontos considerados mais importantes pelo professor que ministra a live.

    Abs

  • #8839

    Olá,

    Sim, o conceito é o mesmo.

    Qual passagem diz que 1/2 do ganho antes X 1/2 do ganho após o propulsor só vale exclusivamente pra Momentum Theory?

    Abs

  • #8837

    Olá,

    Essa parte do livro é escrita de forma confusa mesmo, não tem raciocínio além desse que você escreveu.

    Abs

  • #8776

    Olá,

    As chapas dispostas na mesma fileira de chapeamento constituem uma fiada de chapas.

    Abs

  • #8726

    Olá,

    A velocidade linear com que o escoamento incide na pá do propulsor é chamada de velocidade de avanço, que varia com a esteira.

    Se a esteira é maior, a velocidade de avanço é menor. Se a esteira é menor, a velocidade de avanço é maior.

    Como o ângulo de ataque depende da velocidade de avanço, se a velocidade de avanço é menor, o ângulo de ataque aumenta. Se a velocidade de avanço é maior, o ângulo de ataque diminui.

    E se o ângulo de ataque é maior, maior é a queda de pressão do escoamento, o que induz cavitação.

    Assim, na parte superior do disco, onde a esteira é maior, a velocidade de avanço é menor, o ângulo de ataque é maior, e maior é a probabilidade de cavitar.

    Abs

    Abs

  • #8717

    Olá,

    Groove = sulco

    Abs

  • #8716
  • #8442

    Olá,

    A sugestão pro Curso Básico é focar nos conceitos apresentados nas aulas e apostilas.

    Publicações originais seria uma etapa posterior.

    No Curso Básico, sobre radar os conceitos selecionados são somente esses apresentados nessas aulas.

    No Curso Regular ou de Exercícios existem conceitos adicionais.

    Abs

  • #8433

    Olá,

    No Arte Naval o cálculo é realizado segundo o extrato abaixo da p.886:

    “Para os navios de forma ordinária, navegando em velocidades que não excedam àquela correspondente a um coeficiente velocidade-comprimento igual a 0,9, verifica-se que a profundidade mínima para que não haja aumento na resistência à propulsão é igual a dez vezes o calado em pés multiplicando pelo coeficiente velocidade-comprimento.
    Por exemplo, um navio com o coeficiente 0,7 e um calado de 8 pés (2,42 metros) precisa de uma profundidade mínima de 56 pés (17 metros) para não ter aumento de resistência.”

    Abs

  • #8421

    Sim, correto.

    Abs

  • #8416

    Olá,

    O livro Navegação: A Ciência e a Arte (Miguens) não especifica esse ponto.

    A sugestão para otimizar seu tempo de estudo é focar as dúvidas nos conceitos apresentados na aula, escritos nas apostilas ou escritos nas publicações originais.

    Abs

  • #8390

    Olá,

    Em cabos de fibra natural não é mencionado pelo livro.

    Em cabos de sintética existe alguma interferência na resistência de acordo com o tipo de trançado, mas nada é mencionado com relação a flexibilidade.

    No Arte Naval p.472 na primeira tabela da pra ver alguma informação sobre isso.

    Abs

  • #8729

    Um maior ângulo de ataque gera maior compressão nas linhas do escoamento que contornam a pá.

    Por sua vez, uma maior compressão, gera um aumento de velocidade nessas linhas do escoamento contornando a pá, que por Bernoulli, gera uma queda de pressão.

  • #8441

    Nas provas passadas não cobraram esse conceito.

    A sugestão é focar nos tópicos apresentados nas aulas e apostilas.

    Abs

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