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Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

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  • #8716
  • #8442

    Olá,

    A sugestão pro Curso Básico é focar nos conceitos apresentados nas aulas e apostilas.

    Publicações originais seria uma etapa posterior.

    No Curso Básico, sobre radar os conceitos selecionados são somente esses apresentados nessas aulas.

    No Curso Regular ou de Exercícios existem conceitos adicionais.

    Abs

  • #8433

    Olá,

    No Arte Naval o cálculo é realizado segundo o extrato abaixo da p.886:

    “Para os navios de forma ordinária, navegando em velocidades que não excedam àquela correspondente a um coeficiente velocidade-comprimento igual a 0,9, verifica-se que a profundidade mínima para que não haja aumento na resistência à propulsão é igual a dez vezes o calado em pés multiplicando pelo coeficiente velocidade-comprimento.
    Por exemplo, um navio com o coeficiente 0,7 e um calado de 8 pés (2,42 metros) precisa de uma profundidade mínima de 56 pés (17 metros) para não ter aumento de resistência.”

    Abs

  • #8421

    Sim, correto.

    Abs

  • #8416

    Olá,

    O livro Navegação: A Ciência e a Arte (Miguens) não especifica esse ponto.

    A sugestão para otimizar seu tempo de estudo é focar as dúvidas nos conceitos apresentados na aula, escritos nas apostilas ou escritos nas publicações originais.

    Abs

  • #8390

    Olá,

    Em cabos de fibra natural não é mencionado pelo livro.

    Em cabos de sintética existe alguma interferência na resistência de acordo com o tipo de trançado, mas nada é mencionado com relação a flexibilidade.

    No Arte Naval p.472 na primeira tabela da pra ver alguma informação sobre isso.

    Abs

  • #8354

    Olá,

    Oficial somente tenho conhecimento do livro impresso.

    PDF existem algumas versões disponíveis online, mas que eventualmente traduzem um ou outro termo diferente, mas que conceitualmente são iguais.

    Abs

  • #8353

    Olá

    1. Arqueação bruta é fixa para um dado navio.
    2. Arqueação líquida varia com a quantidade de combustível e mantimentos requeridos para uma dada viagem.

    Abs

  • #8346

    Olá,

    1. Sim
    2. Sim
    3. Sim
    4. Correto

    Abs

  • #8337

    Olá,

    Segue o literal da IMO A.1045(27):
    “When a retrieval line is considered necessary to ensure the safe rigging of a pilot ladder, the line should be fastened at or above the last spreader step and should lead forward.

    Abs

  • #8334

    Na segunda posição, de 1000, existem duas retas se cortando, além da derrota no R 180.

    Abs

  • #8332

    De forma simplificada, circulação é a representação matemática do lift.

    O que tem nas pontas de uma asa finita são vortex de ponta, que não é o mesmo que circulação.

    Abs

  • #8441

    Nas provas passadas não cobraram esse conceito.

    A sugestão é focar nos tópicos apresentados nas aulas e apostilas.

    Abs

  • #8370

    Se comprar o COLREG é inglês. Se comprar o RIPEAM é português.

    Abs

  • #8358

    Olá,

    Todos esses links são de terceiros, então com frequência ficam quebrados, ou a loja que vendia determinado livro fica sem estoque, ou a própria loja deixa de existir.

    A recomendação é buscar no google a loja que venda o livro físico mais barato para o local onde você mora, ou baixar gratuitamente um PDF do RIPEAM na internet, mas não há um link oficial.

    Abs

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