Moderador Acadêmico
Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
25 de janeiro de 2022 às 08:15 #8716
-
2 de novembro de 2021 às 20:10 #8442
Olá,
A sugestão pro Curso Básico é focar nos conceitos apresentados nas aulas e apostilas.
Publicações originais seria uma etapa posterior.
No Curso Básico, sobre radar os conceitos selecionados são somente esses apresentados nessas aulas.
No Curso Regular ou de Exercícios existem conceitos adicionais.
Abs
-
31 de outubro de 2021 às 08:29 #8433
Olá,
No Arte Naval o cálculo é realizado segundo o extrato abaixo da p.886:
“Para os navios de forma ordinária, navegando em velocidades que não excedam àquela correspondente a um coeficiente velocidade-comprimento igual a 0,9, verifica-se que a profundidade mínima para que não haja aumento na resistência à propulsão é igual a dez vezes o calado em pés multiplicando pelo coeficiente velocidade-comprimento.
Por exemplo, um navio com o coeficiente 0,7 e um calado de 8 pés (2,42 metros) precisa de uma profundidade mínima de 56 pés (17 metros) para não ter aumento de resistência.”Abs
-
27 de outubro de 2021 às 20:18 #8421
Sim, correto.
Abs
-
26 de outubro de 2021 às 19:58 #8416
Olá,
O livro Navegação: A Ciência e a Arte (Miguens) não especifica esse ponto.
A sugestão para otimizar seu tempo de estudo é focar as dúvidas nos conceitos apresentados na aula, escritos nas apostilas ou escritos nas publicações originais.
Abs
-
25 de outubro de 2021 às 10:37 #8390
Olá,
Em cabos de fibra natural não é mencionado pelo livro.
Em cabos de sintética existe alguma interferência na resistência de acordo com o tipo de trançado, mas nada é mencionado com relação a flexibilidade.
No Arte Naval p.472 na primeira tabela da pra ver alguma informação sobre isso.
Abs
-
21 de outubro de 2021 às 10:23 #8354
Olá,
Oficial somente tenho conhecimento do livro impresso.
PDF existem algumas versões disponíveis online, mas que eventualmente traduzem um ou outro termo diferente, mas que conceitualmente são iguais.
Abs
-
21 de outubro de 2021 às 01:32 #8353
Olá
1. Arqueação bruta é fixa para um dado navio.
2. Arqueação líquida varia com a quantidade de combustível e mantimentos requeridos para uma dada viagem.Abs
-
20 de outubro de 2021 às 02:07 #8346
Olá,
1. Sim
2. Sim
3. Sim
4. CorretoAbs
-
19 de outubro de 2021 às 10:53 #8337
Olá,
Segue o literal da IMO A.1045(27):
“When a retrieval line is considered necessary to ensure the safe rigging of a pilot ladder, the line should be fastened at or above the last spreader step and should lead forward.”Abs
-
18 de outubro de 2021 às 18:48 #8334
Na segunda posição, de 1000, existem duas retas se cortando, além da derrota no R 180.
Abs
-
18 de outubro de 2021 às 17:06 #8332
De forma simplificada, circulação é a representação matemática do lift.
O que tem nas pontas de uma asa finita são vortex de ponta, que não é o mesmo que circulação.
Abs
-
2 de novembro de 2021 às 20:07 #8441
Nas provas passadas não cobraram esse conceito.
A sugestão é focar nos tópicos apresentados nas aulas e apostilas.
Abs
-
22 de outubro de 2021 às 09:25 #8370
Se comprar o COLREG é inglês. Se comprar o RIPEAM é português.
Abs
-
21 de outubro de 2021 às 10:53 #8358
Olá,
Todos esses links são de terceiros, então com frequência ficam quebrados, ou a loja que vendia determinado livro fica sem estoque, ou a própria loja deixa de existir.
A recomendação é buscar no google a loja que venda o livro físico mais barato para o local onde você mora, ou baixar gratuitamente um PDF do RIPEAM na internet, mas não há um link oficial.
Abs
-
AutorPosts