fbpx

Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 121 até 135 (de 173 do total)
  • Autor
    Posts
  • #7649

    Essa figura da apostila com o exemplo é igual à figura do livro do Comte Miguens, só esta colorida, e está correta.

    Se ficar difícil de visualizar, a sugestão é desenhar em um papel as “situações extremas”, no caso, variando a posição do navio desde a marcação quando o Farol está exatamente ao Norte do navio (marcação 000), até a a situação onde o navio marca o Farol a Leste (marcação 090).

    Neste caso, as marcações variam no mesmo padrão desse exemplo da apostila/livro.

    Abs

  • #7641

    Ola,

    As marcações usam como referência o Norte Verdadeiro, que em qualquer ponto da imagem é uma linha exatamente na vertical, e sempre feitas do mar em direção ao farol.

    Assim, se de cada uma das retas de marcações for traçada uma linha reta exatamente na vertical, e for contado o ângulo dessa linha vertical até cada uma das marcações do farol, os valores encontrados serão os representados na figura.

    Abs

  • #7534

    Ola,

    – Cada vez que a energia é convertida, ocorrem perdas. Assim, e energia mecânica de rotação gerada no motor, ao converter para elétrica na transmissão, e depois novamente para mecânica a fim de girar eixo com o propulsor, perde mais do que a transmissão mecânica que permanece como mecânica ao longo da transmissão.

    – Quanto menor a RPM, menores as perdas por atrito, tanto no eixo como no propulsor, e assim maior a eficiência.

    Abs

  • #7523

    1) A jogada de cabelo é o skew. Rake é a inclinação da pá como um todo para frente ou para trás ao invés de ficar perpendicular ao eixo.

    2) Na terça te mostro com figura na live.

    Abs

  • #7451

    Ola,

    1) O texto do PNA não entra no detalhe do giro horário ou anti-horário, embora na figura esteja anti-horário, não se pode concluir que seja somente nessa direção.

    2) Os dois sistemas precisam de linkages.

    3) Essa figura não é o ideal para analisar o critério de Sparenberg pois VS não segue o critério.

    Em resumo, a pá no extremo de vante do sentido de deslocamento do navio, e no extremo de ré do deslocamento do navio, não devem gerar empuxo (vórtices livres); e as pás posicionadas no que seria o través de BE e o través de BB devem gerar empuxo.

    Abs

  • #7384

    Olá,

    São conceitos distintos.

    A frase “the wake is most intense over the upper part of the disk, rather less so down the vertical centerline, and much smaller over the outer lower quadrants.” se refere à análise de pontos específicos, como por exemplo o valor de 0.73 no extremo superior.

    A frase “The radial distributions of mean longitudinal velocity…have characteristics shapes.The single-screw ship with conventional stem provides a distribution with values lower at the inner radii and higher at the outer radii” se refere à média da velocidade de avanço para um dado raio, como por exemplo a média dos valores da velocidade de avanço a 0.95 do raio, que é maior que a média a 0.4 do raio, ou em outras palavras, a esteira como um todo (a média) é mais intensa no centro, e menos intensa no raio externo.

    Abs

  • #7327

    A maior eficiência do single screw não é por ter inflow velocity diferente, e sim pelo propulsor estar dentro da esteira.

    Se a esteira for homogênea melhor ainda será a eficiência.

    Abs

  • #6997

    Ola,

    Sim, significa que as velocidades induzidas são constantes.

    Mas não é necessário que o formato da seção seja elíptico. A distribuição de sustentação ao longo da seção que deve seguir um formato elíptico como ilustrado na figura 15 do livro.

    Abs

  • #6851

    Ola,

    O “inflow angle” é o ângulo com a qual a água chega em um determinado ponto.

    No caso do leme, o “ângulo de deflexão do leme” (Delta R) é igual ao “inflow angle” + o “angle of attack.”

    A melhor figura para visualizar isso é a n.22. Nela o “inflow angle no leme” é o “Beta @ Rudder”.

    Abs

  • #6617

    Oi Marcelo,

    Ele quis dizer que todos os círculos máximos, à exceção do Equador e dos Meridianos, não são representados por linhas retas.

    Abs

  • #6190

    Ola,

    O loading seria a representação da força por unidade de área da pá do propulsor.

    De forma prática, seria um propulsor que está realizando muita força para conseguir vencer a resistência experimentada pelo navio, logo é um propulsor que não está sendo eficiente, pois está descarregando muita água para trás com pouco avanço.

    Abs

  • #7260

    Ola,

    Para prova de Mestre Amador e Capitão Amador a MB não exige nenhum curso preparatório, apenas passar na prova teórica.

    Abs

  • #6527

    Ola,

    Se o Prático trabalha sozinho ele é remunerado por cada manobra que efetua. Se o Prático trabalha em uma sociedade (que é o mais comum), cada sociedade estabelece como prefere remunerar seus sócios, se por manobra efetuada, por divisão igualitária do montante, ou um percentual em cada formato.

    O número de manobras por dia depende de cada Zona de Praticagem e do movimento no dia considerado, só não pode descumprir os requisitos mínimos e máximos por dia previstos na NORMAM-12/DPC (disponível para download no site da DPC)

    Abs

  • #6030

    Oi Marcos,

    Como os Práticos são profissionais autônomos, o lucro auferido por cada e sua respectiva carga de trabalho é informação privada, e eles não divulgam, portando não tenho essas informações para te dizer.

    As informações disponíveis são as constantes na NORMAM-12, publicação disponível no site da DPC e que consta no edital do processo seletivo. Nela está estabelecido os requisitos mínimos e máximos de escala de rodízio e fainas de praticagem em cada ZP.

    Abs

  • #6023

    Oi Marcos,

    A remuneração do Prático depende dos lucros da empresa de Praticagem de cada porto dependendo da movimentação de cada mês.

    Como existem mais de 20 Zonas de Praticagem e os portos oscilam movimentação mês a mês, não é possível determinar uma remuneração média do Prático.

    Abs

Visualizando 15 posts - 121 até 135 (de 173 do total)