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Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

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  • #7815

    1) De forma simplificada é um sistema que se retroalimenta, intensificando o dano.

    2) Quando a pá se entorta, o passo se altera.

    3) O autor não explica o motivo do skew aumentar a divergência, e a frase seguinte afirma que isso não foi observado em propulsores náuticos, então não é possível explicar: “However, the instability itself has not yet been observed to occur for marine propellers.”

    Abs

  • #7678

    Olá,

    O EROG mais atual ainda é o de 2012.

    O tópico Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SAR) no Brasil pode ser estudado pelo EROG e pela LAR capítulo 5. Adicionalmente o site da Salvamar pode ser visitado (https://www.marinha.mil.br/salvamarbrasil/).

    A IMO – Circular MSC/Circ. 645 embora presente na NORMAM-12 desde 2011, não foi cobrada no edital do PSCPP de 2011 nem de 2012.

    Abs

  • #7658

    1 grau = 60 minutos

    22º50’W (22 graus e 50 minutos)
    + 30’W (+ 30 minutos)
    = 22º80’W = 23º20’W (23 graus e 20 minutos)

  • #7657

    Não da pra comparar porque o Boswell não mediu em situação de crash stop maneuvers, diferente do Luttmer.

    No estudo do Luttmer em crash stop maneuvers, o esforços aumentaram drasticamente com o aumento do skew.

    Abs

  • #7655

    Bernoulli somente se aplica quando não existe perda ou entrada de energia no sistema.

    Como no disco é inserido energia (em essência o combustível do navio), a pressão aumenta sem ocorrer diminuição de velocidade, de maneira que bem a ré do disco a pressão é igual à inicial, embora a velocidade seja maior.

    Abs

  • #7650

    Olá,

    Slip é a representação do quanto de água o propulsor acelerou para trás e que não foi convertida em movimento para vante.

    Exemplo numérico:

    Va = 10 nós, ou seja, propulsor tem um movimento para vante de 10 nós
    Velocidade final do escoamento = 14 nós, o que significa um b.Va (= 0,4.10) de 4 nós

    Neste caso o slip é 4 nós.

    Se você quiser a “slip ratio”, pode dividir esses 4 nós pela Va, chegando à formula (b.Va)/ Va, que cortando o Va, chega ao valor b.

    Já na seção 4, temos a “real slip ratio”, que é o Slip/Passo

    Esse raiz de 2 se aplica somente quando a velocidade de avanço é zero, por exemplo quando um rebocador empurra um navio junto ao cais.

    Serve para medir o máximo de empuxo teórico que um propulsor pode entregar pra um dado consumo de potência.

    Abs

  • #7649

    Essa figura da apostila com o exemplo é igual à figura do livro do Comte Miguens, só esta colorida, e está correta.

    Se ficar difícil de visualizar, a sugestão é desenhar em um papel as “situações extremas”, no caso, variando a posição do navio desde a marcação quando o Farol está exatamente ao Norte do navio (marcação 000), até a a situação onde o navio marca o Farol a Leste (marcação 090).

    Neste caso, as marcações variam no mesmo padrão desse exemplo da apostila/livro.

    Abs

  • #7641

    Ola,

    As marcações usam como referência o Norte Verdadeiro, que em qualquer ponto da imagem é uma linha exatamente na vertical, e sempre feitas do mar em direção ao farol.

    Assim, se de cada uma das retas de marcações for traçada uma linha reta exatamente na vertical, e for contado o ângulo dessa linha vertical até cada uma das marcações do farol, os valores encontrados serão os representados na figura.

    Abs

  • #7534

    Ola,

    – Cada vez que a energia é convertida, ocorrem perdas. Assim, e energia mecânica de rotação gerada no motor, ao converter para elétrica na transmissão, e depois novamente para mecânica a fim de girar eixo com o propulsor, perde mais do que a transmissão mecânica que permanece como mecânica ao longo da transmissão.

    – Quanto menor a RPM, menores as perdas por atrito, tanto no eixo como no propulsor, e assim maior a eficiência.

    Abs

  • #7523

    1) A jogada de cabelo é o skew. Rake é a inclinação da pá como um todo para frente ou para trás ao invés de ficar perpendicular ao eixo.

    2) Na terça te mostro com figura na live.

    Abs

  • #7451

    Ola,

    1) O texto do PNA não entra no detalhe do giro horário ou anti-horário, embora na figura esteja anti-horário, não se pode concluir que seja somente nessa direção.

    2) Os dois sistemas precisam de linkages.

    3) Essa figura não é o ideal para analisar o critério de Sparenberg pois VS não segue o critério.

    Em resumo, a pá no extremo de vante do sentido de deslocamento do navio, e no extremo de ré do deslocamento do navio, não devem gerar empuxo (vórtices livres); e as pás posicionadas no que seria o través de BE e o través de BB devem gerar empuxo.

    Abs

  • #7384

    Olá,

    São conceitos distintos.

    A frase “the wake is most intense over the upper part of the disk, rather less so down the vertical centerline, and much smaller over the outer lower quadrants.” se refere à análise de pontos específicos, como por exemplo o valor de 0.73 no extremo superior.

    A frase “The radial distributions of mean longitudinal velocity…have characteristics shapes.The single-screw ship with conventional stem provides a distribution with values lower at the inner radii and higher at the outer radii” se refere à média da velocidade de avanço para um dado raio, como por exemplo a média dos valores da velocidade de avanço a 0.95 do raio, que é maior que a média a 0.4 do raio, ou em outras palavras, a esteira como um todo (a média) é mais intensa no centro, e menos intensa no raio externo.

    Abs

  • #7327

    A maior eficiência do single screw não é por ter inflow velocity diferente, e sim pelo propulsor estar dentro da esteira.

    Se a esteira for homogênea melhor ainda será a eficiência.

    Abs

  • #6997

    Ola,

    Sim, significa que as velocidades induzidas são constantes.

    Mas não é necessário que o formato da seção seja elíptico. A distribuição de sustentação ao longo da seção que deve seguir um formato elíptico como ilustrado na figura 15 do livro.

    Abs

  • #7260

    Ola,

    Para prova de Mestre Amador e Capitão Amador a MB não exige nenhum curso preparatório, apenas passar na prova teórica.

    Abs

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