Moderador Acadêmico
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21 de junho de 2021 às 18:17 #7649
Essa figura da apostila com o exemplo é igual à figura do livro do Comte Miguens, só esta colorida, e está correta.
Se ficar difícil de visualizar, a sugestão é desenhar em um papel as “situações extremas”, no caso, variando a posição do navio desde a marcação quando o Farol está exatamente ao Norte do navio (marcação 000), até a a situação onde o navio marca o Farol a Leste (marcação 090).
Neste caso, as marcações variam no mesmo padrão desse exemplo da apostila/livro.
Abs
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20 de junho de 2021 às 23:05 #7641
Ola,
As marcações usam como referência o Norte Verdadeiro, que em qualquer ponto da imagem é uma linha exatamente na vertical, e sempre feitas do mar em direção ao farol.
Assim, se de cada uma das retas de marcações for traçada uma linha reta exatamente na vertical, e for contado o ângulo dessa linha vertical até cada uma das marcações do farol, os valores encontrados serão os representados na figura.
Abs
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24 de maio de 2021 às 17:17 #7534
Ola,
– Cada vez que a energia é convertida, ocorrem perdas. Assim, e energia mecânica de rotação gerada no motor, ao converter para elétrica na transmissão, e depois novamente para mecânica a fim de girar eixo com o propulsor, perde mais do que a transmissão mecânica que permanece como mecânica ao longo da transmissão.
– Quanto menor a RPM, menores as perdas por atrito, tanto no eixo como no propulsor, e assim maior a eficiência.
Abs
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21 de maio de 2021 às 20:44 #7523
1) A jogada de cabelo é o skew. Rake é a inclinação da pá como um todo para frente ou para trás ao invés de ficar perpendicular ao eixo.
2) Na terça te mostro com figura na live.
Abs
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12 de maio de 2021 às 23:59 #7451
Ola,
1) O texto do PNA não entra no detalhe do giro horário ou anti-horário, embora na figura esteja anti-horário, não se pode concluir que seja somente nessa direção.
2) Os dois sistemas precisam de linkages.
3) Essa figura não é o ideal para analisar o critério de Sparenberg pois VS não segue o critério.
Em resumo, a pá no extremo de vante do sentido de deslocamento do navio, e no extremo de ré do deslocamento do navio, não devem gerar empuxo (vórtices livres); e as pás posicionadas no que seria o través de BE e o través de BB devem gerar empuxo.
Abs
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10 de maio de 2021 às 18:33 #7384
Olá,
São conceitos distintos.
A frase “the wake is most intense over the upper part of the disk, rather less so down the vertical centerline, and much smaller over the outer lower quadrants.” se refere à análise de pontos específicos, como por exemplo o valor de 0.73 no extremo superior.
A frase “The radial distributions of mean longitudinal velocity…have characteristics shapes.The single-screw ship with conventional stem provides a distribution with values lower at the inner radii and higher at the outer radii” se refere à média da velocidade de avanço para um dado raio, como por exemplo a média dos valores da velocidade de avanço a 0.95 do raio, que é maior que a média a 0.4 do raio, ou em outras palavras, a esteira como um todo (a média) é mais intensa no centro, e menos intensa no raio externo.
Abs
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7 de maio de 2021 às 15:02 #7327
A maior eficiência do single screw não é por ter inflow velocity diferente, e sim pelo propulsor estar dentro da esteira.
Se a esteira for homogênea melhor ainda será a eficiência.
Abs
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5 de abril de 2021 às 18:49 #6997
Ola,
Sim, significa que as velocidades induzidas são constantes.
Mas não é necessário que o formato da seção seja elíptico. A distribuição de sustentação ao longo da seção que deve seguir um formato elíptico como ilustrado na figura 15 do livro.
Abs
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18 de março de 2021 às 05:40 #6851
Ola,
O “inflow angle” é o ângulo com a qual a água chega em um determinado ponto.
No caso do leme, o “ângulo de deflexão do leme” (Delta R) é igual ao “inflow angle” + o “angle of attack.”
A melhor figura para visualizar isso é a n.22. Nela o “inflow angle no leme” é o “Beta @ Rudder”.
Abs
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31 de janeiro de 2021 às 22:33 #6617
Oi Marcelo,
Ele quis dizer que todos os círculos máximos, à exceção do Equador e dos Meridianos, não são representados por linhas retas.
Abs
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26 de agosto de 2020 às 14:24 #6190
Ola,
O loading seria a representação da força por unidade de área da pá do propulsor.
De forma prática, seria um propulsor que está realizando muita força para conseguir vencer a resistência experimentada pelo navio, logo é um propulsor que não está sendo eficiente, pois está descarregando muita água para trás com pouco avanço.
Abs
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28 de abril de 2021 às 12:45 #7260
Ola,
Para prova de Mestre Amador e Capitão Amador a MB não exige nenhum curso preparatório, apenas passar na prova teórica.
Abs
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13 de janeiro de 2021 às 15:42 #6527
Ola,
Se o Prático trabalha sozinho ele é remunerado por cada manobra que efetua. Se o Prático trabalha em uma sociedade (que é o mais comum), cada sociedade estabelece como prefere remunerar seus sócios, se por manobra efetuada, por divisão igualitária do montante, ou um percentual em cada formato.
O número de manobras por dia depende de cada Zona de Praticagem e do movimento no dia considerado, só não pode descumprir os requisitos mínimos e máximos por dia previstos na NORMAM-12/DPC (disponível para download no site da DPC)
Abs
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23 de junho de 2020 às 00:39 #6030
Oi Marcos,
Como os Práticos são profissionais autônomos, o lucro auferido por cada e sua respectiva carga de trabalho é informação privada, e eles não divulgam, portando não tenho essas informações para te dizer.
As informações disponíveis são as constantes na NORMAM-12, publicação disponível no site da DPC e que consta no edital do processo seletivo. Nela está estabelecido os requisitos mínimos e máximos de escala de rodízio e fainas de praticagem em cada ZP.
Abs
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21 de junho de 2020 às 23:55 #6023
Oi Marcos,
A remuneração do Prático depende dos lucros da empresa de Praticagem de cada porto dependendo da movimentação de cada mês.
Como existem mais de 20 Zonas de Praticagem e os portos oscilam movimentação mês a mês, não é possível determinar uma remuneração média do Prático.
Abs
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