pedropac
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Séc 01 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 2 meses atrás
Stern tube é o tubo telescópico do eixo como um todo (ver figura 1-29 do Arte Naval).
O mais próximo que as circunstâncias permitirem será dentro do casco, o mais próximo do tubo telescópico, mas onde exatamente depende do caso em particular. Ou seja, não existe resposta única.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Séc 01 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
Olá,
Quando forem dúvidas assim, o ideal é transcrever a frase original da publicação pro sentido ficar igual ao original.
Suponho que seja esta:
“The mechanical geared drive has been used most widely up to the present. It permits the operation of engine and propeller at their most economical speeds with a power loss in the gears of only 2 to 4…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect 10 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
Olá,
1. O livro não explica, apenas menciona o resultado do teste. Eu interpreto que se atribui a recuperação de energia rotacional.
2. O livro também não explica, apenas menciona o resultado dos testes. Mas não é uma generalização, os resultados são válidos somente em alguns dos casos estudados.
“Fig. 98 shows that increased efficiency may be…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Max esforco da pá no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
p.235: a pressão sobe devido ao choque mecânico da pá com a superfície da água
p.236: o loading (carregamento) da pá, ou seja força por unidade de área, será maior na posição inferior onde está em contato com a água, e não na parte superior onde está em contato com o ar.
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Max esforco da pá no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 3 meses atrás
1. Não achei nenhuma menção a supercavitating “at bottom” na p.238
Se puder transcrever a frase completa dos trechos, fica mais fácil de te ajudar.
2. O ângulo de ataque da pá fica fora da faixa ótima de operação devido à combinação da alto torque e baixa velocidade quando decolando.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico cavitation with model no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
Olá,
Em tanque de prova, o propulsor é montado invertido, de maneira que a água chega pelo lado que não tem eixo, e sai pelo lado que tem o eixo.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Boswell x Luttmer no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 4 meses atrás
1) De forma simplificada é um sistema que se retroalimenta, intensificando o dano.
2) Quando a pá se entorta, o passo se altera.
3) O autor não explica o motivo do skew aumentar a divergência, e a frase seguinte afirma que isso não foi observado em propulsores náuticos, então não é possível explicar: “However, the instability itself has not y…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Bibliografia no fórum Literatura Atualizada Praticante de Prático 3 anos, 4 meses atrás
Olá,
O EROG mais atual ainda é o de 2012.
O tópico Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SAR) no Brasil pode ser estudado pelo EROG e pela LAR capítulo 5. Adicionalmente o site da Salvamar pode ser visitado (https://www.marinha.mil.br/salvamarbrasil/).
A IMO – Circular MSC/Circ. 645 embora presente na NORMAM-12 desde 2011, não foi cobrada…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Navegação Aula 3 no fórum Dicas de estudo 3 anos, 5 meses atrás
1 grau = 60 minutos
22º50’W (22 graus e 50 minutos)
+ 30’W (+ 30 minutos)
= 22º80’W = 23º20’W (23 graus e 20 minutos) -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Boswell x Luttmer no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Não da pra comparar porque o Boswell não mediu em situação de crash stop maneuvers, diferente do Luttmer.
No estudo do Luttmer em crash stop maneuvers, o esforços aumentaram drasticamente com o aumento do skew.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Bernoulli somente se aplica quando não existe perda ou entrada de energia no sistema.
Como no disco é inserido energia (em essência o combustível do navio), a pressão aumenta sem ocorrer diminuição de velocidade, de maneira que bem a ré do disco a pressão é igual à inicial, embora a velocidade seja maior.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum Theory no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 5 meses atrás
Olá,
Slip é a representação do quanto de água o propulsor acelerou para trás e que não foi convertida em movimento para vante.
Exemplo numérico:
Va = 10 nós, ou seja, propulsor tem um movimento para vante de 10 nós
Velocidade final do escoamento = 14 nós, o que significa um b.Va (= 0,4.10) de 4 nósNeste caso o slip é 4 nós.
Se você quiser a…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Navegação aula 8 no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 5 meses atrás
Essa figura da apostila com o exemplo é igual à figura do livro do Comte Miguens, só esta colorida, e está correta.
Se ficar difícil de visualizar, a sugestão é desenhar em um papel as “situações extremas”, no caso, variando a posição do navio desde a marcação quando o Farol está exatamente ao Norte do navio (marcação 000), até a a situação ond…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Navegação aula 8 no fórum Dúvidas sobre a matéria 3 anos, 5 meses atrás
Ola,
As marcações usam como referência o Norte Verdadeiro, que em qualquer ponto da imagem é uma linha exatamente na vertical, e sempre feitas do mar em direção ao farol.
Assim, se de cada uma das retas de marcações for traçada uma linha reta exatamente na vertical, e for contado o ângulo dessa linha vertical até cada uma das marcações…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Steam turbine no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Ola,
– Cada vez que a energia é convertida, ocorrem perdas. Assim, e energia mecânica de rotação gerada no motor, ao converter para elétrica na transmissão, e depois novamente para mecânica a fim de girar eixo com o propulsor, perde mais do que a transmissão mecânica que permanece como mecânica ao longo da transmissão.
– Quanto menor a RPM, men…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Skew e Rake no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
1) A jogada de cabelo é o skew. Rake é a inclinação da pá como um todo para frente ou para trás ao invés de ficar perpendicular ao eixo.
2) Na terça te mostro com figura na live.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Vertical Axis Props no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Ola,
1) O texto do PNA não entra no detalhe do giro horário ou anti-horário, embora na figura esteja anti-horário, não se pode concluir que seja somente nessa direção.
2) Os dois sistemas precisam de linkages.
3) Essa figura não é o ideal para analisar o critério de Sparenberg pois VS não segue o critério.
Em resumo, a pá no extremo de v…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Conclusões de Hadler – WAKE no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
Olá,
São conceitos distintos.
A frase “the wake is most intense over the upper part of the disk, rather less so down the vertical centerline, and much smaller over the outer lower quadrants.” se refere à análise de pontos específicos, como por exemplo o valor de 0.73 no extremo superior.
A frase “The radial distributions of mean long…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Teorema de Bertz x Relative Rotative Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 3 anos, 6 meses atrás
A maior eficiência do single screw não é por ter inflow velocity diferente, e sim pelo propulsor estar dentro da esteira.
Se a esteira for homogênea melhor ainda será a eficiência.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico O Mestre-Amador no fórum Mestre-Amador 3 anos, 6 meses atrás
Ola,
Para prova de Mestre Amador e Capitão Amador a MB não exige nenhum curso preparatório, apenas passar na prova teórica.
Abs
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