fbpx

Gostaria de uma ajuda.

Home Fóruns Raiz Dicas e Grupos de Estudo Dicas de estudo Gostaria de uma ajuda.

Este tópico contém 5 respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por Avatar Moderador Acadêmico 5 anos, 3 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #4949
    Avatar
    pescaesportiva
    Participante

    Boa noite. Comecei o Curso Telepresencial há 3 semanas.Estou terminando o segundo ciclo do primeiro módulo, Arte Naval. Como tenho um prazo de 45 dias para cada módulo, não sei o que fazer nas próximas 3 semanas. Continuo estudando o conteúdo do Módulo I ou já inicio outro Módulo?
    Paralelo a este estudo, pelas manhãs, tenho lido o livro Metereologia e Oceanografia, do Valgas. Esta leitura está sendo bem difícil e nada produtivo. Não sinto que estou aprendendo. Ou é muito técnico, ou ainda não tenho conhecimento básico suficiente para entendê-lo ou os dois. Que dicas podem me dar? Como já estou na metade dele, pretendo terminá-lo mesmo não entendendo o conteúdo.

  • #4950

    O livro do Valgas no início é difícil mesmo, mas acho importante ler as publicações antes de assistir às aulas, mesmo sem entender muito.

    Após a leitura, durante a aula os conceitos ficam mais claros e é mais fácil acompanhar o raciocínio do professor.

    Depois de assistir às aulas e ler mais algumas vezes o livro, os conceitos se encacham.

    Futuramente, após construir a base de conhecimento com o Curso Regular, se vc tiver interesse o Curso de Exercícios também ajuda bastante pois as explicações costumam ser um pouco mais avançadas e complementam alguns pontos mais complexos do livro.

    Se tiver dúvida de alguma frase específica pode publicar no grupo de Meteorologia do Fórum que tento te ajudar.

    Adicionalmente, em Brasilia, São Paulo e Salvador existem as aulas com monitoria nos fds onde o professor poderá te auxiliar pessoalmente também.

    Essas aulas com monitoria já ocorreram em 5 fds e em todos eles os alunos gostaram muito do modelo.

    Quanto à sequência de visualização das matérias eu sugiro:

    1. Formação Naval;
    2. Legislação;
    3. Navegação 1;
    4. Navegação 2;
    5. Meteorologia (*);
    6. Comunicações (*);
    7. PNA Resistência;
    8. PNA Propulsão;
    9. PNA Controlabilidade;
    10. Shiphandling; e
    11. Rebocadores.

    Sendo que Comunicações e Meteorologia vc pode fazer concomitantemente com outras matérias para variar os assuntos de estudo visto que não possuem pré-requisitos.

    Legislação vc também pode fazer em concomitância com outras matérias, mas quanto antes melhor, pois nela é ensinada a NORMAM-12 que trata da vida do Prático.

    Entretanto essa opção de fazer duas matérias simultaneamente é uma questão de gosto.

    No Curso Regular Presencial costumam ser 2 matérias diferentes no mesmo dia, então uma outra opção é olhar o calendário com as respectivas matérias no site e organizar sua agenda de forma similar (eu prefiro a opção que citei antes).

    Abs

  • #4952
    Avatar
    pescaesportiva
    Participante

    Boa Noite. Então. como comecei há 3 semanas apenas, só tive acesso a uma monitoria, que por sinal, mesmo o assunto estando além dos meus conhecimentos, foi bem produtivo. Estou me programando para não perder nenhuma monitoria. Fui recomendado a fazer Navegação 1 e 2 antes de legislação. Algum problema? Quanto ao curso de exercícios, é a ideia fazê-lo após terminar o primeiro ciclo dos módulos.

  • #4953

    Legislação pode ser feita em qualqer ordem, inclusive junto com outras matérias como por exemplo Nav 1 e Nav 2.

    Sugestão de não deixar muito pro final é só por conta da NORMAM-12 que fala da vida do Prático.

    Abs

  • #5250
    Avatar
    rodrigodomicio
    Participante

    Olá. Estou iniciando meus estudos, porém estou com dificuldades em montar um plano de estudos. Não sei quais matérias priorizar. Alguém pode me ajudar com alguma orientação?

Você deve fazer login para responder a este tópico.