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Porto terá sistema inédito de previsão das condições do mar

Porto terá sistema inédito de previsão das condições do mar

O Porto de Santos terá um inédito sistema de previsão das condições de navegação de seu canal de acesso. O serviço, o primeiro deste tipo na América Latina, será desenvolvido a partir de uma parceria firmada na última quarta-feira(6) entre a Praticagem de São Paulo e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), em Santos. A ferramenta deve estar operacional e disponível para o público em um ano, segundo representantes da instituição de ensino.

O sistema informará as condições de navegação – como direção e intensidade das correntes marítimas, dos ventos e das ondas, a altura da maré e a pressão atmosférica – na via marítima do canal do Porto com 24 horas de antecedência, e confiabilidade superior a 90%, diz o coordenador do Laboratório de Hidrodinâmica Costeira do IO-USP, professor Belmiro Mendes de Castro Filho, que chefia o grupo de pesquisadores responsáveis pelo trabalho.

Essas informações são importantes para a programação do movimento de navios no Porto, especialmente os conteineiros de grandes dimensões, com comprimento entre 300 e 330 metros ou até maiores, cada vez mais frequentes na região, explica o presidente da Praticagem de São Paulo, Cláudio Paulino Costa Rodrigues. “Esses full-container demandam uma operação especial para atracar e desatracar, tradicionalmente planejada com pelo menos um dia de antecedência. Com essa ferramenta, teremos maior segurança para prepararmos esse tipo de serviço”, diz.

Os práticos são os responsáveis por orientar os oficiais das embarcações em suas manobras na chegada, na partida e no interior de um porto. Tradicionalmente, cada manobra é atendida por um profissional. Mas se o cargueiro envolvido tiver mais de 300 metros de comprimento, são exigidos dois práticos a bordo, como determina a Portaria nº 3, da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, de 14 de janeiro passado. Isso é necessário pois o canal foi projetado para receber, em condições normais, navios de até 306 metros. Os maiores demandam cuidados a mais com segurança.

Para preparar o recebimento dessas embarcações, é importante saber quão fortes estarão as correntes marítimas no canal, os ventos e as ondas e para qual direção estarão se deslocando, além da variação das marés, cita o representante da Praticagem.

Nos últimos anos, tem sido cada vez mais frequente a vinda desses grandes cargueiros a Santos. Segundo dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária, no ano passado, o complexo marítimo recebeu 31 deles com mais de 330 metros, que realizaram 220 viagens à região, e 70 com comprimento entre 300 e 330 metros, responsáveis por 448 escalas.

Acordo

O convênio que permitirá o desenvolvimento do primeiro sistema de previsão das condições de navegação, para um canal portuário na América Latina, foi assinado na última quarta-feira pelo presidente da Praticagem e pelo diretor do IO-USP, professor Frederico Brandini. A parceria prevê o envio dos dados captados pelo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) dos práticos – como variação da maré, das correntes marítimas e das ondas no canal – à instituição de ensino e pesquisa.

Essas informações serão usadas para “calibrar” e “validar” os modelos matemáticos do IO que projetam essas condições de navegação. O trabalho envolverá 15 pesquisadores da entidade, entre docentes, técnicos e alunos da graduação e da pós-graduação “Temos os nossos modelos, mas temos de calibrá-los para o canal de navegação (de Santos) e suas características oceanográficas”, explicou o professor Belmiro de Castro Filho.

O Instituto Oceanográfico já realiza o monitoramento e a previsão de condições do mar, mas em trechos da costa de São Paulo, como na Laje de Santos. Essas atividades integram o projeto da Rede de Monitoramento Marinho do Estado de São Paulo (Remmar-SP), mantido pela entidade. Os dados projetados são disponibilizados no site do Núcleo de Apoio à Pesquisa Oceano Sustentável (oceanos.nap.usp.br), do IO.

A pesquisa em parceria com a Praticagem será a primeira realizada pelo grupo da USP voltada a um canal portuário. O sistema projetado será semelhante ao implantado no Porto de Nova Iorque e Nova Jérsei, nos Estados Unidos – hoje, o único complexo marítimo a contar com esta ferramenta no continente americano, segundo professores do IO. Nele, porém, o projeto foi desenvolvido pelo Governo e cedido aos práticos locais e à comunidade portuária. “Já no nosso caso, este será um serviço que a Praticagem de São Paulo fará para o Porto. Mas este é um trabalho que doamos à comunidade com prazer pois vai ajudar na segurança na navegação, que é o nosso objetivo maior”, destaca Cláudio Paulino Costa Rodrigues

 

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