fbpx
Mais um desafio vencido pela Praticagem em Santos

Mais um desafio vencido pela Praticagem em Santos

A Transpetro comemorou a redução de longos períodos de paralisação e saída de petroleiros devido a impraticabilidade da navegação do Canal de São Sebastião, permitindo maior movimentação de navios nos píeres do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, nos últimos dois meses. Em ofício encaminhado à Capitania dos Portos e à Praticagem de São Paulo, o Tebar agradeceu os esforços da Praticagem na conquista.

No ofício, o gerente geral do Tebar, Francisco das Chagas Peixoto Marques, destacou: “Este acréscimo em eficiência operacional, sem prejuízo da segurança buscada por todos os atores desta atividade, nos dá a certeza de que o corpo de profissionais que ora constituiu a “Praticagem de São Sebastião” – técnicos e administrativos – usa de todo seu inabalável comprometimento com a excelência na prestação de serviços, com a necessidade de seus clientes e respeito a toda legislação marítima, seja no âmbito nacional, seja no internacional”.

O Porto de Santos recebeu no dia 7 de junho mais uma carga especial: três portêineres adquiridos pela Ecoporto e trazidos pelo navio Zhen Hua 26. Foi mais uma manobra especial realizada pela Praticagem de São Paulo.

Foto: Leandro Bastos

Foto: Leandro Bastos

Toda a operação foi cuidadosamente planejada pelas Autoridades Marítima e Portuária junto com a Praticagem de São Paulo. O Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) da Praticagem forneceu todo o suporte necessário para determinar o melhor momento para a atracação, levando em conta as condições de maré e outras variáveis, como a previsão do tempo e a necessidade de interrupção do tráfego de outras embarcações no canal de navegação “A operação foi planejada para ser realizada de forma segura e com a antecedência necessária para que todos os atores do Porto tomassem as medidas que a conduziram ao sucesso”, destacou o capitão-de-mar-e-guerra Ricardo Fernandes Gomes, Capitão dos de São Paulo.

Os novos equipamentos fazem parte do plano de modernização do Ecoporto, com investimento de 142 milhões, e devem aumentar em 50% a capacidade de movimentação de contêineres do terminal. Quando montados, os portêineres terão 120 metros de altura; cada um deles pesa 1.600 toneladas.

Porto de Santos tem mais nove práticos

O Porto de Santos conta com mais nove práticos, que acabaram de ser habilitados pela Autoridade Marítima, depois de um estágio de mais de um ano em que cada um deles realizou no mínimo 660 manobras. Agora, a Praticagem de São Paulo tem um total de 60 profissionais.

 

Related Posts

Praticagem lança sistema para melhorar segurança no Porto

Praticagem lança sistema para melhorar segurança no Porto

A mulher na Praticagem

A mulher na Praticagem

Movimentação portuária cresce 3%

Movimentação portuária cresce 3%

Ministro de Portos destaca investimentos privados e anuncia obras em Santos

Ministro de Portos destaca investimentos privados e anuncia obras em Santos

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*