Praticagem da Barra do Pará evita acidente com navio carregado de óleo
Na noite de 11 de junho, a Praticagem da Barra do Pará evitou um grave acidente com o navio MV Atalanta, em Icoaraci (PA), que poderia ter ocasionado mortes e um desastre ambiental.
Por volta das 19h30, sob efeito de forte correnteza e vento, os cabos que mantinham o navio atracado ao cais se partiram, desprendendo-o do terminal da Sotave, em Outeiro (PA). A embarcação estava carregada com cerca de 25 mil toneladas de trigo e 1.500 toneladas de óleo combustível, e começou a derivar perigosamente em direção às pedras localizadas na Praia de Icoaraci, cuja margem tem grande concentração de embarcações de pesca e de transporte de pessoas.
Ao receber o chamado de socorro do navio, o Centro de Operações da Praticagem iniciou um plano de contingência e enviou imediatamente ao local uma lancha com um prático. Ele embarcou no navio e realizou uma manobra de emergência, impedindo o acidente.
O MV Atalanta foi conduzido em segurança pelo prático Wallace Arruda até o fundeadouro de Icoaraci, onde aguarda inspeção da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Todos os tripulantes passam bem e o navio não sofreu danos em sua estrutura.
A Praticagem da Barra do Pará, mais uma vez, cumpre o dever legal dos práticos de apoio no salvamento marítimo sempre que solicitados, contribuindo na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana e na proteção do meio ambiente.
Fonte: Praticagem do Brasil
cezar - 24 de julho de 2018, 13:06
EXCELENTE PROFISSIONALISMO!!!!!
elissongois - 23 de outubro de 2018, 13:36
Eu morava perto do local, no Outeiro.